14.9.09

Especial Champions League 2009/10 - Grupo G

Sevilla
Fabulosa sorte

Como autêntico discípulo de Juande Ramos, Manolo Jiménez sabe mesclar bons valores, destaque em equipes médias da Europa, com a garotada proveniente das categorias de base do clube andaluz. Apesar de ter Luis Fabiano como grande destaque individual, a força da equipe está no conjunto e na versatilidade de seu elenco. Não perdeu nenhuma peça importante em relação a última temporada e ainda trouxe como principais reforços o volante Didier Zokora (ex-Tottenham) e Álvaro Negredo, bom atacante que tinha pouco espaço no Real Madrid.

Além da versatilidade e fôlego de Zokora – algo semelhante ao que desempenhava Keita, que agora é um dos principais jogadores do Barcelona – Negredo chega aos Palanganas para ser uma opção de velocidade no ataque, principalmente atuando em lugar de Kanouté, que volta e meia vem se contundido com alguma frequência. Na meia esquerda, uma ótima dor de cabeça para Jiménez: a escolha entre os jovens Diego Capel e Diego Perotti, ambos habilidosos e velozes.

Time mais técnico e equilibrado deste que é chamado o “grupo da sorte”, tem tudo para chegar ao mata-mata como primeiro classificado.

Sevilla Fútbol Club S.A.D
Status:
Fase final
Melhor resultado na UCL: Quartas-de-final em 1957/58
Time-Base: Palop; Konko; Squilacci, Escudé e Adriano; Zokora (Romaric), Jesus Navas, Renato e Perotti (Diego Capel); Negredo (Kanouté) e Luis Fabiano.
Ele é o cara! Em ótima fase, Luis Fabiano não escondeu toda a sua frustração por não ter se transferido ao Milan na última janela de transferências. Melhor para o Sevilla, que segurou o atacante que alia técnica, faro de gol e raça. Não tem medo de fazer um golaço ou chutar de bico e vive, indubitavelmente, a melhor fase de sua carreira.
Olho nele: O argentino Diego Perotti, 21, chegou muito jovem ao time andaluz e por isso, veio galgando seu espaço desde a base até a equipe titular. Canhoto, atualmente briga por posição com outra grande revelação rojiblanca: o espanhol Diego Capel. Melhor para o técnico Manolo Jimenéz, que tem duas ótimas opções na meia esquerda.
Tem brasuca aí? Adriano (lateral), Renato (meia) e Luis Fabiano (atacante)
Pontos fortes: Seguindo a filosofia vencedora de Juande Ramos, Manolo Jiménez assumiu o time em 2007 e preservou o que ele tinha de mais forte: o conjunto. Perde poucas peças e quase sempre as repõe à altura; Luís Fabiano goza de ótima fase e tem boas opções no meio campo, além da liderança do bom goleiro Palop.
Pontos fracos: Desde a saída de Daniel Alves para o Barcelona, o Sevilla ainda não conseguiu acertar o setor direito.

Rangers
A chave é o entrosamento

Time forte na marcação e que joga o autêntico futebol britânico. Chega a esta fase principal como campeão escocês após quatro temporadas de escassez, mas que pouco se reforçou para esta temporada. Se os cartolas escoceses soubessem que iriam cair em um grupo tão promissor, talvez fizessem mais pela equipe, que só trouxe o meia Jérôme Rothen, por empréstimo do PSG.

Mesmo inferior tecnicamente, é muito forte jogando no Ibrox Stadium, de onde pode tirar forças para uma classificação que é possível. Dependerá da inspiração da dupla de ataque Boyd-Miller, que brigam o tempo todo com os zagueiros adversários pela bola. Apostarão na base vice-campeã da Copa da UEFA (agora, Europe League) de 2007/08, que ainda permanece nos Gers.

Rangers Football Club
Status: Europe League
Melhor resultado na UCL:
Semi-Finais em 1959/60
Time-Base:
McGregor; Whittaker, Weir, Bougher e Papac; Davis, McCulloch (Pedro Mendes), Fleck (Rothen) e Beasley (Naismith); Boyd e Miller
Ele é o cara! Desde 2006 nos Gers, Kris Boyd é o homem-gol da equipe. Foi artilheiro da última Scottish League com 27 gols, dez a frente que Scott Mcdonald, do arquirrival Celtic. Em três rodadas da liga nacional desta temporada, já deixou três gols.
Olho nele: Do alto de seu 1,93m, o atacante Kyle Lafferty, 21, certamente terá mais chances na equipe principal do Rangers. Como não poderia deixar de ser num futebol como o escocês, é brigador e bom na jogada aérea.
Tem brasuca aí? Nenhum
Pontos Fortes: Uma equipe de marcação forte, conta com os bons avanços do lateral-esquerdo Papac; Tem em Miller e Boyd uma entrosada e oportunista dupla de frente.
Pontos Fracos: Além de uma zaga lenta (o capitão Weir tem 39 anos), o time sente a falta de um organizador de jogadas, restringindo a equipe, por muitas vezes, aos chutões e lançamentos longos.

Stuttgart
Técnico e desequilibrado

Um time com uma gama de opções ofensivas e poucas defensivas. Desequilibrado, o Stuttgart retorna a Champions com grandes chances de chegar ao mata-mata, mesmo perdendo sua principal referência das últimas temporadas, já que o atacante Mario Gómez foi para o Bayern. Para seu lugar, o eficiente atacante da seleção russa Pavel Pogrebnyak chegou do Zenit e parece ter condições de repor à altura o atacante da seleção alemã. Além do russo, um velho conhecido dos Roten retornou: o meia bielorrusso Aliaksandr Hleb – que atuou no Stuttgart de 2000 a 2005 – quase foi para a Inter, como parte da troca entre Eto’o e Ibrahimovic. Mas ele preferiu voltar à Alemanha para tentar reencontrar o seu melhor futebol, já que ele foi pouco aproveitado na equipe blaugrana. E sua versatilidade acrescentará muito ao time, que já conta com o eficiente Hitzlsperger e o habilidoso Khedira na armação de joagdas, enquanto o brasileiro naturalizado alemão Cacau é opção de velocidade no ataque. Já o experiente goleiro Jens Lehmann anunciou que esta é sua última temporada da carreira.

Na fase preliminar, não fez força para bater o Timisoara, vice-campeão romeno. Talvez um aquecimento para enfrentar o Unirea, para o qual não deve perder pontos se quiser avançar na Champions. Tecnicamente, é mais forte que o Rangers e tem condições de fazer frente com o Sevilla. Basta a defesa – que é fraca e tem poucas opções – não comprometer muito.

Verein für Bewegungsspiele Stuttgart 1893 e. V.
Status: Fase final
Melhor resultado na UCL: Oitavas-de-final, em 2003/04
Time-Base: Lehmann; Celozzi (Träsch), Tasci, Delpierre e Boka (Magnin); Gebhart, Hleb, Khedira e Hitzlsperger; Cacau (Marica) e Pogrebnyak
Ele é o cara! Reforço de última hora, Hleb quase foi para a Inter, mas resolveu voltar ao time que o fez aparecer no cenário europeu. Com aplicação tática exemplar, defende bem, sabe sair jogando com qualidade e chega à frente, ajudando na armação da equipe. Na fase preliminar da Champions, marcou um golaço contra o Timisoara, em uma arrancada fulminante.
Olho nele: Prata da casa, Samir Khedira foi capitão da Alemanha no último europeu sub-21. Há algum tempo, o meia é uma das principais peças da equipe, inclusive na conquista da Bundesliga de 2007/08, a última vencida pelos Roten.
Tem brasuca aí? Élson (meia)
Pontos Fortes: Do meio para a frente, possui diversas opções de armação. Por isso, é uma equipe muito técnica.
Pontos Fracos: A zaga não tem a gama de opções das outras posições do time e não inspira confiança. Tanto que, quando a equipe do técnico Markus Babbel precisa se defender, abre mão do incisivo lateral-esquerdo marfinense Boka para utilizar o cauteloso e limitado suíço Magnin.

Unirea Urziceni
O surpreendente "Chelsea" romeno

Há apenas três temporadas na elite romena, o Unirea, da cidade de Urziceni - de apenas 17 mil habitantes - vislumbrava chegar às competições européias apenas em 2011, em meta traçada pelo investidor Mihai Stoica, que assumiu a equipe em 2006. Para auxiliá-lo, ele trouxe Dan Petrescu, ex-lateral direito do Steaua Bucareste e do Chelsea, além de 90 jogos pela seleção, que dava seus primeiros passos como treinador. Petrescu – presente no elenco da Romênia que chegou às quartas da Copa de 1994 – reformulou toda a equipe e é um dos principais responsáveis pela ascensão meteórica da equipe, que em três temporadas chegou à final da Copa da Romênia de 2007/08 e foi campeão nacional na última temporada, fato que alçou a equipe diretamente à fase de grupos.

O apelido de "Chelsea de Ialomita" – região onde se localiza a cidade de Urziceni – se deu exatamente por influência de Petrescu, além da equipe ter como predominante a cor azul e utilizar a figura de um Leão em seu símbolo, assim como os ingleses. Apesar de um elenco entrosado, tem apenas dois jogadores na atual selecionado da Romênia – o zagueiro Maftei , recém chegado, e o meia Apostol – o que põe em xeque o real potencial da equipe. fora dos seus domínios. Deve ser um mero figurante em sua surpreendente e entusiasmada estréia nesta Champions.

Fotbal Club Unirea Voluntari Urziceni Status:
Status: Azarão
Melhor resultado na UCL: Estreante
Time-Base: Arlauskis; Maftei, Galamaz (Nicu), Bruno Fernandes e Bordeanu; Paraschiv, Ricardo Gomes, Frunza e Paduretu (Apostol); Bilasco e Rucescu
Ele é o cara: Graças as boas atuações na Liga I, o meia Iulian Apostol passou a ser chamado para a seleção romena. Articulador, vive o melhor momento em sua carreira e ajudou a comandar a equipe rumo ao seu primeiro título nacional.
Olho nele: Com apenas 21 anos, o lituano Giedrus Arlauskis foi eleito o melhor goleiro da última liga romena. É um goleiro técnico, dada a sua estatura baixa para um goleiro (apenas 1,84m).
Tem brasuca aí? Ricardo Gomes (meia)
Pontos Fortes: Despretensiosos nesta estréia, sabem usar o contra-ataque a seu favor, como fizeram na conquista da Liga I; Bilasco é bom cabeceador.
Pontos Fracos: Pouca variação de jogadas, quando tem a posse da bola. O time depende muito de meias e zagueiros que vem de trás, além de bolas paradas e lançamentos.

Jogos:
16/09 Stuttgart x Rangers
16/09 Sevilla x Unirea Urziceni
29/09 Unirea Urziceni x Stuttgart
29/09 Rangers x Sevilla
20/10 Rangers x Unirea Urziceni
20/10 Stuttgart x Sevilla
04/11 Unirea Urziceni x Rangers
04/11 Sevilla x Stuttgart
24/11 Rangers x Stuttgart
24/11 Unirea Urziceni x Sevilla
09/12 Stuttgart x Unirea Urziceni
09/12 Sevilla x Rangers

Nenhum comentário: