9.2.08

Premier League World Tour?

Campeonato Inglês tipo exportação. Essa é a idéia que está sendo cultivada com carinho pelos manda-chuvas organizadores da Barclays Premier League, atualmente a liga nacional mais vista do planeta, onde os seus principais clubes dividem uma verba de mais de um bilhão de dólares. A idéia do World Tour, além de uma maior difusão da liga e dos times ingleses pelo mundo ( atualmente, a SKY Sports, que distribui os diretos do campeonato para o mundo, o retransmite para mais de 200 países) é de arrecadar mais dinheiro aos clubes da terra da rainha. O lucro obtido com essa rodada extra da Premier League – que inicialmente, não valeria para o resultado final do campeonato – seria dividido igualmente aos participantes.

A “globalização” acelerada da Premier League se deu pelo seu grande crescimento nos últimos anos, onde a maioria dos jogadores world-class deixaram de rumar para centros mais tradicionais, como Espanha e Itália, e optaram pela Inglaterra. Conseqüentemente, a competição subiu de nível e se tornou a melhor da Europa, na minha opinião. Jogadores como C. Ronaldo, Fábregas, Drogba, Terry, entre outros, são os melhores em suas posições, o que garante bons espetáculos e estádios sempre lotados.

Os ingleses acreditam tanto nesse filão a nível mundial que muitos deles já fazem pré-temporada na Ásia, mercado que mais consome a marca Premier League. Fidelizar torcedores garante a aquisição de produtos oficiais dos clubes, elementos que garantiriam mais renda. Um circulo vicioso de muitas cifras, o qual consequentemente deixa todos os times da Liga mais estruturados, melhorando ainda mais o seu nível técnico.

Inicialmente, os jogos extras seriam disputados em cidades asiáticas da China, Malásia, Hong Kong, entre outras árabes, africanas e americanas. Mesmo enfrentando resistências de algumas personalidades inglesas, como o técnico Alex Ferguson, a idéia de se criar uma rodada extra mostra a força da Premier League, tanto técnica, quanto economicamente. Noções de mercado e marketing que o Brasil deveria ter, pela grandeza de seus clubes e torcedores. Mas infelizmente, os dirigentes daqui só pensam em vender jogadores e escalar o time para favorecer “a” ou “b”. Lamentável.

Um comentário:

Rafael Zito disse...

Fala André e equipe do OPINIÃO FC, blz com vcs??

Na minha opinião o Campeonato Ingles é o melhor do mundo. Vários craques jogam por lah e os jogos são sempre mto atrativos. A dinamica me agrada bastante. Os times são mais equilibrados e o produto melhor trabalhado.

Parabens a vc e aos seus companheiros pelo BLOG.

Convido vcs a dar uma olhadinha no da equipe da qual sou um integrante

www.esportejornalismo.blogspot.com

um abraço