8.9.09

Especial Champions League 2009/10 - Grupo B

Manchester United
O peso de um craque

Quando o Manchester United perdeu Cristiano Ronaldo, sua maior estrela, e não renovou contrato com o argentino Tevez, todos esperavam que a diretoria fosse contratar nomes de peso. Ou que pelo menos, trouxesse um novo lateral-direito para a vaga do quase aposentado Gary Neville. Ledo engano.

Ao invés disso, o atual vice-campeão europeu preferiu apostar em atletas inexperientes como Valencia
(ex-Wigan) e Obertan (ex-Bordeaux) e no rodado Owen (ex-Newcastle). Contratações estas que, diga-se de
passagem, estão longe de repor suas perdas à altura.

Ainda assim, o elenco dos Red Devils é forte. Tampouco as lesões de Van der Sar e Ferdinand devem prejudicar o desempenho dos mancunianos neste início de competição, que possivelmente avançarão à fase eliminatória sem sustos.
Agora resta saber se, com estes reforços, Alex Fergunson encontrará uma tática que seja capaz de suprir a ausência de seus desfalques antes do tricampeão inglês cruzar com outros adversários que brigarão pelo caneco.

Manchester United Football Club
Status: Favorito
Melhor participação na UCL: Tricampeão (67/68, 98/99 e 07/08)
Time-base: Van der Sar (Foster); O’Shea, Ferdinand (Brown), Vidic e Evra; Carrick, Fletcher, Valencia e Nani (Giggs); Ro oney e Berbatov (Owen). Técnico: Alex Fergunson
Ele é o cara! Quando Ronaldo não ia bem, cabia a Wayne Rooney o papel de decidir. Agora, sem o português, virou a maior estrela do United. Incansável, alia raça, velocidade e habilidade. Artilheiro da Premier League, marcou 4 gols no ano.
Olho nele! Mesmo atuando em apenas 5 partidas, o jovem Federico Macheda, de 18 anos, mostrou seu poder de decisão. No ano passado marcou gols contra Aston Villa e Sunderland que foram fundamentais para a conquista da Premier League.
Tem brasuca aí? Rafael e Fábio (laterais) e Anderson (meia)
Pontos fortes: Tem um elenco muito forte e coeso, que possui uns 20 atletas com condições de titularidade. Sua defesa é muito experiente, erra muito pouco. Jogadas de bola parada são letais aos seus adversários.
Pontos fracos: Apesar da qualidade de Nani, não dá para saber como o time reagirá sem Cristiano. Sente a ausência de um lateral direito de ofício. Rooney ainda não encontrou um companheiro de ataque à sua altura.

CSKA Moscou
O melhor ataque é a defesa

Se a fase do CSKA Moscou na liga não é das melhores, a esperança de que a equipe tenha um bom início na Champions para alavancar sua auto-estima e, enfim, apresentar um futebol mais coeso e constante.

A base que fora vice-campeã russa também teve modificações. O elenco está bem enxuto. Além das saídas de Zhirkov e Vágner Love (ausências que serão as mais sentidas), outros 8 atletas também saíram, por empréstimo ou em definitivo. Para recompensar as perdas, o meia Mark Gonzalez (ex-Betis) e os atacantes Guilherme (ex-Dinamo de Kiev) e Moussa Maazou (ex-Lokeren) desembarcaram em Moscou. Parece pouco para quem almeja classificar-se para a segunda fase.

Zico sabe que no meio dessa turbulência uma boa campanha será vital para garantir sua permanência. Busca um centroavante que sirva como referência a qualquer custo. Se obtiver êxito, contudo, não me surpreenderia com o Koni aproveitando-se da baixa experiência internacional de turcos e alemães, beliscando uma vaga.

Professionalhnîy Futbolhnîy Klub Tsentral'nyi Sportivnyi Klub Armii
Status: Briga pela fase final
Melhor participação na UCL: Quartas-de-finais (92/93)
Time-base: Akinfeev; Aleksei Berezutski, Vasili Berezutski, Ignashevitch e Semberas; Aldonin, Mamaev, Mark González (Shennikov) e Krasic; Dzagoev; Daniel
Carvalho (Guilherme). Técnico: Zico.
Ele é o cara! O hábil arqueiro Igor Akinfeev fez história ao ser o atleta mais jovem a estrear pela seleção, com 18 anos. Agora, aos 23, o capitão tem a missão de liderar a defesa do CSKA, base da seleção nacional.
Olho nele! Eleito como a revelação da última Premier League russa, o meia-atacante Alan Dzagoev, de 19 anos, impressiona por sua velocidade e inteligência. Já foi convocado para a seleção 4 vezes.
Tem brasuca aí? Zico (técnico), Daniel Carvalho (meia), Ricardo Jesus, atacante e Guilherme (atacantes)
Pontos Fortes: Possui quatro defensores titulares da seleção russa. Entrosamento não falta. Costuma perder poucos pontos quando atua em casa. Possui um meio-campo leve onde todos atletas tem qualidade para sair jogando.
Pontos Fracos: Não tem um centroavante fixo de área. Zhirkov era o grande cérebro do time e ainda não encontrou um atleta que assuma esse posto. Sente falta de reservas que possam entrar e manter o nível de seus titulares.

Besiktas
Experiência garante boa campanha?

O Besiktas trabalhou muito bem na renovação de seu elenco já que, entre os titulares, perdeu apenas o defensor Zan e o volante Edouard Cissé. Muito pouco para um time que dominou a temporada turca, conquistando a liga e a Copa da Turquia.

Em contrapartida, não faltaram reforços. Nas alas, chegaram os selecionáveis Ibrahim Kas (ex-Getafe) e Koybasi (ex-Gaziantepspor). Para a zaga vieram Guven (ex-Ankaraspor) e Ferrari (ex-Genoa), enquanto que o veterano Fink (ex-Eintracht Frankfurt) reforça o meio. Tudo isso, sem falar do repatriado Nihat (ex-Villareal) e do articulador brasileiro Rodrigo Tabata (ex-Gaziantepspor). Mesmo sem ter engrenado na Super Lig, não restam dúvidas de que o elenco turco melhorou.

Agora, o técnico Mustafá Denizli terá que readaptar seu esquema para que os Kara Katallar adquiram constância nos jogos disputados em casa. Nesse ponto, a ausência de uma clara segunda força no grupo possa fazer com que os Águias alcancem vôos maiores.

Beşiktaş Jimnastik Kulübü
Status: Azarão
Melhor participação na UCL: Quartas-de-finais (86/87)
Time-base: Hakan Arikan; Ibrahim Kas, Ferrari, Sivok (Guven) e Koybasi (Uzulmez); Ernst, Fink e Rodrigo Tello; Yusuf Simsek (Bobô); Holosko (Mert Nobre) e Nihat. Técnico: Mustafa Denizli
Ele é o cara! Nos últimos anos Nihat Kahveci sofreu com seguidas contusões. Revelado pelos Águias Negras, volta ao clube com o status de jogador mais tarimbado do elenco. Perigoso, cabeceia e finaliza muito bem com ambos os pés.
Olho nele! O grandalhão Batuhan Karadeniz é considerado uma das maiores promessas turcas. Não à toa, passou por todas as categorias de base. Ao ser emprestado na temporada 08/09, ganhou experiência e pode aparecer como surpresa.
Tem brasuca aí? Rodrigo Tabata (meia) e Bobô (atacante)
Pontos fortes: O meio-campo turco é forte, dá muita consistência ao time. Kas e Koybasi são boas opções de ataque pelas alas. Possui um time maduro que não sentirá a pressão de enfrentar rivais tecnicamente melhores.
Pontos Fracos: O time modificou-se muito. Não tem entrosamento. Não possui um meia armador que possa conduzir a bola ao ataque. Simsek e Bobô não têm esta característica. Nihat e Holosko não atravessam grande fase.

Wolfsburg
Sorte ou competência?

A inédita conquista da Bundesliga pelo Wolfsburg foi uma das maiores surpresas da temporada. Afinal, não é sempre que o caneco cai nas mãos de alguém que não investiu em grandes estrelas e formou um time meramente mediano.

Entre os jogadores vendidos, apenas o lateral Zaccardo deixará saudades. Os outros que deixaram o clube são jovens que, em sua maioria, permanecerão apenas por empréstimo, como Adlung, Laas ou Radu. Para obter uma maior gama de opções o time da Saxônia contratou o zagueiro Johnson (ex-Munique), os meias Ziani (ex-Marselha) e Kahlenberg (ex-Auxerre), além do atacante Obafemi “Oba-Oba” Martins (ex-Newcastle). Nada que impressione.

Contando com um elenco limitado, a esperança de Armin Veh em não fazer feio está depositada nos pés do quarteto bósnio-brasileiro: Josué, Misimovic, Grafite e Dzeko. Basta manterem a boa fase, farão com que os Wolves vendam caro qualquer derrota. Agora, se isso não ocorrer, a hipótese de uma eliminação precoce não está descartada.

Verein für Leibesübungen Wolfsburg-Fußball GmbH
Status: Briga pela fase final
Melhor participação na UCL: Estreante
Time-base: Benaglio; Riether, Madlung (Simunek), Barzagli e Schafer; Josué, Ziani (Dejagah) e Gentner; Misimovic; Dzeko (Martins) e Grafite. Técnico: Armin Veh
Ele é o cara! Esquecido pelo técnico Dunga em suas convocações, Grafite foi o grande destaque da liga alemã em 08/09. Habilidoso, rápido e oportunista deteve a impressionante marca de 28 gols em 25 partidas.
Olho nele! Edin Dzeko tem apenas 23 anos, mas tornou-se, ao lado de Grafite, peça fundamental no esquema tático dos Wolfes. Apesar de alto, mostra bom domínio de bola e agilidade. No ano passado ele acumulou 26 gols e 10 assistências.
Tem brasuca aí? Rodrigo Alvim (zagueiro), Josué (volante) e Grafite (atacante)
Pontos fortes: O base do time é a mesma que conquistou a Bundesliga. O trio Dzeko-Grafite-Misimovic é habilidoso e pode fazer a diferença em jogos difíceis. Quando utilizado como marcador individual, o capitão Josué vai bem. Já anulou Ribery e Diego.
Pontos fracos: O inexperiente Armin Veh terá que saber lidar com as constantes comparações de seu antecessor, Felix Magath. Com exceção de Barzagli, o restante da defesa é fraca. Não tem nenhuma experiência internacional. Isso pesa negativamente.

Jogos:
15/09 Besiktas x Manchester United
15/09 Wolfsburg x CSKA Moscou
30/09 Manchester United x Wolfsburg
30/09 CSKA Moscou x Besiktas
21/10 CSKA Moscou x Manchester United
21/10 Wolfsburg x Besiktas
03/11 Besiktas x Wolfsburg
03/11 Manchester United x CSKA Moscou
25/11 Manchester United x Besiktas
25/11 CSKA Moscou x Wolfsburg
08/12 Wolfsburg x Manchester United
08/12 Besiktas x CSKA Moscou

Nenhum comentário: