15.9.09

Especial Champions League 2009/10 - Grupo H

Arsenal
Talentosos sim, amadurecidos talvez

Todo início de temporada é igual. O Arsenal perde duas ou três peças importantes e evita gastar fortuna para repô-las. Pelo menos dessa vez, há possíveis indicados para as vagas de Adebayor e Kolo Touré, vendidos ao Manchester City.

Na defesa, a única “cara-nova” deve assumir a posição: o promissor Vermaelen (ex-Ajax). No lugar do atacante togolês, Eduardo da Silva, brasileiro naturalizado croata, que ficou no estaleiro por um bom tempo, deve ser testado. Outras novidades? Apenas a volta de defensores outrora emprestados: Hoyte, Senderos e Traoré.

Engana-se, porém, quem acredita que os Gunners iniciarão a Champions tão inconstantes. As duas vitórias sobre o Celtic, pela última fase qualificatória dão mostras do amadurecimento de Cesc Fabregas, Denílson e companhia.

Em um grupo que não deve oferecer tanta resistência, Arsene Wenger terá tempo para fazer com que os londrinos consigam jogar de igual para igual com qualquer um. Após uma boa seqüência, não me surpreenderia se o Arsenal chegasse à final.

Arsenal Football Club
Status: Corre por fora pelo título
Melhor participação: Vice-campeão (2005/06)
Time-base: Almunia; Sagna, Gallas, Vermaelen e Clichy; Denílson, Diaby (Song), Cesc Fábregas e Arshavin; Van Persie (Rosicky) e Bendtner (Eduardo Silva). Técnico: Arsene Wenger.
Ele é o cara! Andrei Arshavin ganhou destaque na Europa ao liderar o Zenit rumo ao título da Copa da Uefa 07/08. Habilidoso e bom chutador, ele justifica a sua aquisição pelo Arsenal. Acumula 20 partidas, 8 gols e 10 assistências.
Olho nele! O galês Aaron Ramsey tem 18 anos e sua presença entre os selecionados do time do Emirates tem se tornado cada vez mais constante. Dono de muita força física e boa finalização já marcou um gol neste ano.
Tem brasuca aí? Denilson (volante)
Pontos fortes: Conta com um meio-campo leve, envolvente. Jogadas aéreas. Tanto as bolas paradas cobradas por Cesc quanto os cruzamentos efetuados por Clichy são perigosos. Dos “onze iniciais” todos têm habilidade para sair jogando. Até a zaga.
Pontos fracos: Almunia é inconstante e não passa tranqüilidade ao resto da equipe londrina. Sem Adebayor, sentirá falta de um referencial no ataque. Entre os favoritos é o que possui titulares com a menor média de idade. Em clássicos, isso pesa.

AZ Alkmaar
A vida sem Van Gaal

Depois de permanecer 28 anos na fila, a conquista da Eredivisie enfim coroou a constância apresentada pelo AZ nas últimas temporadas. Após bater na trave em 2005, 2006 e 2007, o título parecia eminente.

Uma coisa é certa. As saídas do treinador Louis Van Gaal e De Zeeuw trarão forte impacto ao time. Ainda mais quando vemos a lista de reforços formada basicamente por jovens e desconhecidos atletas: os meias Celso Ortiz (ex-Cerro Porteno), Elm (ex-Kaunas) e Wernbloom (ex-Goteborg), o goleiro Heijblok (ex-De Graafschap) e o avante Nielsen (ex-Chelsea). Nada animador.

Não restam dúvidas de que o novo comandante, Ronald Koeman, terá muito trabalho. Primeira missão? Modificar o aberto 4-3-3 e readaptar a equipe ao 4-4-2. Isso sem falar da pressão em comandar o Alkmaar com o mesmo brilhantismo que seu antecessor.

Ao menos o equilíbrio da chave dará a oportunidade dos holandeses sonharem com uma vaga na próxima fase. Tecnicamente, porém, estão um degrau abaixo do Olympiacos.

Alkmaar Zaanstreek
Status: Briga pela fase final
Melhor participação: Oitavas-de-finais (1981/82)
Time-base: Sergio Romero; Jaliens, Moisander, Moreno e Pocognoli (Poulsen); David Mendes, Schaars, Holman e Martens; El Hamdaoui e Moussa Dembélé (Lens). Técnico: Ronald Koeman.
Ele é o cara! O holandês-marroquino Mounir El Hamdaoui é o homem-gol do AZ. Todas as jogadas ofensivas chegam aos seus pés. Além de ter sido o artilheiro da Eredivisie, marcando 23 gols, foi eleito o melhor atleta da temporada passada.
Olho nele! Após barrar o experiente Didulica, o argentino Sergio Romero estreou pela seleção contra o Paraguai. Numa posição em que há tempos não existe um titular absoluto, não se surpreenda se ele for o escolhido de Maradona para o posto.
Tem brasuca aí? Ari (atacante)
Pontos fortes: El Hamdaoui atravessa ótima fase. Precisa ser marcado de perto. Mendes e Schaars formam uma interessante dupla de volantes, capaz de conduzir o meio-campo com habilidade. Conta com uma defesa alta, jovem e promissora.
Pontos fracos: Com laterais excessivamente defensivos, não possui opções de ataque pelas pontas do campo. Até agora, Holman não conseguiu substituir De Zeeuw à altura. El Hamdaoui ainda não encontrou um grande parceiro de ataque.

Olympiacos
Para repetir os feitos do rival

Certamente o maior desafio do Olympiacos é fazer uma campanha que justifique sua hegemonia na Grécia. Afinal, das últimas 14 ligas gregas, o time de Piraeus conquistou nada menos do que 13 títulos. Portanto, classificar-se para a próxima fase seria ótimo.

No elenco, mínimas perdas. Os veteranos Antzas, Kovacevic e Djordjevic encerraram a carreira enquanto que, Fernando Belluschi foi vendido. Em contrapartida, trouxe Derbyshire (ex-Blackburn), Maresca (ex-Sevilla) e Mellberg (ex-Juventus). Além deles, Raul Bravo (ex-Numancia) e Ledesma (ex-San Lorenzo) voltam de empréstimo.

A maior modificação, porém, apareceu no banco de reservas e durou muito pouco. O treinador georgiano Temuri Ketsbaía, que comandou os cipriotas do Anorthosis Famagusta - equipe responsável pela eliminação precoce dos Thrylos na Champions 2008/09 e que por pouco não desclassificou a Inter para a fase mata-mata - vinha sendo muito criticado e acabou precocemente deminitdo nesta semana. Na estréia contra o AZ, o interino Bozidar Bandovic comandará a equipe*. A mudança inesperada pode atrapalhar os planos reais de classificação dos gregos.

Ainda assim, num grupo sem uma grande segunda força, o Olimpiacos tem chances de surpreender. A facilidade demonstrada na fase qualificatória, quando derrubou Slovan Bratislava e Sheriff, apenas reafirma esta hipótese.

Olympiakos Syndesmos Filáthlon Pireós
Status: Briga pela fase final
Melhor participação: Quartas-de-finais (1998/99)
Time-base: Nikopolidis; Michal Zewlakow, Mellberg, Avraam e Raúl Bravo; Dudu Cearense e Maresca (Ioannis Papadopoulos); Zairi, Ledesma e Galletti (Leonardo); Mitroglou (Diogo). Técnico: Temuri Ketsbaía.
Ele é o cara! Com a aposentadoria do meia Djordevic, a faixa de capitão foi parar no braço do veterano Antonios Nikopolidis. Agora, cabe ao goleiro de 37 anos assumir a posição de líder e grande nome do time. Experiência não faltará.
Olho nele! Com 17 anos, Kyriakos Papadopoulos é o primeiro reserva da zaga Kokkini. Seguro, já foi elogiado até por Otto Rehhagel, técnico da seleção principal. É o jogador mais jovem a atuar na liga grega, ao entrar em campo com 15 anos e 283 dias.
Tem brasuca aí? Dudu Cearense (volante), Leonardo (ala/meia) e Diogo (atacante).
Pontos fortes: Forte, o jovem Mitroglou é um centroavante difícil de ser marcado. Possui variedades ofensivas: bons chutadores de média distância (Dudu e Maresca) e bons cruzadores (Zairi e Bravo). A equipe é rodada, possui experiência internacional.
Pontos fracos: A boa campanha o Panathinaikos na Champions passada faz com que a torcida dos Piraeus torne-se mais exigente. Sem Djordevic, sente a ausência de um meia essencialmente cerebral. Modificou muito seu elenco. Falta entrosamento.
*Zico acertou contrato de dois anos com o Olimpiacos nesta quarta (16/09) e já estará no comando da equipe na próxima rodada da Champions.

Standard Liege
A incógnita que confia na juventude

A classificação para a fase de grupos da premia a ascensão do Standard, que após amargar 25 anos sem títulos, detém o bicampeonato belga e só ficou de fora no ano passado porque o sorteio rendeu-lhe uma ingrata missão: enfrentar o Liverpool.

Com relação ao time do ano passado, os Rouches não perderam quase ninguém. Dentre os titulares, apenas o zagueiro norte-americano Ogachi Onyewu saiu para o Milan. Para o seu lugar, chegou o experiente português Ricardo Rocha, ex-Tottenham.

As outras contratações seguiram a política do clube de contratar jovens valores ainda não renomados, como os defensores brasileiros Victor Ramos (ex-Vitória), Felipe Martins (ex-Coritiba) e Alex Moraes (ex-Juventude).

Para piorar, o Standard ainda pode perder mais um titular. Durante uma partida do campeonato belga, o meia Axel Witsel disputou uma bola de maneira imprudente e quebrou a perna do rival Marcin Wasilewski. Witsel já pegou oito jogos de suspensão na Júpiler League, mas uma pena maior ainda não foi descartada.

Royal Standard de Liège
Status: Azarão
Melhor participação: Semifinalista (1961/62)
Time-base: Bolat; Marcos Camozzato, Sarr, Mangala e Collet; Dalmat, Defour e Witsel (Carcela-González); Jovanovic; Igor de Camargo e Mbokani. Técnico: Laszlo Boloni
Ele é o cara! O experiente sérvio Milan Jovanovic tem a responsabilidade de cadenciar o ritmo da equipe. Vive grande fase e mesmo atuando um pouco mais recuado já marcou 5 gols na temporada.
Olho nele! O capitão Steven Defour tem apenas 21 anos, mas já carrega o status de líder do meio-campo. Titular da seleção belga, foi eleito o melhor jogador da Liga na temporada 07/08, ano que o Liege saiu da fila.
Tem brasuca aí? Marcos Camozzato (lateral) Victor Ramos, Felipe e Alex Moraes (zagueiros)
Pontos fortes: O belga-brasileiro Igor de Camargo é raçudo e passa por grande fase. Dalmat-Defour-Witsel formam um trio de meio-campistas talentosos, bons na marcação e na armação. Promissor, Bolat, de 21 anos, ganha a confiança dos adeptos do Liège.
Pontos fracos: A defesa belga não possui grandes nomes. Tanto que Mangala e Collet são originariamente volantes. Não tem opções de reposição banco de reservas. O elenco é muito jovem. Sentirá a pressão de disputar um torneio com equipes mais maduras.


Jogos:
16/09 Olympiacos x AZ Alkmaar
16/09 Standard de Liege x Arsenal
29/09 Arsenal x Olympiacos
29/09 AZ Alkmaar x Standard de Liege
20/10 AZ Alkmaar x Arsenal
20/10 Olympiacos x Standard de Liege
04/11 Arsenal x AZ Alkmaar
04/11 Standard de Liege x Olympiacos
25/11 AZ Alkmaar x Olympiacos
25/11 Arsenal x Standard de Liege
09/12 Olympiacos x Arsenal
09/12 Standard de Liege x AZ Alkmaar

Nenhum comentário: