23.2.08

Embate de Semelhantes

Keita e Demirel: briga acirrada no confronto mais equilibrado das oitavas-de-final desta Champions League

O confronto em si não tem tanto glamour quanto um Liverpool X Inter ou Arsenal X Milan. Contudo, o que aconteceu nesta quarta-feira no Estádio Sükrü Saraçoglu mostrou que Fenerbahçe e Sevilla faziam o mais equilibrado dos confrontos das oitavas-de-final desta Champions. A disposição e características de ambos na partida deram fortes emoções na primeira partida do mata-mata, onde o Fener conseguiu uma vantagem apertada, mas importante para viajar à Espanha e jogar por um empate. O gol de Semih Sentürk a cinco minutos do fim coroou a persistência dos turcos, que só não saíram de Istambul com um placar mais elástico graças a boa atuação do goleiro Andrés Palop.

Trata-se de dois times emergentes no cenário europeu. O Sevilla, atual bicampeão da Copa da UEFA, fez bonito na fase de grupos quando desbancou os ingleses do Arsenal e se classificou como o primeiro do Grupo H. Já o Fenerbahçe se classificou na segunda posição do Grupo G, mas conseguiu fazer o que poucos fizeram nesta temporada: derrotar a Internazionale nesta temporada 2007/08. O crescimento do Sevilla se deu por conta do ótimo trabalho feito por Juande Ramos, atualmente no Tottenham. A base deixada por ele está sendo bem trabalhada por Manuel Jiménez, que tem bons jogadores como o seguro goleiro Palop, o impetuoso Daniel Alves, o “carregador de piano” Poulsen, além dos matadores Kanouté e Luis Fabiano.

Os “Canários Amarelos” de Istambul investiram em um time forte para o centenário da equipe, ano passado. A base montada por Zico levou o Fener a conquistar o último campeonato turco com sobras. O time em si é uma mescla de bons valores turcos - tais como o goleiro Volkan Demirel e os meias Boral e Sahin – com jogadores rodados na Europa, como o experiente Roberto Carlos e o avante Mateja Kezman. Mas o grande maestro da equipe é Alex. O meia, ex-Palmeiras e Cruzeiro, não atuou tão bem contra o Sevilla, mas o escanteio cobrado na cabeça de Lugano mostra que ele sempre está pronto para decidir, deixando a fama de “dorminhoco” que o acometia no Brasil.


Os brasileiros também dão o tom em ambos. Os Palanganas contam com bons valores como os laterais Dani Alves e Adriano, além do volante Renato e de Luis Fabiano, atual artilheiro do time na temporada e que vive a melhor fase de sua carreira. Os 24 gols na temporada até aqui mostram porque ele é o atual centroavante da Seleção Brasileira. Já o Fener conta com seis brazucas: Roberto Carlos, Wederson, Edu Dracena, Deivid, Marco “Mehmet” Aurélio (que se naturalizou turco) e Alex, além de figurinhas conhecidas dos brasileiros como o zagueiro botinudo Lugano e o volante chileno Maldonado.

Para a partida de volta, no Estádio Sanchez Pizjuán, garantia de emoção. O Sevilla precisa de uma vitória simples (até 2-1) para garantir a vaga. E o Fenerbahçe já mostrou que a defesa não é o ponto forte da equipe. Os oito gols sofridos em sete jogos desta Champions mostram que o mapa da mina para os espanhóis são as subidas nas costas de Roberto Carlos, de onde podem sair bons centros para Luis Fabiano e Kanouté, ótimos no jogo aéreo. Apesar da boa qualidade de seus jogadores, o Sevilla peca na criação de jogadas. Mesmo com bons volantes vindo de trás com qualidade, ainda falta um toque de qualidade para que a bola chegue redonda no comando de ataque. Por vezes, Dani Alves assume a criação de jogadas, o que acarreta uma lacuna pela direita. Com Kezman e Deivid formando uma dupla de ataque de qualidade, o perigo vem da meia. O toque diferenciado e as bolas paradas de Alex podem decidir o confronto a favor dos turcos.

O 3-2 da primeira partida mostra que este é o confronto mais parelho e franco desta fase da Champions até aqui, o que por si só é garantia de uma grande partida de volta, no dia 4 de março. E quem passar neste confronto vai dar muita dor de cabeça aos gigantes europeus na fase de quartas.

2 comentários:

Thiago Barretos disse...

Bela comparação. Mesmo assim, não é normal ver você comentando sobre times pequenos, não é mesmo? Hahaha
Brincadeiras a parte, só não concordo quando vc diz q o Lugano é botinudo. Invejoso...

Anônimo disse...

Fala, André, blz?
Parabéns pelo blog, acredito que o vencedor da Champions será o Barça!!Que time fantástico!

Não deixem de nos visitar em: www.esportejornalismo.blogspot.com

Abraços, Lucas