14.1.09

Paulistão 2009 - Parte 1

Na próxima semana, começará o maior campeonato regional do país: o Paulistão. Considerado um "mini-brasileirão" - dos 20 participantes do torneio, seis estarão na elite nacional em 2009 - conquistar o Campeonato Paulista dá moral para o resto da temporada, além de construir uma boa base para o futuro. Mesmo com São Paulo e Palmeiras divididos com a Libertadores, enquanto outros podem priorizar a Copa do Brasil, o Paulistão sempre brinda os torcedores com jogos de bom nível técnico. Além de diversos clássicos, os times do interior quase sempre surpreendem, como em 2008, quando Guaratinguetá e Ponte Preta fizeram uma das semifinais, deixando Corinthians e Santos de lado. E após um longo jejum, o Palmeiras de Luxemburgo ficou com a taça em 2008, após bater a surpreendente Ponte Preta. Como de praxe, você acompanha um preview completo das 20 equipes participantes aqui no Opinião FC.

São Paulo
Laboratório no Paulistão?

Embalado pelo hexacampeonato e bem reforçado, o São Paulo poderia ser considerado o maior favorito deste Paulistão. Ainda pode, dependendo o quão sério o Tricolor irá encarar o estadual. Após a confusão com a FPF – no episódio Wagner Tardelli/ingressos do show da Madonna, onde o São Paulo ameaçou romper com a entidade máxima do futebol paulista - e com um grupo encardido na Libertadores (Defensor Sporting, América de Cali e Peñarol/Independiente Medellín), o São Paulo pode vir a utilizar um time misto em meio a disputa do estadual. Além disso, foi o que começou a se preparar mais tardiamente, em relação aos outros três grandes.

De qualquer forma, o São Paulo fortaleceu bem o elenco e não teve nenhuma perda significativa em relação ao elenco tricampeão brasileiro em 2008. Reforçou as alas, uma de suas áreas mais carentes, com os incisivos Júnior César e Wagner Diniz. Deu mais opções ao fortíssimo meio campo com o promissor Arouca e o mordedor Eduardo Costa, além da contratação do matador Washington. Renato Silva será opção para a excelente zaga Tricolor, a qual contará com Rodrigo, que teve prorrogado por seis meses o seu empréstimo junto ao Dínamo de Kiev.

Mesmo com as boas contratações, o São Paulo segue sem um meia pensante e Muricy acena com uma solução dentro do elenco: Hernanes – agora camisa 10 – poderá jogar mais à frente da dupla de volantes, atuando como meia ofensivo. Eleito o melhor do Brasileirão, Hernanes parece capaz de exercer a nova função. Se ocorrer a mudança, fica a dúvida: como Muricy vai compor o meio-campo? Poderá abrir mão de Jean ou Hugo, já que com a chegada de Júnior César não terá mais que deslocar Jorge Wagner para a ala. No ataque, Borges e Washington não poderiam atuar juntos, por possuírem características semelhantes, enquanto Dagoberto segue como única opção de velocidade no setor, mesmo atuando aquém de sua capacidade. Por isso, o Paulistão poderá ser o laboratório que o São Paulo necessita para acertar a equipe para os desafios que virão em 2009. Resta saber se a equipe comandada por Muricy crescerá em meio a competição ou a utilizará apenas como preparação.

São Paulo Futebol Clube
Status: Favorito
Melhor participação: 21 vezes campeão (1931, 1943, 1945, 1946, 1948, 1949, 1953, 1957, 1970, 1971, 1975, 1980, 1981, 1985, 1987, 1989, 1991, 1992, 1998, 2000 e 2005).
Como foi em 2008? Eliminado nas semifinais
Como joga? Muricy consagrou 3-5-2 na equipe, com Rodrigo, André Dias e Miranda na zaga a Wagner Diniz e Júnior César nas alas, dando mais liberdade aos volantes, principalmente Hernanes. Dependendo da situação da partida, pode migrar para um 4-4-2, onde Arouca pode entrar no meio e avançar Hernanes, numa formação mais ofensiva. As bolas paradas também são armas, já que Rogério Ceni e Jorge Wagner são especialistas.
Time-base: Rogério Ceni; Rodrigo, Miranda e André Dias; Wagner Diniz, Jean (Arouca), Hernanes, Jorge Wagner (Hugo) e Júnior César; Dagoberto e Washington (Borges). Técnico: Muricy Ramalho.
Ele é o cara! Eleito o craque do último Brasileirão, Hernanes assume a condição de principal estrela da equipe, ao lado de Rogério. Agora com a camisa 10, terá mais liberdade para pensar o jogo e armar a equipe, jogando mais à frente.
Olho nele! Eventualmente, o São Paulo pode usar equipes mistas em meio ao Paulistão. Pode ser a chance que o meia Oscar, 17, precisa para começar a se enturmar com o elenco. Esperança da base, pode estar sendo formado em casa o meia que o São Paulo tanto persegue, desde Danilo.
Pontos Fortes: Elenco de muitas opções, principalmente na zaga e na meia, pilares do São Paulo nas últimas conquistas. Possui dois matadores natos na frente (Borges e Washington) que atravessam boa fase.
Pontos Fracos: Começou a se preparar tardiamente para a competição e a falta de ritmo pode pesar no início do Paulistão; ainda carece de um meia de ofício, posição que poderá ser delegada a Hernanes.

Ponte Preta
A esperança está no banco

Maior surpresa no último Paulistão – quando se sagrou vice-campeã, perdendo para o Palmeiras – a Ponte sonha alto para este ano. A maior aposta está no banco de reservas, com a contratação de Sérgio Soares. Técnico da nova geração, Soares foi um dos principais responsáveis pelo acesso do Santo André para a Série A do Brasileirão em 2009.

Outra aposta da Macaca é em dois argentinos recém-contratados: o meia Marchisio (ex-Argentinos Jrs.) e o atacante Savoia (ex-Cobreloa). Em processo de adaptação ao Brasil, a dupla gringa vem empolgando nos treinos e mostram-se boas opções neste início de Paulistão. Além dos gringos, os volantes Bia e Wilian, o lateral Rodrigo Ninja e Leandrinho engrossam o elenco.

Soares apostará nas caras conhecidas da Ponte para iniciar um bom trabalho. De contrato renovado, o bom goleiro Aranha reforça a baliza pontepretana. Destaque no Paulistão e sumido na Série B, o meia Renato pode voltar a brilhar. A experiência dos zagueiros Marinho e Gum também promete ser útil. Mesmo reformulando boa parte do elenco, sempre é bom ficar atento com a Ponte. Além de sempre ser encardida atuando em seus domínios, Soares pode ratificar sua condição de bom técnico com um bom trabalho no Moisés Lucarelli.

Associação Atlética Ponte Preta
Status: Pode surpreender
Melhor participação: Cinco vezes vice-campeã (1970, 1977, 1979, 1981 e 2008)
Como foi em 2008? Vice-campeã
Como joga? Soares acena com o 4-4-2, com Renato armando a equipe e liberdade na direita com os avanços de Rodrigo Arroz. O argentino Savoia começa a conquistar um espaço no ataque.
Time-base: Aranha; Rodrigo Arroz (Edílson), Marinho, Jean (Gum) e Rodrigo Ninja; Deda (Bia) Wilian, André (Juan Marchisio) e Renato; Savoia (Dayvid) e Leandrinho. Técnico: Sérgio Soares
Ele é o cara! Melhor goleiro do último paulista, Aranha é a estrela da Ponte. Alto e ágil, passa segurança debaixo das balizas.
Olho neles! Os argentinos Savoia e Marchisio estão estreando no futebol brasileiro e começam a empolgar nos treinos. Pintam como boas opções no ataque e na meia, respectivamente.
Pontos Fortes: Aranha é bom goleiro e Renato pode desequilibrar, além de bons garotos subindo ao elenco principal, como o atacante Dayvid.
Pontos Fracos: A zaga liderada por Marinho não é das mais confiáveis; Faltam boas opções para a lateral-esquerda e Renato é inconstante.

Portuguesa
Levantando a cabeça

Mesmo como um elenco não muito bom, a Lusa poderia ter evitado a queda no Brasileirão, se não fossem vacilos jogando no Canindé. Mas o legado de 2008 não é de todo ruim. Jogadores que vieram para a Portuguesa conseguiram recuperar o futebol de outrora, como Athirson, Fellype Gabriel e Jonas, além da aparição do meia Edno, cobiçado por diversos clubes do futebol nacional.

O técnico Estevam Soares apostou nas contratações dos veteranos Christian e César Prates, que chegam para o time titular. Além deles, o goleiro Fábio – destaque do último Paulistão pelo Guaratinguetá – o zagueiro Alex Bruno (ex-São Paulo e Botafogo), o volante Ygor (ex-Fluminense e Vasco), o meia Marco Antônio (ex-Vitória) e o lateral Guigov (ex-Barueri) chegam para dar mais opções ao elenco luso, que perdeu Jonas para o Grêmio, por conta do final de seu empréstimo.

Se mantiver Edno, a Portuguesa corre por fora para alcançar as semi-finais, mesclando experiência e juventude no mesmo elenco. Forte nas laterais e no meio-campo, a Lusa ainda peca nas opções para o elenco, caso os titulares se contundam ou sejam suspensos.

Associação Portuguesa de Desportos
Status: Pode surpreender
Melhor posição já alcançada: Tricampeã paulista (1935, 1936 e 1973)
Como foi em 2008? 10° colocada
Como joga? Estevam Soares utilizará o 3-5-2, com liberdade de ataque para os alas César Prates e Athirson, fixando os volantes no auxílio à defesa. Fellype Gabriel e Edno dividem a armação.
Time-base: Fábio; Ediglê, Alex Bruno e Halisson (Betão); César Prates, Ygor (Erick) Fellype Gabriel, Edno e Athirson; Fabrício Carvalho (Rogério) e Christian. Técnico: Estevam Soares.
Ele é o cara! Destaque da Portuguesa no Brasileirão 2008 com nove gols, o meia Edno promete um bom primeiro semestre. Bom chutador e veloz, cria boas oportunidades atuando pela direita.
Olho nele! Destaque do Guaratinguetá em 2008, Fábio chega com pinta de titular. Já mostrou potencial em Guará.
Pontos Fortes: Bons alas, César Prates e Athirson são boas opções na criação de jogadas; Cear Prates é especialistas em cruzamentos e bolas paradas; Em forma, Christian costuma marcar muitos gols.
Pontos Fracos: Poucos zagueiros para atuar no 3-5-2. Com Ediglê e Alex, Estevam ainda precisa achar o terceiro zagueiro, provavelmente algum garoto da base. O ataque, com Christian e Fabrício Carvalho é uma incógnita e os garotos da base também poderão ser utilizados.

Santo André
Time de primeira

Na elite do Paulistão e do Brasileirão, o Santo André quer manter a boa fase, iniciada com a conquista da Copa do Brasil, em 2004, e que culminou com o vice-campeonato da Série B em 2008. Mesmo perdendo o técnico do acesso, Sérgio Soares, o Ramalhão não pestanejou e trouxe Sérgio Guedes, vice do Paulista com a Ponte Preta em 2008.

Como era de se esperar, vários destaques de 2008 migraram para clubes maiores, como o zagueiro Douglas e o meia Willians, ambos contratados pelo Flamengo, e o atacante Elton está na mira do Vasco – que já contratou o meia Jeférson, destaque do Ramalhão na Série B com 13 gols. Em compensação, fez boas aquisições como o zagueiro Vinícius e o experiente Dininho, o goleiro Diego (ex-Fluminense), o meia-atacante Pablo Escobar – atacante boliviano, destaque pelo Ipatinga em 2008 – e repatriou o meia Elvis, campeão da Copa do Brasil em 2004 pelo Ramalhão. Além deles, o lateral Bruninho, o volante Dirceu e o atacante Alexandro chegam para compor elenco, liderado pelos veteranos Marcelinho Carioca e Fernando.

Empolgados pelo ingresso a elite regional e nacional, o Santo André acena como uma das possíveis surpresas deste Paulistão, respaldado por um elenco experiente e um técnico que surge no cenário do futebol paulista.

Esporte Clube Santo André
Status:
Pode surpreender
Melhor participação: Três vezes campeão da Série A2 (1975, 1981 e 2008)
Como foi em 2008? Campeão da Série A2
Como joga? Guedes deverá manter o 4-4-2, por conta da reformulação da equipe. No entanto, como no ano passado, Marcelinho terá mais liberdade de atacar, principalmente pela faixa direita. Provavelmente será auxiliado por Elvis na armação. Lá atrás, o “vovô” Fernando segura as pontas na cabeça de área.
Time-base: Diego; Alexandre, Dininho, Vinícius (Cesinha) e Artur; Fernando, Dirceu, Elvis e Marcelinho Carioca; Pablo Escobar e Osny (Élton).
Ele é o cara! Um dos pilares da excelente campanha na Série B, Marcelinho fica mais um ano no Ramalhão. Dentro de campo, sua experiência, bons lançamentos e a bola parada podem criar bons momentos à equipe.
Olho Nele! O goleiro Diego surgiu como revelação no Atlético/PR e logo foi para o Fluminense, com pinta de titular. No entanto, jamais se firmou nas Laranjeiras. A nova chance no Ramalhão pode colocá-lo em evidência novamente, pois já mostrou potencial.
Pontos Fortes: Elenco de nomes experientes e rodados no futebol nacional, como Dininho, Fernando e Marcelinho. Além deles Elvis pode dar o toque diferencial na meia e Diego – encostado no Fluminense – é bom goleiro.
Pontos Fracos: Perdeu peças importantes em 2008, o que pode influenciar no entrosamento dos novos contratados. Além disso, o ataque não anima por não ter sido reforçado devidamente.

São Caetano
Ofuscado pelo vizinho

A queda do São Caetano no futebol nacional é visível. Ainda mais com o grande rival Santo André conseguindo feito atrás de feito no futebol paulista e brasileiro. Mesmo sem grandes nomes, Vadão chegou em agosto de 2008 ao time – que fazia campanha pífia na Série B – e conseguiu deixá-lo em nono lugar, apenas nove pontos abaixo da zona de acesso.

Conhecido por bons trabalhos com o Mogi-Mirim e Atlético/PR, Vadão poderá agora dar sua cara ao Azulão, já que é conhecido por saber desenvolver times de médio e pequeno porte. sem nomes badalados no elenco. Para isso, buscou alguns destaques da Série B e C em 2008, como os meias Marcinho (ex-Guarani) e Aloísio (ex-América/RN). Contudo, Vadão terá de quebrar a cabeça para montar um elenco quase que inteiro, pois muitos jogadores estavam por empréstimo e voltaram aos clubes de origem, como Apodi e Francismar (Cruzeiro). Outros jogadores importantes em 2008 deixaram o elenco, como os volantes Galiardo (Náutico) e Gladyson, além do meia Hernani (Paraná).

Com as perdas, nada menos que 13 jogadores chegaram ao elenco em 2009: Iran (lateral-direito), Bruno Recife e Vando (laterais-esquerdos), Everaldo, Marcelo Batatais e Amarildo (zagueiros), Marcelo Pinheiro e Diogo Orlando (volantes), Marcinho, Zé Eduardo, Aloísio e Cascata (meias), Betinho (atacante). A trupe se junta aos experientes Tuta e Ademir Sopa, além do arisco atacante Luan, destaques em 2008.

A tendência é que cheguem mais reforços ainda nesta semana, mas o São Caetano entra nesse Paulistão dependendo de uma boa dose de trabalho árduo de Vadão, pois o elenco é bem limitado.

Associação Desportiva São Caetano
Status: Briga pelo rebaixamento
Melhor participação: Campeão Paulista em 2004
Como foi em 2008? 15° lugar
Como joga? Vadão gosta do 3-5-2, como implantou em 2008. No entanto, neste início de preparação, ele armou a equipe em um 4-4-2, até pela falta de zagueiros no elenco. Seja qual for o esquema, Vadão tentará explorar as investidas de Iran, a velocidade de Luan e o oportunismo de Tuta, respaldados pelos volantes Tobi e Ademir Sopa.
Time-base: Luiz; Iran, Marcelo Batatais, Amarildo e Bruno Recife; Tobi, Ademir Sopa, Zé Eduardo (Marcinho) e Vandinho; Luan e Tuta. Técnico: Oswaldo Alvarez
Ele é o cara! Veterano, Tuta encontrou espaço para seu futebol no Azulão. Prende os zagueiros e apesar de não ter velocidade e técnica, é o centroavante de ofício. Aquele que chuta de onde der e marca gols importantes, principalmente na jogada aérea.
Olho nele! Há algum tempo no São Caetano, Luan é promessa há algum tempo. Veloz, mas por vezes firulento demais, o atacante tenta estourar de vez em 2009.
Pontos Fortes: A experiência de nomes como Batatais e Tuta deve ajudar os “desconhecidos” do elenco. Luan pode proporcionar bons contra-ataques pelos flancos.
Pontos Fracos:
Vadão ainda reformula o elenco e encontra dificuldades para montar sua defesa. Tanto é que ele ainda não utilizou o esquema com três zagueiros, seu preferido.

3 comentários:

Danilo Damasceno disse...

Belo resumo, por ai dá para ver que o C. Paulista sera disputado, agora o Palmeiras na minha opinião foi o que mais deixou a desejar em termo de contratações!Abraço e parabens o blog continua excelente!

O Pitacos do Bodaum esta de volta, após um mês de férias. Conto com sua participação!

http://pitacosdobodaum.blogspot.com

Thiago Barretos disse...

Belo resumo. Só não concordo com a avaliação da Portuguesa e da Ponte. Para mim, a Lusa fica na Zona Intermediária e não surpreenderá ninguém, enquanto que a Macaca consegue uma vaga na Taça do Interior, no máximo.
Mas vamos esperar e ver...
Abraço

Vinicius Grissi disse...

Ótima análise. O Campeonato Paulista é o melhor dos estaduais, sem dúvidas. E este ano promete bastante. Apostaria no Corinthians campeão. Mas tudo pode acontecer.