10.11.06

Culpados?

A excepcional vitória corintiana em cima do Atlético Paranaense no estádio Arena da Baixada foi uma verdadeira demonstração de como o Corinthians, aos poucos, consegue retomar seu espaço entre os principais clubes do país.
Certamente o Timão só deixou de vez a zona de rebaixamento e entrou na briga por uma vaga na Libertadores, graças ao trabalho de Émerson Leão(foto). Mesmo com sua postura autoritária e arrogante, o técnico Leão vem mostrando toda sua competência com belos resultados dentro das 4 linhas.
A maior prova disso são as estatísticas. Um dos maiores méritos de Leão foi arrumar o problemático setor defensivo do Corinthians. Antes do treinador assumir o cargo, o Alvinegro da Capital tinha sofrido 27 gols em 16 jogos, média de 1,68 gols/jogo. Com Leão, a equipe tomou apenas 15 gols em 18 partidas, média de 0,83 gols/jogo.
Mediante estes resultados, Leão “calou a boca” de todos e mostrou que estava correto quando abriu mão de três jogadores-chave do elenco corintiano: Tevez, Mascherano e Carlos Alberto (foto), recentemente.
Primeiramente, o polêmico treinador criou certa rixa com os argentinos. Criticou abertamente os privilégios que tinham, proibiu os portenhos de atenderem a uma convocação de sua seleção, tirou a braçadeira de capitão de Carlos Tevez...
Enfim, Leão tanto rugiu pelas bandas do Parque São Jorge que os assustados hermanitos foram buscar refúgio em Londres na equipe do West Ham.
Carlos Alberto é um caso a parte. Até hoje, ninguém entende o que se passou em sua cabeça na fatídica eliminação da Copa Sul-Americana para o Lanús. É inadmissível que um atleta profissional aja com tanta rispidez perante uma mera substituição.
Alguns dias depois, o meia sentiu o peso da merecida punição ao treinar separado do elenco e pediu desculpas ao treinador publicamente. Nesse momento, a maioria dos torcedores gostariam que Leão perdoasse Carlos Alberto, que até o momento era o principal articulador da equipe. Mas Leão não arredou o pé. Preferiu arriscar e deixar o camisa 19 na “geladeira”.
Passado algum tempo, os torcedores mal se lembram dos três astros...
Tevez e Mascherano vivem um inferno astral no West Ham. Além de não conseguirem virar titulares, fizeram parte do maior vexame que o time já passou em sua história, quando perdeu 11 jogos consecutivos. E agora que os Hammers voltaram a vencer, Carlitos e Masc sequer são relacionados para ficar no banco.
Carlos Alberto paga o preço de suas atitudes. Nenhum clube brasileiro arrisca sua contratação. No último caso, o presidente do Internacional, Fernando Carvalho, até admitiu que o meia é muito habilidoso e que seu futebol poderia agregar valor ao clube. Mas para ele, não vale a pena arriscar num que pode rachar seu elenco. No final Carlos Alberto pode ir justamente para o... West Ham!!
O atual Corinthians mudou totalmente de cara. Leão tirou da equipe titular alguns jogadores que jogavam apenas com o nome, como Gustavo Nery, Rafael Moura e Sílvio Luiz para promover àqueles que apenas apoiavam o elenco e que aguardavam sua chance, como Wilson, Renato e Rafael Fefo.
Além disso, Leão passou a motivar os atletas da categoria de base. Ele subiu 5 jogadores com idade inferior a 20 anos: William, Fabrício, Daniel, Róbson Baiano e Fagner, nova sensação do Brasileiro que com apenas 17 anos, assumiu a lateral-direita e vem demonstrando um bom futebol. Na vitória frente ao Atlético, a quinta consecutiva, o Timão entrou em campo com 8 jogadores formados pelo próprio clube. Um recorde da era MSI!
Assim, o treinador inicia um trabalho no Timão que assemelha-se àquele que rendeu bons frutos na época do Santos, revelando ao mundo jogadores como Robinho, Diego, Elano e companhia. E podem ter certeza: o Corinthians-2007 promete...

9 comentários:

André Augusto disse...

Concordo totalmente com seu post!
Com o elenco que tem, Leão vem demonstrando porque é um dos melhores técnicos do Brasil, choradeiras a parte.
A nova safra do Pq. São Jorge promete, prncipalmente os garotos Fágner e Rafael Fefo...
Com um ou dois jogadores eficientes no ataque e na meia (baratos, de preferencia) o Corrinthians pode achar os rumos em 2007.
Por mais otimista que eu esteja, não creio em vaga para a Libertadores, mas enfim, vamos aguardar pra ver o que acontece...
Leão, no fim, estava certo...

Anônimo disse...

tirando seus defeitos que não o desqualificam como treinador, Leão é um dos grandes do Brasil e a solução para os problemas corinthianos, mas ainda há muito trabalho para dizer que a equipe promete e que Fagner e companhia são bons jogadores. Wilson é o que mais se destaca apesar de carregar demais a bola, assim como Rosinei, outro prata da casa se não me engano. O corinthians DE Leão tem um grande trabalho pela frente ainda, principalmente o sistema defensivo que marca muita bobeira e dá muito espaço para os adversários jogarem. O ataque também precisa melhorar muito, perde grandes chances, talvez por isso a classificação decepcionante.
Perante o Atlético na última quarta, fez um jogo brilhante contra um dos times que mais me agrada no país. Brilhante, porém ainda muito limitado.

Armando Teixeira Junior disse...

Gostaria de parabenizar o caro companheiro Thiago Barretos pelo ótimo post, ao começar a leitura imaginei que se tratasse de um post do Coxinha, pela lembrança ao trabalho que está sendo realizado no Corinthians e grata foi minha surpresa de perceber que os são paulinos que escrevem no blog também se manifestaram em relação à ótima sequencia de cinco vitórias conseguidas pelo Timão.
Gosto bastante do trabalho de Leão, mas não acho um treinador excepcional taticamente, acredito que aqueles que "sobrevivem" ao convivio com o técnico acabam por adquirir confiança e subir de produção fortalecendo o trabalho em equipe. Quem não se enquadra dá lugar a outro e isso aumenta a vontade de jogar.
Grande abraço a todos.

Felipe Moraes disse...

Muito legal o post, um panorama bem dinâmico do que tem acontecido na fase Leão, no comando do Corinthians.
Bom, depois do belíssimo trabalho realizado por Leão em 2002 no Santos, virei fã do treinador. Não concordo com algumas de suas atitudes extra-campo mas a sua qualidade como treinador é indiscutível.

Um Abraço, Felipe Leonardo

Felipe Brisolla disse...

O Leão é indiscutivelmente membro do trio de ferro que compõe os grandes treinadores do Brasil. Junto com o Luxemburgo e Felipão são capazes de fazer grandes trabalhos em qualquer equipe, desde que tenham respaldo para isso. Tal respaldo, aliás, foi o único grande acerto da diretoria do Corinthians....

Arthur Kleiber disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Arthur Kleiber disse...

Acho o Leão um bom técnico. Mas ele me irrita demais. Sempre quando perde tem que colocar a culpa em alguem. Tb não acho que ele calou a boca de ninguem quando mandou os argentinos embora, principalmente o Tevez. Além do cara jogar muito, é só olhar para o ataque do Timão e ver que a fase é péssima. Méritos para a melhora da defesa, isso é inegável.
Discordo totalmente do Felipe, quando diz que Leão é capaz de fazer grandes trabalhos em qualquer equipe: para lembrar refrescar a memória, Leão fez um péssimo trablho no Palmeiras,mesmo tendo todo o respaldo.
Para finalizar, os dois grandes trabalhos de Leão foram no Santos (ter Robinho, Diego, Elano, Renato, Léo e Cia. no mesmo time é brincadeira!) e no São Paulo (Rogério, Josué, Mineiro, Junior, Danilo em boa fase e o resto da trupe).
É só colocar na balança.

Felipe Brisolla disse...

Então, caro Arthur, o trabalho do Leão no Palmeiras não foi ruim. Levou aquele time horroroso para a Libertadores, e só foi eliminado por alguns erros de arbitragem, no jogo contra o São Paulo. Para refrescar a sua memória, o Leão fez um grande trabalho no Atlético-MG e no Sport. Trabalhos esses que o levaram a seleção... acho que só isso já serve de base para o seus argumentos.

Romano locali disse...

juro! comecei a ler "excepcional vitória corinthiana" e podia ter certeza que o texto era do coxa....
mas saiu das mãos do companheiro tricolor thiago barretos...
ótimo texto senhor... apesar de ser sobre os gambá!
abraço