10.8.08

Agora é com ele!

O promissor garoto de Bastos teve que passar por muitas provações para amadurecer e atingir a plenitude de suas técnicas nos tatames. Campeão mundial universitário com apenas 16 anos e medalhista olímpico de prata aos 18, o judoca Tiago Camilo, atualmente com 26 anos, não imaginava o quão duro seria alcançar posição tão destacada neste momento, onde é apontado como uma das principais esperanças de medalha do Brasil nas Olimpíadas de Pequim, em 2008.

Após o ótimo resultado conquistado nos Jogos Olímpicos de Sydney, Tiago era apontado como um dos favoritos a representar novamente o Brasil nos jogos seguintes, em Atenas. No entanto, durante as seletivas olímpicas - na disputa da vaga contra Flávio Canto - aconteceu um fato que o determinaria muito. A decepção com a polêmica decisão que lhe puniria a poucos segundos do fim, dando a vitória da luta a Canto fez com que Tiago se aperfeiçoasse. E esse aperfeiçoamento aflorou com toda a força durante o ano passado, quando o judoca venceu o Pan do Rio e o Mundial de Judô, na categoria meio-médio (até 81 kg) batendo quase todos os seus adversários pela contagem máxima da modalidade, o Ippon. "Minha característica sempre foi a busca pelo Ippon. Acredito que o segredo é acordar todos os dias de manhã e buscar a perfeição, não só no Judô mas também na vida. E treinar muito" afirma Tiago, que em ambas as competições venceu os adversários em lutas fulminantes.

As conquistas, ambas em solo brasileiro, dão mais força e moral para Tiago chegar a Pequim com boas chances de medalha. "Realmente foi algo mágico vencer as duas competições, da maneira que eu venci, dentro do Brasil. Pude compartilhar momentos muito felizes com minha família e amigos que foram me ver lutar". Além do pai, o grande incentivador de Tiago dentro e fora dos tatames é o irmão Luiz Francisco Camilo, o Chicão. Sempre juntos nos treinos e na rotina diária, Tiago começou a praticar judô ao ver o irmão em ação.

Chicão, que também é judoca e foi medalha de ouro no Pan de Santo Domingo em 2003, por vezes torna-se mais que um irmão na vida de Tiago. "Quando meu pai nos deixou em São Paulo e voltou para Bastos [por conta do fim de seu casamento], ele deu tchau para o Tiago e depois me chamou até a porta do carro e disse: A partir de hoje, o pai do Tiago é você. Dali em diante, tentei realizar da melhor maneira a missão que me foi dada" descreve Chicão. E Tiago reconhece essa parceria como um de seus diferenciais na hora de lutar: "O Chicão é meu parceiro desde sempre, não me vejo na vida sem ele, em todas as fotos e recordações que lembro ele está lá com aquele sorriso no rosto. Também é meu apoiador e sempre acreditou em mim, mesmo quando muitos duvidaram do meu potencial como atleta".

E após a derrota do favorito e bicampeão mundial João Derly para o português Pedro Dias, Tiago Camilo torna-se a grande esperança de ouro no judô, um esporte tradicionalmente vencedor quando tratamos de Brasil em Jogos Olímpicos. A estréia de Camilo será amanhã (11/08), contra o japonês Takashi Ono, no início da caminhada para melhorar sua melhor participação olímpica, a prata em Sydney. Será que o "Rei do Ippon" vai entrar em ação, como no vídeo abaixo?

Nenhum comentário: