12.9.09

Especial Champions League 2009/10 - Grupo E

Liverpool
Confiança na tradição


Copeiro. Não há outra equipe que se encaixa tão bem nesse rótulo quanto o Liverpool. Mesmo com a perda de quatro atletas (Hyypia, Pennant, Arbeloa e Xabi Alonso), o time da Terra dos Beatles soube comprar promissores substitutos sem gastar altas cifras. Trouxe o bom lateral Johnson (ex-Portsmouth), o zagueiro Kyrgiakos (ex-AEK) e o meia Aquilani (ex-Roma). Voronin, que voltou de empréstimo, também foi reintegrado. Nada mal para uma equipe conhecida por apresentar um equilibrado elenco.

O maior problema dos liverpudlianos neste início encontra-se no departamento médico. Com Agger e Fábio Aurélio lesionados, Rafa Benítez se desdobra na tentativa de encontrar atletas para estas posições.

Para os Reds, pior do que amargar 20 anos sem conquistar a liga nacional, certamente foi ver o rival Manchester sobressair-se e alcança-lo em número de conquistas: 18. Mas uma coisa é certa: na Champions League a história é completamente diferente. E o time liderado pelo astro Gerrard sabe muito bem disso.

Liverpool Football Club
Status: Favorito
Melhor participação na UCL: Pentacampeão (1976/77, 1977/78, 1980/81, 1983/84 e 2004/05)
Time-base: Reina; Johnson, Agger (Skrtel), Carragher e Fábio Aurélio (Insúa); Lucas, Mascherano, Riera (Benayoun), Gerrard e Kuyt; Torres.
Ele é o cara! Atuando como único centroavante do time, Fernando Torres, que passa por ótimo momento, reveza-se entre o papel de pivô e de goleador da equipe. Tem uma excepcional média de gols no clube: 0,62 por jogo.
Olho nele! Beneficiado pela contusão de Agger, Daniel Ayala acabou de ser promovido para o elenco titular e já disputou 2 jogos pela Premier League. Muito elogiado, o jovem espanhol de 19 anos é o novo queridinho de Rafa Benítez.
Tem brasuca aí? Diego Cavallieri, goleiro; Fábio Aurélio, lateral; Lucas, volante
Pontos fortes: A alta defesa é forte, sofre poucos gols. Johnson e Fábio Aurélio são perigosos, atacam muito bem. A dupla Gerrard-Torres é talentosa e tem capacidade de decidir uma partida a qualquer momento.
Pontos fracos: Reina é inconstante, não passa confiança aos ingleses. Lucas ainda não adaptou-se à função que Xabi Alonso exercia. Sente a ausência de um meia decisivo que possa dividir a responsabilidade ofensiva com Gerrard.

Lyon
Hora de vir a bonança?

Após o fracasso na temporada passada, quando acabou o campeonato apenas na 3ª posição, a diretoria do Lyon fez o que parecia eminente: renovou seu elenco. Juninho Pernambucano, maior astro do clube, rescindiu seu contrato. Além dele, Grosso, Kader Keita, Mounier e Benzema também foram embora. Para compensar as perdas, o time de Gerland contratou o atacante Gomis (ex-Saint-Ettienne), o meia Michel Bastos (ex-Lille) e o lateral Cissokho e o avante Lisandro López (ambos ex-Porto). Já Anderson, voltou de empréstimo.

Por enquanto as contratações trouxeram resultado. A facilidade demonstrada nos jogos em que eliminou o Anderlecht (vitórias por 3 a 1 e 5 a 1) reanimou seus torcedores. E com o retorno do outrora lesionado Govou, traz mais esperanças ainda. Nesta fase, deve levar a melhor contra o seu concorrente direto à vaga, a Fiorentina. Contudo, não me surpreenderia se os Gones vacilassem e caíssem mais cedo. Afinal, o trabalho de Claude Puel está longe de ser confiável...

Olympique Lyonnais
Status: Briga pela fase final
Melhor participação: Quartas-de-finais (2003/04, 2004/05 e 2005/06)
Time-base: Lloris; Reveillere, Cris, Bodmer e Cissokho; Toulalan (Makoun), Kallstrom e Pjanic;
Michel Bastos e Lisandro Lopez; Govou (Gomis). Técnico: Claude Puel.
Ele é o cara! Lisandro Lopez atravessa a melhor fase de sua carreira. Atuando mais fixo na área ou vindo detrás, é a grande esperança lionesca em fazer uma melhor campanha na Champions. Matador, já balançou a rede 6 vezes em 5 partidas disputadas.
Olho nele! Ishak Belfodil ganha cada vez mais espaço no OL. Integrado a equipe principal neste ano, já demonstrou personalidade quando entrou no gramado. Bom cabeceador, o centroavante é tido como uma das maiores promessas francesas.
Tem brasuca aí? Anderson e Cris (zagueiros), Éderson e Michel Bastos (meias).
Pontos fortes: Tem meio-campistas inteligentes. Além de defenderem bem, ajudam na armação. Possui um trio ofensivo muito forte: Bastos-Lisandro-Govou. Lloris passa por um ótimo momento. Não à toa, roubou a vaga de Coupet na seleção.
Pontos fracos: Nunca fez uma bela campanha no torneio. Tem síndrome de “pipocar” em decisões. Não tem reservas que possam substituir seus titulares à altura, sobretudo na defesa. Com a saída de Juninho, perdeu sua maior referência cerebral.

Fiorentina
Reformulação para surpreender

Após empatar duas vezes com o Sporting e conseguir sua vaga na fase de grupos graças aos gols marcados fora de casa, a Fiorentina chega fortalecida ao torneio, ambicionando até, uma classificação para a próxima fase. O maior problema está no elenco, completamente reformulado. O time perdeu vários jogadores importantes: Felipe Melo, Kuzmanovic, Semioli... Para piorar, Storari, Zauri, Bonazzolli e Almirón não tiveram os seus empréstimos prorrogados e também saíram.

Para compensar o prejuízo, a Viola foi às compras. Oito atletas desembarcaram em Florença: os atacantes Nsereko (ex-West Ham), Acosty Maxwell (ex-Reggianna) e José Castillo (ex-Lecce), os meias Di Tacchio (ex-Ascoli), Marchionni e Cristiano Zanetti (ambos ex-Juventus) e os defensores De Silvestri (ex-Lazio) e Natali (ex-Torino).

Longe do entrosamento ideal, Cesare Prand
elli confia nos avanços laterais de seus meias e na experiência da dupla Mutu-Gilardino para permanecer na competição. É melhor Liverpool e Lyon não vacilarem.

Associazione Calcio Fiorentina
Status: Vaga na Europe League
Melhor participação: Vice-campeã (1956/57)
Time-base: Frey; Comotto, Dainelli (Natali), Gamberini e Vargas (Pasqual); Cristiano Zanetti e Donadel (Gobbi); Marchionni, Montolivo e Mutu (Jovetic); Gilardino.
Ele é o cara! Depois de uma passagem apagada pelo Milan, Alberto Gilardino redescobriu seu bom futebol com a Fiorentina. Perigoso, é o maior referencial ofensivo da equipe. Só no ano passado, marcou 19 gols.
Olho nele! Stefan Jovetic é o 12º jogador do elenco da Viola. O montenegrino de 19 anos é muito habilidoso e arremata muito bem a média e longa distância. Foi dele o gol que deu o empate e a classificação à fase de grupos. Tem estrela.
Tem brasuca aí? Nenhum
Pontos fortes: Frey é um grande goleiro. Sempre atua bem, quando exigido. Marchionni e Vargas atacam muito bem pelos flancos do campo. Mutu e Gilardino têm estrela. Podem decidir um jogo em apenas um lance.
Pontos fracos: Possui uma defesa inconstante que falha incessantemente. Como modificou muito o seu elenco, não possui um time entrosado. Sente a falta de um atleta que consiga repetir a mesma função de Felipe Melo.

Debreceni
Sem nada a perder

Estar entre os 32 melhores esquadrões do Velho Continente é motivo de orgulho para o Debreceni. Sem querer desmerecer o feito dos húngaros, mas convenhamos que, Kalmar, Levadia Tallin e Levski Sofia não botam medo em ninguém.

Pelo menos a base do time foi mantida. Apenas alguns jovens valores foram emprestados. Em contrapartida, 9 atletas foram contratados, com destaque para o francês Coulibaly (ex-Antuérpia) e para os selecionáveis alas húngaros: Bodnár (ex-Red Bull Salzburg) e Szélesi (ex-Strassburg). Em um grupo recheado com equip
es bem mais tradicionais, pode se esperar um Loki retrancado, abusando de jogadas de bola parada, muitos chutes de fora da área e fortes contra-ataques puxados pelo veloz Rudolf.

Independentemente de ter dado sorte ou não, é bom abrir os olhos com o Debreceni, já que ultimamente, o futebol húngaro está novamente em alta. Até mesmo o selecionado principal vem dado trabalho nas Eliminatórias Européias para a Copa de 2010. Portugal que o diga.

Debreceni Vasutas Sport Club
Status: Azarão
Melhor participação na UCL: Estreante
Time-base: Polekszics; Bodnár (Szélesi), Komlósi (Máté), Mészáros e Leandro; Czvitkovics, Kiss e Varga; Szakály; Rudolf e Coulibaly (Oláh).
Ele é o cara! Gergely Rudolf é o principal nome do ataque húngaro. Oportunista, já atuou pela seleção em oito oportunidades, anotando um gol. Em 2008/09, foi eleito o melhor atleta da liga húngara.
Olho nele! O meio-campista Jozsef Varga tem 21 anos e destaca-se por sua aplicação tática e seu forte remate de média e longa distância. Marcou três gols na competição.
Tem brasuca aí? Hugo (lateral) e Vinícius (atacante).
Pontos fortes: As descidas do húngaro-brasileiro Leandro sempre representam perigo. Rudolf é o atleta mais talentoso do Debreceni. Tem de ser marcado homem-a-homem. O time é entrosado. A base é a mesma que foi bicampeã nacional.
Pontos fracos: A equipe é fraca. Individualmente possui poucos atletas que possam decidir. Mesmo atuando com três homens de marcação no meio, a defesa é frágil; Não tem experiência na competição.

Jogos:

16/09 Lyon x Fiorentina
16/09 Liverpool x Debreceni
29/09 Fiorentina x Liverpool
29/09 Debreceni x Lyon
20/10 Debreceni x Fiorentina
20/10 Liverpool x Lyon
04/11 Fiorentina x Debreceni
04/11 Lyon x Liverpool
24/11 Fiorentina x Lyon
24/11 Debreceni x Liverpool
09/12 Liverpool x Fiorentina
09/12 Lyon x Debreceni

Nenhum comentário: