17.1.09

Paulistão 2009 - Parte 2

Corinthians
Rumo ao 26º título?

Após fazer grande campanha na Série B do Brasileiro ao conseguir o acesso com algumas rodadas por antecedência, sem passar por grandes sustos, o Corinthians chega com muita moral para disputar o Paulistão.

O elenco alvinegro, razoavelmente bom, além de não perder nenhuma peça importante, ganhou novas opções com a chegada de 6 reforços: os zagueiros Jean (ex-Grêmio) e Escudero (ex-Argentinos Jr.), o volante Túlio (ex-Botafogo) e os atacantes Jorge Henrique (ex-Botafogo), Souza (ex-Panathinaikos) e Ronaldo, que no momento estava sem clube.

A vinda de Ronaldo, aliás, foi o fato que gerou a maior repercussão na mídia esportiva até o momento. Ele veio para jogar? Ou foi um mero golpe de marketing para vender mais camisas? Particularmente, acredito que ninguém desaprende a jogar futebol e, em melhor forma, Ronaldo certamente será valioso ao Timão.

Enfim, aos poucos, o Alvinegro do Parque São Jorge vai retomando o seu espaço entre os grandes clubes do cenário nacional. Tanto que hoje, pinta como o principal candidato ao título estadual, haja vista que o Palmeiras e o Santos ainda reformulam seus elencos, enquanto que o São Paulo, mostra-se muito mais preocupado com a Libertadores.

Sport Club Corinthians Paulista
Status: Favorito ao título
Melhor posição já alcançada: Campeão 25 vezes (1914, 1916, 1922, 1923, 1924, 1928, 1929, 1930, 1937, 1938, 1939, 1941, 1951, 1952, 1954, 1977, 1979, 1982, 1983, 1988, 1995, 1997, 1999, 2001 e 2003).
Como foi em 2008? 5º colocado
Como joga? Mano Menezes mantém o 4-4-2 que tanto fez sucesso na Série B de 2008. A chave deste esquema é a mobilidade de seus atletas e o potencial ofensivo que eles demonstram. Por vezes, Elias recua um pouco mais para abrir espaço para a subida dos laterais e deixar Douglas mais avançado, num 4-3-1-2. Resta saber se com a entrada de Ronaldo a equipe não mudará sua tática para jogar em função do atleta.
Time-base: Felipe; Alessandro, Chicão, William e André Santos; Cristian, Túlio, Elias (Morais) e Douglas; Ronaldo (Souza) e Dentinho (Jorge Henrique).
Ele é o cara! Douglas foi o grande destaque da campanha corintiana na Série B nacional. Diferenciado, compensa sua falta de velocidade com grande visão de jogo e bela precisão nos passes e chutes. Cérebro do time, toda bola passa por seus pés.
Olho nele! Desconhecido da grande maioria dos torcedores, o lateral Diogo já mostrou qualidade quando foi campeão da Copa do Brasil com o Sport. Ex-meia, consegue defender e atacar muito bem. Se Alessandro vacilar, Diogo toma seu lugar.
Pontos Fortes: Elias e Douglas fazem a melhor dupla de meias do país. Jogadas de bola parada com Douglas e André Santos ou de bolas aéreas com Chicão, são perigosas. O elenco é muito forte e tem boas peças de reposição.
Pontos Fracos: O time está muito confiante, pode entrar de “salto alto” e perder pontos preciosos. A vinda de Ronaldo pode rachar as vaidades do elenco. Falta um lateral-direito mais convincente.

Botafogo
Para retornar em grande estilo

Com a terceira colocação na Série A-2 de 2008, o tradicional Botafogo, após amargar quatro anos de ostracismo, enfim retornou à elite do futebol estadual. E o Tricolor não quer fazer feio. Para a disputa do Paulistão, a equipe ribeirão-pretana reformulou quase que 100% de seu elenco, trazendo 18 novos atletas.

Dentre os mais conhecidos, estão o goleiro Paulo Musse (ex-Vitória e ABC), os laterais Marco Aurélio (ex-Vitória) e Calisto (ex-Atlético-MG), o zagueiro Everton (ex-Criciúma), os volantes Jonílson (ex-Vasco) e Rudnei (ex-Grêmio), os meias Augusto Recife e Paulo Santos (ambos ex-Náutico) e os atacantes Walter Minhoca (ex-Flamengo), Thiago Silvy (ex-Sertãozinho) e Frontini (ex-Goiás e Santos).

Resta saber se com essa leva, o técnico Arthur Neto achará tempo para fazer com que o Pantera da Mogiana torne-se um time competitivo, que consiga, ao menos, passar por um campeonato tranqüilo sem correr riscos de descenso. Até que no papel, o time não é dos piores. Será que corresponderá no gramado?

Botafogo Futebol Clube
Status: Briga pela Taça do Interior
Melhor posição já alcançada: Vice-campeão (1955 e 2001)
Como foi em 2008? 3º colocado na Série A-2
Como joga? Arthur Neto tem escalado o Foguinho num improvável 4-3-3, com dois volantes e apenas um meia de ligação. Nesse esquema, os laterais não avançam tanto por causa dos dois pontas que ficam abertos municiando um centroavante fixo (Frontini). Contra os grandes deve ser mais cauteloso.
Time-base: Paulo Musse; Marco Aurélio, Júlio César, Rafael Pedro (Everton) e Betão (Calisto); Jonílson (Rudnei), Augusto Recife e Paulo Santos; Thiago Silvy, Frontini e Branquinho (Walter Minhoca).
Ele é o cara! Cruzeiro, Flamengo, Náutico, Ipatinga. Em nenhum dos lugares pelos quais passou, Augusto Recife foi uma unanimidade. Mesmo assim é um bom segundo-volante. Marca bastante, é inteligente e tem bom passe.
Olho nele! Branquinho foi um dos destaques na campanha que garantiu o acesso ao Foguinho, em 2008. Depois de um semestre apagado no Barueri, o veloz jogador tem nova chance de brilhar. Habilidoso, pode jogar como meia ou como segundo atacante.
Pontos Fortes: A trinca de meio-campistas tem muita qualidade. O elenco é experiente e não deve sentir pressão diante dos 4 grandes.
Pontos Fracos: Frontini, homem-gol da equipe, é uma incógnita, pode estourar nesse torneio ou não fazer nada. Falta ao Tricolor um homem-chave no setor defensivo. O pouco entrosamento pode castigara equipe.

Bragantino
Apostando no conjunto

O ano de 2008 terminou com um gosto de “quase” para a equipe do Bragantino. Depois de uma pífia campanha no campeonato estadual e um começo sonolento na Série B do Brasileiro, o Massa Bruta melhorou, e brigou pelo acesso à principal divisão nacional até o fim, praticamente.

Encantada pelo poder de reação da equipe, a diretoria alvinegra decidiu não fazer grandes contratações, mexeu muito pouco na base e investiu no entrosamento. Tanto que, dos poucos reforços, alguns já são velhos conhecidos dos torcedores da terra da lingüiça. São os casos dos zagueiros Thiago Vieira (ex-Ipatinga) e Marcelo Godri (ex-Corinthians) e do atacante Bill (ex-futebol chinês).

Por fim, o Leão da Zona montou um time interessante que mescla bons valores a atletas outrora mais famosos, como Sérgio Manoel e Paulinho Kobayashi. Com esta base, o técnico Marcelo Veiga sonha em repetir a mesma campanha de 2007, quando o Braga atingiu às semifinais do Paulistão. Algo difícil de ocorrer, porém, totalmente possível.

Clube Atlético Bragantino
Status: Briga pela Taça do Interior
Melhor posição já alcançada: Campeão em 1990
Como foi em 2008? 13º colocado
Como joga? Há tempos, Marcelo Veiga monta o Bragantino num defensivo 3-5-2, em que todos têm a preocupação de marcar alguém. Com dois volantes fixos e apenas um meia de criação, o esquema privilegia os contra-ataques provocados pelo avanço de seus alas. Na frente, mais movimentação, sem um centroavante de área.
Time-base: Gilvan; Thiago Vieira (Da Silva), Adriano e Marcelo Godri (César Gaúcho); Somália, Moradei, Danilo Bueno (Celinho), Rafael Malaquias e Pará; Nunes e Bill (Valdir Papel).
Ele é o cara! Não importa a posição: volante, ala direita ou meia. Somália já está há tempos no clube e é o grande ídolo da torcida. Raçudo e brigador, o polivalente atleta do Braga destaca-se por sua regularidade.
Olho nele! Rafael Malaquias tem apenas 22 anos e foi deslocado do ataque para o meio-campo graças à sua habilidade e ao seu belo domínio de bola. Todas as jogadas de contra-ataque passam por seus pés. Vale a pena olhá-lo com atenção.
Pontos Fortes: Todo mundo ajuda na marcação, a defesa é quase intransponível. O time tem a mesma base há 2 anos, é entrosado. Nunes é oportunista e está numa boa fase.
Pontos Fracos: A equipe não tem um homem decisivo que possa fazer a diferença em jogos complicados. Falta um centroavante de peso na equipe. Por defender em demasia, não sabe impor-se diante de clubes inferiores tecnicamente.

Grêmio Barueri
Seguindo os passos do Azulão

O torcedor do Grêmio Barueri não teve do que reclamar no ano passado. Primeiro, veio a boa campanha no estadual que coroou a equipe com o título do interior. Depois, apesar da inconstância, a equipe conquistou a quarta colocação no Brasileiro da Série B e conseguiu o tão sonhado acesso à Série A. Seria um novo São Caetano?

A base que subiu para o Brasileirão mudou muito pouco. Dos titulares, apenas Ávalos e Diego Silva não permanecem na equipe. Para compensar, o Barueri trouxe 7 “novas-caras”: os laterais Bruninho (ex-Marília) e Neílton (ex-Santa Cruz), os zagueiros João Leonardo (ex-Juventude) e Daniel Marques (ex-Paraná), o volante Márcio Hahn (ex-ABC), o meia Xuxa (ex-Juventude) e o atacante Luiz (ex-Palmeiras).

Nesse ano, o time também inova no banco de reservas. Afinal, o Tricolor não contará com um, mas sim, três treinadores: Toninho Moura, Diego Cerri e Luís Carlos Goiano, ex-volante de São Paulo e Grêmio.

A atual estrutura da equipe da Grande São Paulo realmente impressiona. Bom estádio, competentes categorias de base, diretoria organizada... Aos poucos o time torna-se cada vez mais forte. Mas será que, ao contrário do Azulão, a Abelha conseguirá manter-se por mais tempo no cenário nacional? Isso, só o tempo dirá.

Grêmio Recreativo Barueri
Status: Pode surpreender
Melhor posição já alcançada: 6º colocado (2008)
Como foi em 2008? 6º colocado na Série A-1 – Campeão do Interior
Como joga? O trio deve manter o 4-4-2 implantado por Márcio Bittencourt na campanha do acesso. Como os volantes não têm muita habilidade é comum ver os laterais subindo frequentemente ao ataque. Durante o jogo, Ralf pode ser deslocado para a zaga, dando mais liberdade aos meias Éwerton e Esley.
Time-base: Renê; Marcos Pimentel, Daniel Marques (João Leonardo), Leandro Castán e Márcio Careca; Ralf, Leanderson (Júnior), Éwerton e Esley; Val Baiano (Basílio) e Pedrão (Thiago Humberto).
Ele é o cara! Renê fez grandes jogos na Série B do Brasileiro e garantiu preciosos pontos quando o Barueri não atuou bem. Seguro, o arqueiro mostra competência na hora necessária e dificilmente amarela.
Olho nele! O jovem Éwerton era o 12º jogador do time no Paulistão 2008. Assumiu a titularidade no segundo semestre e não decepcionou. Veloz e habilidoso, destaca-se por sua frieza e seu remate preciso. Candidato à promessa.
Pontos Fortes: A defesa do Barueri é segura e muito experiente. Manteve sua base e agora conta com um elenco muito entrosado. O time tem várias opções no ataque, 5 ou 6 atletas que se revezam e garantem a qualidade do setor.
Pontos Fracos: Esley e Ewerton alternam entre bons e maus momentos. A equipe terá que jogar sob a pressão de ser uma das 20melhores equipes do país. Apesar do bom elenco, falta um atleta que chame a responsabilidade para si.

Guarani
Bom filho à casa torna?

Após apresentar um futebol medíocre no início da temporada passada, quando se safou de ser relegado à Série A-2 apenas por detalhes, o Guarani busca evitar os mesmos erros. Afinal, no segundo semestre, mesmo às duras penas e com uma folha salarial reduzida, o Bugre reergueu-se e, enfim, retornou à Série B nacional.

Neste ano, o espírito de contenção de gastos desnecessários é o mesmo. A grande maioria dos 15 reforços que desembarcaram ao Brinco da Princesa é desconhecida. Os nomes de maior relevância são o goleiro Douglas (ex-Avaí), o lateral Itaqui (ex-Grêmio), o volante Rafael Fefo (ex-Corinthians) e o atacante Amoroso, atleta de maior expressão no elenco que retorna ao clube que o revelou para o mundo.

Com estes reforços e a manutenção de outros jogadores que ajudaram na vitoriosa campanha da Série C de 2008, o técnico Henrique Dias acredita que o Guarani conseguirá manter-se no Paulistão e montar uma boa base para o restante do ano. Na verdade, convenhamos, se o Bugre não cair de divisão, já estará no lucro...

Guarani Futebol Clube
Status: Briga pelo rebaixamento
Melhor posição já alcançada: Vice-campeão (1988)
Como foi em 2008? 16º colocado na Série A-1
Como joga? Henrique Dias usa o básico 4-4-2, com laterais fortes que avançam bem e dois volantes que sabem sair jogando. Como escala Amoroso num papel de “falso” meia-esquerda, ele pode variar seu esquema inicial durante a partida. Monta um 4-3-3, com Amoroso mais avançado ou um 4-5-1, com Cléverson abrindo pela ponta.
Time-base: Douglas; Maranhão, Plínio (Augusto), Danilo e Itaqui; Glauber, Rafael Fefo, Chiquinho (Mário César) e Amoroso; Cléverson (Dairo) e Fernando Gaúcho.
Ele é o cara! Amoroso é a grande estrela do elenco bugrino. Após uma passagem apagada no futebol grego, ele chega com a missão de liderar o inexperiente clube campineiro. Resta saber, se voltará a atuar bem, algo que não faz há tempos...
Olho nele! Quando subiu das categorias de base corintianas, Rafael Fefo era visto como um volante técnico e voluntarioso; tinha tudo para tornar-se craque. Agora, tem a sua última chance para mostrar esse potencial e não virar uma eterna promessa.
Pontos Fortes: A dupla de volantes tem qualidade. Fernando Gaúcho está numa boa fase e precisa ser marcado de perto. Dairo, Henrique... Existem bons jogadores revelados no clube que poderão entrar e dar conta do recado.
Pontos Fracos: Será que Amoroso atuará bem? Faltam melhores opções na armação e na zaga. Contratou em demasia, mas a maioria de seus reforços são desconhecidos.

Um comentário:

André Augusto disse...

O Corinthians mostrou no amistoso de sábado que vem com uma base forte e, na minha opinião, é favorito ao lado de SP e Santos.
O Bragantino sempre é encardido porque se posta defensivamente, o Botafogo contratou bem, o Barueri deve começar a mostrar como será 2009.

O Guarani acho que será figurante e se não abrir o olho, briga para não cair, mesmo com a empolgação de Amoroso.