13.9.09

Especial Champions League 2009/10 - Grupo F

Barcelona
Pra ganhar tudo outra vez?

Se havia alguma dúvida de que é possível jogar bonito, pra frente, encantar e ao mesmo tempo mostrar resultados conquistando títulos, o Barcelona da temporada passada acabou com ela. Batendo recordes em La Liga, foi a primeira equipe espanhola a conquistar o Triplete: La Liga, Champions League e Copa do Rei. Mas é como diz o ditado: chegar ao topo é "fácil", difícil é se manter. O Barça agora é o time a ser batido. O time é quase que o mesmo que bateu o Manchester na grande final de Roma, com uma "pequena grande" mudança: saiu Eto'o, entrou Ibrahimovic. Apesar de goleador, o camaronês já não contava com um clima muito bom na Catalunha. Já o sueco preferiu deixar a Inter para realizar o sonho de ganhar a Champions. Maior contratação da historia do Barça, é um excelente jogador, mais técnico e tão mortal quanto Eto'o, mas a troca pode trazer mudanças na forma de o time jogar, e este vai ser o grande desafio de Guardiola para esta temporada.

No mais, continua a mesma coisa. Puyol, apesar da raça, vai continuar limitado e dando uns sustos de vez em quando, assim como o goleiro Valdez. Xavi e Iniesta, campeões europeus por time e seleção, continuam sendo o motor e o coração da equipe. Apesar das fracas atuações pela seleção, Messi tem tudo pra voltar a brilhar e ser novamente o nome da equipe blaugrana, infernizando as defesas rivais. Não teria nada melhor para os fanáticos culés do que conquistar o bicampeonato, quem não vem desde as temporadas de 1988/89 e 89/90 com o Milan, jogando a decisão na casa do arquirrival Real Madrid, pondo água no chope dos novos galácticos. Pra isso, já vai ter a pedreira da Inter de Milão na fase de grupos. Bom para chegar preparado para o mata-mata.

Fútbol Club Barcelona
Status: Favorito ao titulo
Melhor resultado na UCL: Três vezes campeão (1991/92, 2005/06, 2008/09)
Time-Base: Valdez; Daniel Alves, Pique (Puyol), Marquez e Abidal; Toure, Xavi e Iniesta; Henry, Ibrahimovic e Messi.
Ele é o cara! Depois da saída de Ronaldinho, Messi vestiu a 10 e assumiu a responsabilidade de liderar o time. Dito e feito. O jovem espanhol não decepcionou e brilhou, mostrando até um faro de artilheiro que não se esperava. Pelos feitos realizados na temporada passada, deve ser o ganhador do prêmio de melhor do mundo da FIFA no final do ano.
Olho nele: Mais uma entre tantas outras revelações da base blaugrana, Bojan Krkic vem amadurecendo e se aprimorando, sendo cada vez mais utilizado por Guardiola. Depois de fazer uma boa pré-temporada, tem a responsabilidade de substituir uma das estrelas do ataque do Barca sempre que for preciso e sem deixar o rendimento cair, o que não é pouca coisa.
Tem brasuca aí? Daniel Alves (lateral direito) e Maxwell (lateral esquerdo)
Pontos fortes: Com apenas uma mudança em relação ao ano passado, os jogadores estão bem entrosados e prontos pra reeditar o sucesso. A chegada de Maxwell e Chygrynskiy dá mais opções para Guardiola definir a zaga ideal. Xavi e Iniesta são dois dos melhores meias da atualidade, defendendo e atacando com a mesma qualidade, além de serem, principalmente o primeiro, bons de bola parada e assistências. O trio de ataque tem nada menos que Henry, Ibrahimovic e Messi.
Pontos fracos: A temporada passada provou-se favorável ao catalães não apenas pelos títulos, mas pela ausência de desfalques por lesões por bastante tempo. Talvez pelo alto nível dos titulares, algumas posições não possuem reservas a altura, como é o caso de Daniel Alves na lateral direita e de Xavi e Iniesta no meio. Talvez a equipe demore um tempo para se acostumar com a mudança de Eto'o por Ibrahimovic.

Dynamo de Kiev
O bom filho a casa torna

Talvez seja esse o sentimento dos ucranianos com a volta do artilheiro Shevchenko. Maior nome do futebol do país, o craque volta ao time que o consagrou para tentar repetir a façanha da temporada de 1998/99, quando liderou o time até as semifinais da competição, vendendo caro a eliminação para os alemães do Bayern de Munique. Atual campeão nacional, o Dynamo não deu sorte no sorteio dos grupos e, por mais que a torcida sonhe, só mesmo um milagre para a equipe deixar Barcelona ou Inter de fora da próxima fase. E, para piorar, vai encontrar um Rubin Kazan embalado. Pela tradição, é favorito a ficar com a terceira vaga, mas vai precisar passar pelos russos ou perder menos pontos para os gigantes do grupo.

Para chegar até aqui, eliminou o Drogheda United da Irlanda (uma vitória e um empate) e despachou o Spartak Moscou, com um duplo e categórico 4 a 1, um resultado surpreendente. O técnico Gazzaev, responsável por levar o CSKA ao título da Copa da UEFA em 2005 (antecessora da atual Europa League), é metódico e conhecido por ser linha-dura, e costuma montar equipes bastante compactas e organizadas. Vuco'ic é o homem do meio campo, responsável por deixar o atacante Milevskiy na cara do gol.

ФК Динамо Київ - FK Dynamo Kyiv
Status: Vaga na Europe League
Melhor resultado na UCL: Semifinalista (1998/99)
Time-Base: Shovkovskyi; Betão, Diakhaté, Khacheridi (Leandro Almeida) e Nesmachnyi (Gerson Magrao); Eremenko, Vukojevic e Aliyev (Ninković); Gusev, Milevskiy e Shevchenko (Yarmolenko)
Ele é o cara! Eleito melhor jogador do campeonato ucraniano na temporada passada, Milevskiy é forte e habilidoso. O atacante tem um estilo mais cadenciado e elegante, sendo por isso chamado de preguiçoso algumas vezes. Mas tem faro de gol: marcou cinco dos 12 gols do Dynamo na fase classificatória.
Olho nele: Aliyev é um meia que chega bastante ao ataque, fazendo seus gols e distribuindo assistências. O jogador de 24 anos é conhecido por ter um temperamento difícil dentro e fora de campo, mas mostrou ter superado essa fase na temporada passada.
Tem brasuca ai? Betão (zagueiro), Leandro Almeida (zagueiro) e Gerson Magrao (lateral esquerdo).
Pontos fortes: O meia Aliyev está em boa fase e costuma deixar seus companheiros na cara do gol. O ataque, liderado por Milevskiy, mostrou estar afinado, e pode ficar ainda melhor com a presença de Shevchenko, que não participou da fase classificatória. Os laterais costumam ficar mais presos (Betão costuma jogar de lateral direito), dando mais liberdade para os meias, que se utilizam bastante das jogadas pelas laterais.
Pontos fracos: A chegada de Shevchenko ainda é uma incógnita. O jogador não apresenta um bom futebol há anos, e pode causar certa desarmonia na equipe, que já não tem um ambiente dos melhores, vide a curta passagem de Guilherme (ex-Cruzeiro e agora no CSKA), muito devido ao forte temperamento do comandante Gazzaev.

Inter de Milão
Cansada de só ganhar o scudetto

Os seguidos títulos no Calcio já não são mais suficientes para os comandados de José Mourinho. Contratado na temporada passada para colocar um fim ao jejum que já dura mais de 40 anos, o técnico português tem a sua segunda chance de levantar a taça da Champions pela Inter. Se perdeu seu principal jogador das últimas temporadas, Ibrahimovic, a diretoria não ficou parada: além de Eto'o, trouxe Diego Milito, Thiago Motta (ambos ex-Genoa), Lúcio (ex-Bayern de Munique) e Wesley Sneijder (ex-Real Madrid), entre outros, além de contar com a volta de Quaresma (emprestado ao Chelsea), reforçando ainda mais o já forte elenco nerazzurri.

Dessa forma, a equipe entra como uma das favoritas ao título. Julio Cesar é um dos melhores goleiros do mundo da atualidade e passa muita segurança para a defesa, que ficou ainda melhor com a chegada de Lúcio. O meio campo e o ataque tem muitas opções, o que dá ao técnico Mourinho a liberdade de utilizar determinado esquema tático dependendo do adversário, com a certeza de manter o nível independentemente dos 11 titulares, ou mudar o panorama da partida se o time não estiver rendendo. Aliás, não será fácil escolher esses 11. Mesmo se tiver que se dedicar um pouco mais para levar o penta italiano em relação a temporada passada, a Inter não medira esforços para voltar a vencer o nobre torneio europeu. Imperdível o jogo de abertura do grupo, entre Inter e Barcelona, em Milão. Segundo o site nerazzurri, já não ha mais ingressos disponíveis para o clássico, que promete ser ainda mais disputado devido as declarações dada por Ibra. "Eles [a Inter de Milão] ficaram 17 anos sem ganhar nada , até que eu cheguei. Fiquei três anos lá e nós ganhamos três ligas", afirmou o sueco. Para responder, o zagueiro Materazzi foi categórico: "Muito obrigado pelos três títulos, Ibra. Nos vemos no dia do jogo"

Football Club Internazionale Milano SpA
Status: Favorita ao título
Melhor resultado na UCL: Duas vezes campeã (1963/1964, 1964/1965)
Time-Base:
Júlio César; Maicon, Lúcio, Samuel, Chivu (Santon); Cambiasso (Vieira), Zanetti (Stankovic), Thiago Motta (Muntari); Sneijder; Eto'o, Milito (Balotelli).
Ele é o cara! Num elenco tão cheio de grandes jogadores, pode soar estranho apontar um goleiro como o cara do time. Mas Júlio César tem jogado demais. Apontado merecida mente por alguns como o melhor goleiro do mundo da atualidade, o brasileiro atingiu a maturidade técnica e psicológica, sem repetir certos erros do começo de carreira, se tornando uma muralha para os ataques adversários.
Olho nele: Com a saída de Maxwell e as constantes lesões do romeno Chivu, o jovem Davide Santon, de apenas 19 anos, fez uma boa pre-temporada e ganhou elogios do português Mourinho, convencido que o lateral ira se firmar no time durante os próximos anos. Já foi chamado uma vez para a seleção principal, e chegou a ser definido como "um predestinado que lembra o jovem Paolo Maldini" pelo técnico da Azzurra, Marcello Lippi.
Tem brasuca aí? Julio Cesar (goleiro), Lúcio (zagueiro), Maicon (lateral direito), Thiago Motta (meia) e Mancini (meia)
Pontos fortes: Os reforços vieram para reforçar o que já era bom. Mourinho tem muitas opções pra montar o time que considera ideal. Maicon continua com liberdade para atacar pelo flanco direito. Eto'o deixou o ataque mais leve e veloz, o que pode combinar com o futebol do meia Sneijder, preciso na armação e nos passes para gol. A bola parada é outro ponto explorado com frequência.
Pontos fracos: A pressão e ansiedade parecem ser os primeiros adversários que a equipe interessa precisa superar, antes mesmo de Barcelona e outros. Mesmo com a experiência de atletas e treinador, o jejum pode influenciar o rendimento da equipe. Alguns chegam a dizer que Mourinho poderia ser obrigado a procurar um novo trabalho se falhar em atingir o sonho de voltar a vencer a Champions.

Rubin Kazan
Batismo de fogo

A presença do Rubin Kazan no Grupo F faz o nome da competição ganhar sentido: é o único entre os oito da competição a ser formado apenas pelos atuais campeões nacionais. Com as mudanças implementadas para dar mais chances aos times de países periféricos, o surpreendente campeão russo não precisou passar pela fase de classificação, fazendo sua estréia direto na fase de grupos. A melhor experiência da equipe em competições da UEFA se resume a participação na primeira fase da Copa da UEFA (antecessora da atual Europe League), na temporada 2006/07.

Os veteranos Savo Milosevic e Serhiy Rebrov faziam parte do time campeão, mas deixaram a equipe nesta temporada. Quem continua é o experiente meia Semak, de 33 anos, que conseguiu voltar à seleção depois de ser um dos destaques do Kazan, sendo inclusive o capitão do time que foi eliminado nas semifinais da Euro 2008. O meticuloso e detalhista treinador Gurban Berdiyew está a frente da equipe desde 2001, quando esta ainda disputava a segunda divisão. Em boa fase e na liderança do campeonato russo, o time pode tirar pontos importantes de Barcelona e Inter e, apesar de azarão, pode beliscar uma vaga da Europe League.

Футбольный клуб Рубин Казань - Futbolniy Klub Rubin Kazan
Status: Azarão
Melhor resultado na UCL: Estreante
Time-Base: Ryzhikov; Balyaikin, Sharonov, Navas, Ansaldi; Noboa, Sibaya, Semak (Kabze), Karadeniz (Kasaev); Bukharov (Ryazantsev), Dominguez.
Ele é o cara! O veterano Semak é o cérebro da equipe. O incansável jogador atua por todo o campo, ajuda na marcação, é o responsável pela armação e por fazer a bola chegar com qualidade aos pés do argentino Dominguez.
Olho nele: O atacante Aleksandr Bukharov não fez um bom campeonato russo em 2008, mas nessa temporada já marcou 10 gols em 14 jogos pela equipe. Muito forte no jogo aéreo e bom finalizador, o russo de 24 anos pode dar bastante trabalho para as defesas adversárias.
Tem brazuca aí? Nenhum
Pontos fortes: Gurban Berdiyew gosta de postar a sua equipe de forma compacta e fechada, jogando num 4-4-1-1, o que torna complicada a vida dos meias e atacantes adversários. Sua grande arma é o contra-ataque veloz, com jogadas tanto pelo meio quanto pelas laterais, principalmente com Karadeniz (ou Kasaev) pela esquerda. Bukharov e Dominguez estão em boa fase e formam uma boa dupla na frente.
Pontos fracos: A falta de experiência internacional deve pesar, principalmente atuando fora de casa. O lateral argentino Ansaldi costuma deixar espaços na defesa quando vai para o ataque e demora para recompor a defesa.

Jogos:
16/09 Inter de Milão x Barcelona
16/09 Dynamo Kiev x Rubin Kazan
29/09 Barcelona x Dynamo Kiev
29/09 Rubin Kazan x Inter de Milão
20/10 Inter de Milão x Dynamo Kiev
20/10 Barcelona x Rubin Kazan
04/11 Dynamo Kiev x Inter de Milão
04/11 Rubin Kazan x Barcelona
24/11 Barcelona x Inter de Milão
24/11 Rubin Kazan x Dynamo Kiev
09/12 Dynamo Kiev x Barcelona
09/12 Inter de Milão x Rubin Kazan

Um comentário:

Vinicius Grissi disse...

Um grupo forte demais. Barça e Inter devem se classificar. Mas o Dinamo será um time difícil de ser batido, principalmente quando jogar em casa. O Rubin Kazan, deve mesmo ser o saco de pancadas. Quem perder pontos para ele, pode pagar caro.