11.9.09

Especial Champions League 2009/10 - Grupo D

Chelsea
Técnico ideal?

Depois da saída de José Mourinho do comando do Chelsea, a equipe nunca mais conseguiu achar uma identidade compatível ao seu elenco – que pouco mudou – no banco de reservas. Avram Grant, Felipão e Guus Hiddink passaram, mas independente de seus resultados e competências no comando dos Blues, ainda faltava algo. Até que chegou o competente e contestado Carlo Ancelotti, muito desgastado nos últimos anos à frente do Milan. Ancelotti não é um técnico que prima abertamente pelo jogo bem jogado, mas pelo futebol de resultados, pensando primeiro em se defender para depois atacar. E nesse Chelsea, de tantos jogadores talentosos, o italiano deve encontrar jogadores muito obedientes taticamente, o que deve facilitar em muito o seu trabalho.

O Chelsea manteve sua base e não gastou grandes quantias em reforços, sendo o mais significativo deles o ala/lateral russo Yuri Zhirkov (ex-CSKA, € 21 milhões), sonho antigo de Roman Abramovitch. Mas a princípio, o russo será apenas opção do consolidado time, que depende das boas performances de Cech, da liderança e segurança de Terry, da versatilidade de Essien, eficiência de Lampard e o faro de gol de Drogba. Ainda buscando o eldorado europeu, o Chelsea e chegou pelo menos às semifinais de cinco das últimas seis Champions League, principalmente pelo seu aproveitamento dentro de Stamford Bridge, especialmente quanto dificultou ao máximo a vida dos dois últimos campeões do torneio. Talvez, a experiência do pragmático Ancelotti – duas vezes campeão europeu com o Milan – seja o elemento que falta para os Blues chegarem ao topo.

Chelsea Football Club
Status: Favorito ao título
Melhor resultado na UCL: Vice-campeão em 2007/08
Time-Base: Cech; Bosingwa, Ricardo Carvalho, Terry e Ashley Cole; Mikel (Ballack), Essien, Malouda (Deco) e Lampard; Anelka e Drogba
Ele é o Cara! A cada temporada que passa, Frank Lampard se torna mais imprescindível à equipe, não importa com qual esquema e técnico. Ótimo passe, remates precisos e muita aplicação tática são as marcas registradas do camisa oito dos Blues e do English Team. Para se ter uma idéia de sua regularidade, a média de gols do meia nas últimas cinco temporadas é de 20.
Olho Nele: Sonho antigo de Abravovitch no Chelsea, finalmente o ala/meia russo Yuri Zhirkov chegou à Londres. Eficiente no balanço entre ataque e defesa, o meia não botou fé nos conselhos do mecenas do Chelsea, após uma final de Copa da Rússia, em 2006: “Comece a aprender inglês”. Será seu empecilho inicial para se incorporar ao elenco londrino.
Tem brasuca aí? Alex (zagueiro) e Belletti (lateral)
Pontos Fortes: Além de um meio-campo que sabe marcar e sair com qualidade, é uma equipe fortíssima na bola aérea; A zaga é bem postda e tem jogadores que podem desequilibrar a qualquer momento, como Lampard e Drogba; Elenco bem diversificado.
Pontos Fracos: Mesmo com a boa opção de Cole pela esquerda, o Chelsea, por vezes, costuma afunilar muito o jogo pelo meio, além de ter uma dupla de ataque “pesada”, com dois homens que primam como característica serem referências na área.

Porto
Inimigo íntimo

Teoricamente disputando a segunda vaga à fase final com o Atlético de Madrid, o Porto pode ter uma pequena vantagem sobre os rivais espanhóis na disputa: além de estar em sua sétima disputa consecutiva na fase de grupos da Champions, enfrentaram o Chelsea na fase de grupos em 2004/05 e em 2003/04, quando os portistas tinham no banco o polêmico técnico José Mourinho, que depois foi para Stamford Brigde após ser campeão europeu naquela temporada. Desde então, muitos jogadores que se destacaram na equipe lusa acabariam no Chelsea, como Ricardo Carvalho, Deco, Paulo Ferreira e Bosingwa, citando exemplos do elenco atual. E em 2008/09, o Porto eliminou o Atlético de Madrid nas oitavas, pelos gols marcados fora de casa (2-2 e 0-0).

Para esta temporada, os Dragões perderam suas grandes referências técnicas nas últimas temporadas, ao vender o meia Lucho González ao Marseille e o eficiente Lisandro Lopez ao Lyon. Para tentar repor as sentidas perdas, o Porto trouxe o versátil meia Fernando Belluschi, do Olimpiacos e o atacante Falcao Garcia, do River Plate. A saída de Lisandro deixa o centroavante Hulk com todas as esperanças de boas jogadas e gols da equipe. Com esse novo panorama, Jesualdo Ferreira ensaia uma mudança tática na equipe, ao favorecer o estilo de jogo de Hulk centralizando-o entre os zagueiros e abrindo dois atacantes pelos flancos. Com isso, Belluschi torna-se o principal armador da equipe, auxiliado pelo eficiente Raul Meirelles, que chega de trás.

Futebol Clube do Porto
Status: Vaga na Europe League
Melhor resultado na UCL: duas vezes campeão (1986/87 e 2003/04)
Time-Base: Hélton, Fucile, Rolando, Bruno Alves e Pereira; Fernando, Raul Meirelles e Belluschi; Mariano González, Falcao (Farias) e Hulk
Ele é o Cara! Contratado na temporada passada, o futebol força, raça e de gols de Hulk logo conquistou a torcida portista. Com a saída de Lisandro López, a missão do brasileiro em ser o homem-gol aumentou muito.
Olho Nele: Prodígio da seleção portuguesa sub-21, o lateral Miguel Alves já havia sido contratado desde janeiro, mas só agora se incorporou ao Porto. Se conseguir se firmar, logo será titular da ala direita do Porto. Ocupada por Fucile, que apesar de ser titular há um bom tempo, está longe de ser incontestável na posição.
Tem brasuca aí? Helton (goleiro), Maicon (zagueiro), Fernando (volante) e Hulk (atacante)
Pontos Fortes: O meio-campo técnico formado por Belluschi e Meirelles; a bola aérea com o zagueiro Bruno Alves e o esquema tático armado por Jesulado Fereira, que favorece o futebol de Hulk.
Pontos Fracos: Laterais pouco efetivos no apoio; Helton não é um poço de segurança no gol e zaga lenta.

Atlético de Madrid
Aposta na dupla latina

O grande trunfo do Atlético de Madrid para chegar ao mata-mata da Champions tem dois expoentes: a arisca dupla de atacantes sulamericanos Diego Forlán e Sergio Agüero, que foi responsável por 49 dos 80 gols dos colchoneros na última La Liga. Para municiá-los, Simão e Máxi Lopez já mostraram ser jogadores bastante técnicos, com o português sendo pontual nas bolas paradas e o argentino um valioso e versátil jogador que auxilia defesa e ataque. No campo das contratações, o técnico Abel Resino fez uma boa limpa em seu elenco, mas sem perder nenhum jogador vital, a exceção de Heitinga, negociado no último dia da janela de transferências. Contudo, incrementou o elenco ao trazer o zagueiro da seleção espanhola Juanito (ex-Betis) e o prodígio goleiro Sergio Asenjo, por € 5 milhões, após boa temporada no Valladolid. Na fase preliminar, não precisou fazer muita força para vencer o Panathinaikos por duas vezes e garantir sua vaga.

Para ir bem, precisa vencer o estigma de ser um ótimo time no papel e nas pranchetas táticas, mas que não rende de acordo no campo de jogo. Apesar de menos experiente em Champions League em relação a Porto e Chelsea, tem um time mais técnico que os portugueses e pode endurecer a missão dos ingleses. Basta que seus jogadores rendam de acordo.


Club Atlético de Madrid S.A.D.
Status: Fase Final
Melhor resultado na UCL: vice-campeão em 1973/74
Time-Base: Asenjo; Perea, Ujfalusi, Juanito e López; Raúl Garcia, Paulo Assunção (Jurado), Máxi López e Simão; Agüero e Fórlan.
Ele é o Cara! Apesar da inegável técnica de Agüero, o atacante uruguaio Forlán vive fase incrível: foi o artilheiro da última liga espanhola, com impressionantes 32 gols em 33 jogos, o que lhe garantiu a Chuteira de Ouro da última temporada na Europa.
Olho Nele: Com apenas 20 anos, Asenjo é a esperança no gol do Atletí. O clube negociou dois goleiros experientes do elenco (Coupet e Léo Franco), apostando no potencial do goleiro, com passagens pelas seleções de base da Espanha.
Tem brasuca aí? Paulo Assunção (volante) e Cléber Santana (meia)
Pontos Fortes: Ataque muito veloz e meio-campistas técnicos.
Pontos Fracos: Falta de opções confiáveis na lateral direita.

APOEL
Inspiração no Anorthosis

A exemplo de seus compatriotas do Anorthosis Famagusta, o APOEL chegou à fase principal do torneio após ter passado por três adversários na fase pré-eliminatória - EB/Streymur (FAR), Partizan (SER) e Copenhagen (DIN) – marcando dez gols e sofrendo três em seis partidas. E assim como o despretensioso Anorthosis em 2008/09 – que quase se classificou à fase final – o APOEL vem como franco atirador e esperando não fazer feio em sua estréia nesta fase.

Com um time de muitos desconhecidos do grande público, o armador da equipe é Constantinos Charalambides, jogador da seleção cipriota. A base da equipe é formada pelo zagueiro Marcin Zewlakow, o meia Kamil Kosowski e o recém contratado Adam Sikora, todos poloneses. O artilheiro da equipe nesta Champions, até aqui, é o sérvio Nenad Mirosavljević, com três gols. É um time basicamente formado por jogadores mais velhos e que não deram certo em centros menores do futebol europeu. Por isso, não podemos esperar grandes jornadas dos Thyrlos. Mas ninguém esperava nada do Anorthosis no ano passado e deu no que deu. A princípio, deve ser o saco de pancadas da chave.

Athletikos Podosferikos Omilos Ellinon Lefkosias
Status: Azarão
Melhor resultado na UCL: estreante
Time-Base: Chiotis; Poursaitidis, Kontis, Nuno Morias (Paulo Jorge) e Haxhi; Broerse, Satias, Kosowski, Hélio Pinto e Charalambides; Mirosavljević (Sikora)
Ele é o Cara! Formado na base do APOEL, o meia Charalambides já rodou pelo futebol grego e por divisões inferiores da Alemanha, voltando ao futebol local em 2008. É responsável pela armação da equipe.
Olho Nele: Com poucos atacantes no time, Andreas Papathanasiou retornou de empréstimo recentemente e pode dar mais fôlego ao setor, que conta com jogadores mais experientes, uma vez que o cipriota tem apenas 25 anos.
Tem brasuca aí? Jean Paulista (meia)
Pontos Fortes: Base que joga há algum tempo junta e a despretensão da equipe nesta fase de grupos.
Pontos Fracos: O campeonato cipriota não serve de parâmetro ao compararmos com os grandes torneios europeus. Time com muitos jogadores mais velhos, o que pode atrapalhar, no que diz respeito a condição física dos atletas em jogos desgastantes.

Jogos:
15/09 Chelsea x Porto
15/09 Atlético de Madrid x APOEL
30/09 APOEL x Chelsea
30/09 Porto x Atlético de Madrid
21/10 Porto x APOEL
21/10 Chelsea x Atlético de Madrid
03/11 APOEL x Porto
03/11 Atlético de Madrid x Chelsea
25/11 Porto x Chelsea
08/12 Chelsea x APOEL
08/12 Atlético de Madrid x Porto

Um comentário:

Leandrus disse...

Aposto no Chelsea e no Atletico de Madrid nesse grupo. Porém, é como você disse: o clube espanhol precisa provar em campo que tem potencial para se dar bem nos campeonatos da mesma maneira que pensamos quando vemos o time no papel. E sinceramente, acho esse time do Porto muito enfraquecido em relação a outros que já vi, logo não aposto numa eventual classificação dos portugueses.

Ateh!