23.11.06

Competência que garante frutos


Campeão Brasileiro! Após muito sofrimento e angústia, enfim o torcedor são-paulino desentalou esse grito adormecido em sua garganta durante 15 anos.

O título do Tricolor Paulista é incontestável e premia a equipe mais regular do país, que por obra do acaso, não havia conquistado absolutamente nada nesse ano. O Tricolor perdera o título Paulista para o Santos, a decisão da Libertadores para o Internacional e a final da Recopa Sul-Americana para o Boca Juniors. Muitos diziam que a “síndrome da pipoca” estava rondando a região do Morumbi. Em qualquer outra equipe do país, o técnico Muricy Ramalho seria demitido.

A campanha não chegou a ser magnífica, mas teve grandes méritos. Em 36 jogos, o São Paulo venceu 21 partidas e perdeu apenas 4, média de 68% de aproveitamento. Além disso, o time tem o melhor ataque da competição com 64 gols marcados e a segunda melhor defesa que levou apenas 32 gols (1 gol a mais do que a defesa do Internacional).

O time do Morumbi conseguiu, inclusive, quebrar um recorde na história do torneio. Desde 2003 que o campeonato é disputado no sistema de pontos corridos não houve nenhuma equipe que tenha ficado na ponta da tabela por mais tempo. O São Paulo permaneceu líPaulo permaneceu líder durante 25 rodadas consecutivas...

Em um campeonato tão extenso como o Brasileiro, as equipes têm que ser extremamente organizadas e competentes. Quando inicia-se a temporada européia de futebol, no decorrer do torneio, todos perdem jogadores-chaves. Peças de reposiçças de reposição são fundamentais. Nesse ponto a diretoria Tricolor serve de exemplo, pois na medida do possível, conseguiu que as ausências de Lugano e Ricardo Oliveira fossem supridas.

Os times têm que mudar sua própria consciência e descobrir que sem a manutenção de um elenco coeso capaz de disputar outros torneios simultâneos, ninguém chega a lugar nenhum. Se na época da Libertadores, o time misto do São Paulo não tivesse “segurado a barra” e conquistado várias vitórias, certamente o caneco não viria com tanta tranqüilidade.

E olha que o elenco do São Paulo não chega a ser brilhante. O segredo do tetracampeão brasileiro é o conjunto. Cada jogador entende bem o seu próprio papel na equipe e na medida do possível executa essa função.

A principal arma coletiva dos titulares tricolores é a dupla de volantes Josué-Mineiro. Os dois entendem-se muito bem em campo e conseguem aliar disposição física e alto poder de desarme com técnica e desenvoltura para sair jogando.

O astro Rogério Ceni (foto - erguendo o troféu) completa a espinha dorsal da equipe. Rogério é excepcional. Não por fazer defesas difíceis ou por repor a bola com perfeição. Nem por bater faltas e fazer inúmeros gols, vale lembrar que entre os titulares, ele foi o que mais marcou gols no Brasileiro, 7. Ceni é incrível por tudo aquilo que representa para o time, para o torcedor. Ele merecia esse título mais do que ninguém.


E que outras equipes brasileiras tomem o São Paulo como exemplo. Porque no futebol de hoje não adianta em nada você ter tradição, se você não repor jogadores vendidos de maneira inteligente, não der moral a seus atletas quando estiverem em baixa ou não ser paciente com seu técnico e não passar toda tranqüilidade suficiente para o mesmo realizar seu próprio trabalho.

2 comentários:

André Augusto disse...

Méritos a regularidade e a organização do São paulo, que incontestavelmente merecia o título.
Aliada a organização saopaulina, estava a completa bagunça da maioria dos clubes (exceto Inter e Santos), que possuiram elencos fracos que tornaram este campeonato de pontos corridos o mais fraco tecnicamente.
O forte do SP realmente foi o conjunto, que foi visto principalmente suprindo a falta de gols no ataque...o time foi compacto e conseguiu vencer essa adversidade.
Espero que as outras equipes tomem o time do Morumbi como exemplo, até msm para aumentar a competitividade entre as equipes brasileiras...

Alexandre Azank disse...

Esta provado que planejamento e competência são recompensados com títulos como é o caso do Atletico Mineiro, Internacional e principalmente São Paulo, que a dois anois vem sendo o grande nome do futebol brasileiro.
Parabens ao tetra campeão São Paulo!