4.11.06

Brinquedo de criança

43 minutos do segundo tempo. O sérvio Partizan faz uma boa estréia na Copa da Uefa, diante de sua torcida e vence o Livorno por 1 a 0 com gol de Mirosavljevic. Parece que está tudo resolvido. Parece...
O meia Passoni ajeita a bola ao lado direito da defesa dos anfitriões e prepara-se para cobrar a falta na área. Deve ser a última chance do Livorno tentar o empate.
Passoni bate com perfeição e a bola cruza toda área até chegar à cabeça de Marco Amelia (foto), que cabeceia forte e iguala a partida. Tudo normal, não é mesmo? Exceto pelo fato de Amelia ser o goleiro do time italiano...
Pode parecer exagero, mas no futebol moderno essa cena torna-se cada dia mais comum. Desde meados de 1992, quando a FIFA proibiu que os arqueiros utilizassem as mãos para pegar bolas recuadas por atletas de seu próprio time, ser goleiro ficou mais difícil.
Antigamente para ser goal-keeper (goleiro na Inglaterra) bastava ter reflexos rápidos e saber posicionar-se bem. Simples assim. Atualmente o goleiro não pode ser um mero guarda-redes (goleiro em Portugal). Tem que repor a bola com perfeição, ter habilidade com a pelota nos pés e se possível, marcar gols.
O primeiro gol de goleiro da história do futebol profissional foi marcado em 25 de março de 1882 pelo escocês James McAuley. Na ocasião, a Escócia vencia o País de Gales por 4 a 0 e diante da fragilidade do adversário, McAuley saiu da meta e jogou durante15 minutos como atacante. Tempo suficiente para fazer seu golzinho e fechar o resultado.
No quesito gols, o paraguaio José Luís Chilavert (foto) foi o percussor da posição. Ele marcou 62 gols dos quais, 45 de pênalti. Outro goleiro famoso pelos seus tentos é Rogério Ceni (foto), que recentemente passou Chila em número de gols. Agora, o recordista Ceni tem 67 gols, 43 deles marcados em cobrança de falta (outro recorde), e até encerrar sua carreira poderá marcar mais uns 10 ou 15 gols.
O alemão Jans-Jorg Butt que defende o Bayer Leverkusen e o búlgaro Dimitar Ivankov do Levski Sofia são outros goleiros que ainda estão em atividade e que fazem seus golzinhos. Se o número dos mesmos é baixo para alcançarem o brasileiro ou o paraguaio (Butt tem 28 gols e Ivankov 25), ambos podem sonhar em atingir os folclóricos René Higuita, 41 e Jorge Campos, 40.
Com isso, não estou dizendo que Amelia, promissor italiano que foi campeão mundial com a seleção sendo o terceiro goleiro, irá marcar mais gols. Ou então que vale a pena todos os goleiros se arriscarem e saírem pelos gramados do mundo tentando fazer gols. Apenas retomo o assunto para concordar com a frase dita recentemente pelo próprio Rogério Ceni após marcar o seu 63º e 64º gol contra o Cruzeiro e ultrapassar a marca de Chilavert. Na oportunidade, Ceni disse que seu recorde não era imbatível e num futuro próximo (uns 10 anos) vários companheiros de posição já estariam anotando seus golzinhos. E vamos combinar, é muito legal ver um goleiro comemorando seu próprio gol como se fosse uma criança divertindo-se com seu primeiro brinquedo...

11 comentários:

Felipe Moraes disse...

Muito bom o post Thiago.
Realmente, o posto de goleiro não se limita a apenas ter bom posicionamento, mas também a ter certa habilidade em lançar a bola aos seus companheiros.
Citando goleiros que fazem gols, me lembrei do Lauro da Ponte Preta, que fez um gol decisivo certa vez, assim como Amelia, no fim do jogo.

Um Abraço, Felipe Leonardo

Anônimo disse...

Tem também o Hiran, ex-Guarani, que marcou contra o Palmeiras...
O goleiro merece seu momento de glória não só ao pegar um penalti, mas ao marcar o tento decisivo de uma partida.
Relação interessante...bem observado!

Anônimo disse...

Bom post...as habilidades do goleiro não devem ser limitadas apenas aos seus "fundamentos específicos". Rogério Ceni é hoje o goleiro mais completo do futebol, não pelos seus gols e belos gols, mas por ser um goleiro com incrível precisão na reposição de bola (não se movimenta se não vc me ocmplia...hehe), por ter a visão de um líbero fazendo q cobertura adequada em quase 100% das vezes que se fazem necessárias, por ser um jogador inteligente e por ter muito mais técnica e hablidades que tantos outros jogadores de linha. fato que se deva talvez por ter iniciado como volante.
é empolgante ver um goleiro fazer um gol sim, mas ver um goleiro como RC jogar é memorável.
Espero que no futuro hajam goleiros como ele, com boa visão e leitura de jogo, habilidade técnica e inteligência.
Bom blog!

Thiago Barretos disse...

Valeu pela força pessoal!
Eu soh gostaria de me desculpar por uma pequena falha no texto.
Como todos sabem o Chilavert eh paraguaio, naum argentino...
Lapso mental, hehehehe

Felipe Brisolla disse...

Eu acho que o Rogério é um precursor de um movimento que vai se expandir com certeza. Graças a ele, os treinadores vão ser mais flexíveis quando um goleiro pedir para bater falta! Tomara que sim..

Bruno Calixto disse...

Vou bancar o "do contra" aqui: acho que o goleiro fazendo gols (exceto em casos de desespero, no final do segundo tempo, quando todo mundo vai pra área, inclusive o goleiro) é resultado de uma fraqueza na equipe. O próprio técnico do São Paulo falou que Rogério Ceni foi bater faltas porque não tinha nenhum jogador habilitado a fazer isso, na época, no time. É claro que como Rogério é um grande jogador, conseguiu seu lugar ao sol... mas numa equipe "ideal", é completamente desnecessário um goleiro artilheiro. Acho inclusive que não teremos muitos goleiros nessa condição, se o futebol continuar evoluindo na direção de esquemas táticos defensivos: quem vai arriscar tirar o goleiro do gol?

Parabéns pelo texto
Abs

Arthur Kleiber disse...

Concordo em prte com o que o Bruno disse. Goleiro fazendo gols mesmo só quando o time estiver em desespero. No caso do RC, ele só começou a bater faltas por causa da ausência de um bom batedor na equipe, e graças ao seu talento e treinos exaustivos conseguiu se tornar uma referência no fundamento. Acho que RC deveria servir de exemplo para outros goleiros em vários fundamentos, como nas saídas de bola, reposição rápida, ligação direta de contra ataques, cobertura de zagueiros e uma boa opção de “escape” para os zagueiros, que podem recuar a bola com segurança. As faltas podem ficar para os jogadores de linha, que precisam se esforçar um pouco mais e pôr o pé na forma.

Jota Assis disse...

Òtimo texto Thiago. Jogo de futebol é isso mesmo o bonito do jogo não é ver um futebol "quadrado" e sim alguma coisa empolgante. Lògico que não são todos os goleiros que tem habilidades com os pés, mas quando encontramos jogadores com tais qualidades, por que não utiliza-los? O importante é o espetáculo, lógico que sempre acompanhado de bons resultados.
Abraços

Alexandre Azank disse...

Acho muito legal ver um goleiro saindo de sua área em direção ao ataque adversário. Dá um toque todo espacial ao jogo. Quando Rogério Ceni se aposentar, o tocedor sãopaulino irá sentir muita falta de momentos como esse. Espero que surjam muitos Cenis, Chillavert e Higuitas para engrandecer ainda mais o espetáculo.

Anônimo disse...

A grandeza de Rogério não se limita ao fato de sre o maior goleiro artilheiro ou por ser um bom batedor defaltas. RC é referência na reposição de bola, na leitura d ejogo, na visão para antecipar as jogadas que a defesa não irá o ajudar e outros...entendo que Rc começou a betr faltas pela falta de um bom batedor, mas será que se existisse um bom batedor agora, este tomaria o lugar de Rc nas cobranças!?...A reportagem enaltece os goleiros artilheiros, mas antes disso tudo, RC é um goleiro completo, não só um bom batedor de faltas. Gostei do blog...

Anônimo disse...

LEIA SOZINHA porque no passado eu também não acreditava que ia dar certo, mas… funciona mesmo! Entrei neste site e fiz esta prece. Fiz para ver se ia dar certo e deu, assim que acabei meu amor ligou. A pessoa que eu copiei também não acreditava mas para ela também funcionou! AGORA VEREMOS…Diga para você mesmo o nome do único rapaz ou moça com quem você gostaria de estar (três vezes)….Pense em algo que queira realizar na próxima semana e repita para você mesmo (seis vezes).Se você tem um desejo, repita-o para você mesmo (Venha cá ANJO DE LUZ eu te INVOCO para que Desenterre (E.M.M) de onde estiver ou com quem estiver e faça ela ME telefonar ainda hoje, Apaixonada e Arrependida, desenterre tudo que está impedindo que (E.M.M) venha para MIM , afaste todas aquelas que tem contribuído para o nosso afastamento e que ela (E.M.M) não pense mais nas outras… mas somente em MIM. Que ela ME telefone e ME AME. Agradeço por este seu misterioso poder que sempre dá certo. Amém…).Publique esta simpatia por três vezes, basta copiar e colar por três vezes em in fórum diferente esta simpatia abaixo e logo em 48hs você terá uma linda surpresa, beijos Ainda esta noite de madrugada o TEU amor dará conta de que TE ama, algo assim acontecerá entre 1 e 4 horas da manhã esteja preparada para o maior choque de sua vida! Se romper esta corrente terá má sorte no amor. Deus vai lhe abençoará e sua vida não será mais a mesma