13.1.09

Ano novo, temporada nova? - Parte II

Dando prosseguimento, ao final dos primeiros turnos dos principais campeonatos europeus, o Opinião FC continua sua análise acerca de tudo que rolou de melhor até o meio da temporada. Veja:

Cheiro de tetra

O título de inverno ainda nem fora confirmado na Itália, mas não é preciso ser vidente para ver que a Internazionale lidera o Calcio com sobras e tem tudo para se tornar tetracampeã nacional. E olha que José Mourinho não conseguiu emplacar sequer o esquema que tanto gosta, o 4-2-3-1, no qual usa 3 meias de ligação e apenas um centroavante. Se Mancini, Quaresma ou Figo estivessem em melhor forma, talvez. Mas... Precisa?

A estabilidade do quarteto formado por Maicon, Córdoba, Samuel e Maxwell, aliada a segurança de Júlio César garantem a boa performance defensiva neroazurri. No meio, Muntari, Cambiasso, Zanetti e Stankovic dão a fluência necessária à equipe, para que, na frente, Ibrahimovic marque seus gols. Defeito? Falta um companheiro de ataque para Ibra, já que Balotelli, Adriano e Julio Cruz ainda não convenceram.

Com quatro pontos a menos, aparece a Juventus. Enfim, Cláudio Ranieri fez com que La Vecchia Signora deixasse de ser tão dependente do veterano Nedved e, aos poucos, uma nova safra esbanja talento em Turim: De Ceglie, Marchísio, Molinaro... Reúne-se a essa garotada uma safra de atletas medianos em boa fase, casos de Amauri e Sissoko, com outra leva de experiência, representada por Del Piero e Buffon. Pode dar certo.

Mesmo não convencendo e longe da disputa do Calcio, o Milan voltará para a Champions. Afinal, os rossoneri contam com muitos nomes experientes que podem desequilibrar numa partida decisiva (como Kaká, Pirlo, Seedorf, Maldini, Inzaghi, Ronaldinho Gaúcho ou mesmo Pato...) e ajudarão o time a ter estabilidade no momento em que forem exigidos. Já os surpreendentes Napoli e Genoa brigarão pela última vaga na Champions com a Fiorentina e uma ascendente Roma.

Raio-X – Série A
Equipe que mais venceu: Internazionale, 13 jogos
Equipe com melhor ataque: Internazionale, 32 gols
Equipe com melhor defesa: Internazionale, 12 gols
Artilheiro: Marco Di Vaio (Bologna), 13 gols
Seleção de inverno – Opinião FC: Júlio César (Internazionale); Maicon (Internazionale), Chielini (Juventus), Gamberini (Fiorentina) e Molinaro (Juventus); Cambiasso (Internazionale), Sissoko (Juventus) e Kaká (Milan); Ibrahimovic (Internazionale), Amauri (Juventus) e Gilardino (Fiorentina). Técnico: José Mourinho (Internazionale)

Uma campanha para recordar

Dificilmente os torcedores do Barcelona esquecerão da campanha do clube neste início de temporada. Com 14 vitórias, 2 empates e 1 derrota, os catalães gabam-se de uma vantagem muito grande para o vice-colocado: 12 pontos! Liderado por Messi, o Barcelona mostra muita ofensividade com seu 4-3-3 que traz volantes-meias que têm habilidade (Xavi, Touré, Hleb ou Keita) e laterais perigosos (Dani Alves e Abidal).

Josep Guardiola, anteriormente olhado com desconfiança por parte da imprensa, agora se dá ao luxo de revezar os atletas de seu time titular. Sempre jogam aqueles que estão em melhores condições físicas. Em sua mão, Eto’o voltou a marcar gols, o futebol de Henry cresceu e até jovens astros, como Busquets e Boján, ganharam mais espaço.

Correm por fora, Sevilla, Valencia e Real Madrid. Nesse ponto, o time da Capital leva vantagem por apresentar um elenco mais poderoso. A maior dificuldade dos madridistas no 1º turno foi as constantes lesões de seu plantel. Niltelrooy, Sneijder, Cannavaro, Robben são apenas alguns exemplos. Com a boa fase de Higuain e a chegada dos reforços Huntelaar e Lassana Diarra, talvez o novo técnico Juande Ramos consiga dar um padrão tático ao time para reverter a situação. Pouco provável.,

Já para os dois primeiros, que têm um elenco mais modesto, com menores opções táticas, uma vaga na Champions estará de bom tamanho. Afinal, para ser campeão, ambos os times têm que aprender a jogar de igual para igual com os dois favoritos (coisa que não fazem). Melhor então, é reservar forças para não deixar Atlético de Madrid, Villarreal e Deportivo não encostarem, do que se preocupar com Barça e Real

Raio-X – La Liga
Equipe que mais venceu: Barcelona, 15 jogos
Equipe com melhor ataque: Barcelona, 54 gols
Equipe com melhor defesa: Barcelona, 13 gols
Artilheiro: Samuel Eto’o (Barcelona), 15 gols
Seleção de inverno – Opinião FC: Palop (Sevilla); Puyol (Barcelona), Squillaci (Sevilla), Raul Albiol (Valencia) e Capdevilla (Villarreal); Gago (Real Madrid), Xavi (Barcelona), Higuaín (Real Madrid) e Messi (Barcelona); Eto’o (Barcelona) e Villa (Valencia). Técnico: Josep Guardiola (Barcelona)

Octa ameaçado?

Temporada após temporada e nada muda. Afinal, mais uma vez, o líder do inverno francês foi o... Lyon! Engana-se, porém, quem acredita que o atual heptacampeão mantém, com folgas a sua atual hegemonia. Apesar de alguns dizerem que o time de Gerland fora prejudicado pelas várias lesões de seu elenco, na verdade, o que se vê, é uma equipe que apresenta um futebol bem aquém do que é capaz.

O técnico Claude Puel, famoso por fazer as equipes medianas atuarem acima do seu potencial, tem um trabalho bem abaixo do esperado. Para piorar, as contratações não vingaram, e a queda de rendimento de vários atletas coincidiu com uma fase terrível de Juninho, cérebro do time há anos. Depender apenas do jovem Benzema parece pouco.

Apesar do inesperado empate dos Lês Gones na 1ª rodada do 2º turno diante do frágil Lorient ter embolado o torneio, parece que, ainda não há adversário que possa brigar em questões de igualdade pelo título. Apostar em quem? No instável Olympique de Marselha, que ganha pontos dos grandes e vacila frente aos pequenos? No Bordeaux, que tem um eficaz ataque e uma defesa pouco confiável? Ou no Rennes, o rei do ponto único, equipe que mais empatou do que venceu?

Raio-X – Ligue One
Equipe que mais venceu: Lyon e Bordeaux, 11 jogos
Equipe com melhor ataque: Bordeaux e Olympique de Marselha, 35 gols
Equipe com melhor defesa: Lyon e Rennes, 13 gols
Artilheiro: Gignac (Toulouse) e Cavenaghi (Bordeaux), 12 gols
Seleção de inverno – Opinião FC: Douchez (Rennes); Armand (Paris Saint-Germain), Diawara (Bordeaux), Cetto (Toulouse), e Taiwo (Olympique de Marselha); Toulalan (Lyon), Michel Bastos (Lille), Pagis (Rennes) e Gourcuff (Bordeaux); Gignac (Toulouse) e Benzema (Lyon).

Um comentário:

André Augusto disse...

Análises pontuais. Inter e Barça gozam de liderança indiscutível eserá muito dificil o título não ir para ambos. Já o Lyon, não é tão supeior quanto em outros carnavais...

Na minha seleção do Italiano, Del Piero não ficaria de fora.