21.9.09

Rivais até na crise

Torcida do Lanús tripudia após eliminação do River na Sul-Americana: o fundo do poço parece não ter fim

A crise assola os dois gigantes do futebol argentino. A exemplo do último Clausura, Boca Juniors e River Plate agonizam no meio da tabela deste Apertura. Com apenas uma vitória em cinco partidas, os Xeneizes ocupam a 13º posição (cinco pontos) e os Millionarios estão no 15º posto, com um ponto a menos que os maiores rivais. Ambos os técnicos estão com a cabeça a prêmio. O técnico do Boca, Alfio Basile, chegou a pedir demissão após a derrota na Bombonera para o Godoy Cruz na última rodada, mas foi demovido da idéia pelos dirigentes boquenses. Já Nestor “Pipo” Gorosito, ex-ídolo do clube nos anos 80, sofre muita pressão das arquibancadas para deixar o comando do clube. Mas segundo a diretoria, Pipo fica no clube pelo menos até dezembro, mesmo diante do clamor dos hinchas millionarios.

A chance de não termos pelo menos um dos clubes mais populares representando a Argentina na Libertadores de 2010 é enorme – isso para não dizer da real possibilidade de ausência de ambos, já que para alcançar a vaga na competição continental, é preciso vencer o torneio Apertura – onde Estudiantes e Rosário lideram com 13 pontos – ou alcançar os três primeiros postos na soma dos pontos conquistados no Clausura e no Apertura 2009 – onde River (31) e Boca (27) estão distantes da última vaga, atualmente ocupada pelo atual vice-campeão portenho Huracán (38). Atualmente distantes do título argentino e de uma vaga na Libertadores, viram a crise ganhar capítulos mais dramáticos com a eliminação de ambos na Sul-Americana 2009 na última semana, ainda durante a fase regional. O Boca caiu ante o atual campeão argentino Vélez, enquanto o River Plate era “100% fracasso” diante do Lanús, alusão feita pela torcida granate diante da provocação do comandante do River, dizendo que na região sul da grande Buenos Aires, 70% dos hinchas locais eram Banfield, o grande rival do Lanús.

O diagnóstico para a má fase é quase idêntico: peças importantes acabam saindo para o exterior e os reforços de qualidade duvidosa ou mesmo veteranos que já brilharam no futebol argentino ou pela seleção albiceleste. Para este Apertura 2009, o River – que já tinha ficado na última posição do Apertura 2008 e fez campanha irregular no Clausura 2009 praticamente com o mesmo elenco medíocre – perdeu sua principal referência técnica: o colombiano Falcao Garcia rumou ao Porto, além de perder outros dez jogadores secundários no elenco de “Pipo” Gorosito. A aposta dos Millionarios se resumia – entre as caras mais conhecidas - ao volante Almeyda, 35 anos, e que estava jogando no desconhecido Fênix, da quarta divisão argentina e no goleiro Nicolás Navarro, presente no elenco albiceleste medalha de ouro em Pequim 2008. Sem criatividade, apostando em um decadente Ortega, uma eterna promessa como Buonanotte e num pesado “Ogro” Fabbiani, o River caminha para repetir o vexame da lanterna no Clausura. Para completar, o clube vive conturbado momento político.

Já no Boca, a situação não é tão distante. Além da polêmica causada pela inserção do vermelho da LG na camisa Xeneize, perdeu importantes jogadores de sua base, entre eles Fabian Vargas e Rodrigo Palácio. E a renovação do elenco não vem, já que o time depende do desempenho de veteranos como Ibarra, “Pato” Abbondanzieri e Palermo – que apesar de importante, vive às voltas com contusões -, além de um Riquelme que não brilha como há tempos atrás e que parece distante. As novas jóias boquenses também seguem sem se firmar, apesar do potencial já demonstrado por jogadores como o atacante Lucas Viatri e o meia Cristian Chavez, por exemplo.

Os rivais até parecem disputar quem está em crise mais aguda. Situação inimaginável há pouco mais de um ano, onde Boca havia se sagrado campeão do Clausura 2009, enquanto o River Plate já havia conquistado o torneio anterior. E coincidentemente, as crises que acometem os maiores campeões argentinos da história não parecem muito distantes da que atinge a seleção nacional, à beira de uma possível disputa de repescagem para conseguir uma vaga na Copa do Mundo de 2010. Que fase!

Um comentário:

Filipe Araújo disse...

Concordo com quase tudo. Dois pontos...dos 10 medianos que se foram, restam mais uns 20 para ir...Só que respira River sabe da importância de Ortega para o clube. Este não pode sair!

Saludos!

http://gambetas.blogspot.com