3.2.08

Copa Africana – Segunda Fase – Parte II

Tunísia (1ª do Grupo D) X Camarões (2ºdo Grupo C)

Duelo de artilheiros: Eto’o vs Francileudo

De um lado o maior artilheiro da Copa Africana de Nações de todos os tempos e atual goleador da competição em 2008, Samuel Eto’o. Do outro, o atacante brasileiro naturalizado tunisino Francileudo dos Santos. O duelo de matadores é a maior atração desse embate. Camarões é um time mais forte fisicamente, de bons volantes como Géremi e Alexandre Song. Mas quando enfrentou uma seleção mais articulada no ataque – o Egito, na primeira partida – Camarões sofreu com as falhas defensivas e é essa a brecha a ser explorada pela Tunísia. Além do experiente Francileudo, a equipe também conta com Issam Jomaa, que vem abrindo espaços e marcou um gol até aqui na competição. Atrás, conta com a experiência do zagueiro Haggui, que atua no futebol alemão e do meia Nafti, que atua pelo Birmingham inglês. É o jogo de duas escolas diferentes dentro do continente africano. O da África negra, futebol de mais força e velocidade, contra o da África árabe, de mais cadência, técnica e toque de bola.

São nada mais nada menos do que cinco títulos africanos em campo. Garantia de uma partida equilibrada e aberta, por se tratarem de duas das melhores equipes do continente.


Tunísia

Time-base: Kasraoui; Haggui, Mikari, Ben Fredj e Jaidi; Ben Saada, Nafti, Mnari e Traoui; Chikhaoui (Jemaa) e Francileudo
Destaques: Francileudo (Toulouse) Haggui (Bayer Leverkusen) e Nafti (Birmingham)
Olho nele! O meia Ben Saada e o atacante Issam Jomaa, ambos de 23 anos. Dã
o a mobilidade que o ataque da equipe do experiente técnico Roger Lemerre necessita.
Pontos fortes:
Francileudo é diferenciado e pode decidir a qualquer momento. É uma equipe de bom toque de bola.
Pontos fracos:
O goleiro Kasraoui é um pouco inseguro. Falta o time encaixar uma grande partida, já que só ganhou da fraca África do Sul na fase de grupos.


Camarões

Time-base: Kameni; Binya, Bikey, Rigobert Song e Atouba; Geremi, Alexandre Song, Makoun (Mbami) e Emana (Epalle); Job (Idrissou) e Eto’o
Destaques: Eto’o (Barcelona). Kameni (Espa
nyol), Géremi (Newcastle) e Bikey (Reading)
Olho nele! O zagueiro Bikey, do Reading. Rápido e versátil, pode atual tanto como lateral quanto como zagueiro..
Pontos fortes: Eto’o, retornando de granve lesão, readquire cada vez mais rápido ritmo de jogo e o faro de gol. Descidas de Géremi pelo lado direito são perigosas e Kameni é seguro no gol.
Pontos fracos: Eto’o não conseguiu se entrosar com o parceiro de ataque. Tanto Job quanto Idrissou estão devendo. A defesa é vulnerável

Aposta Opinião FC: Camarões 65%, Tunísia 35%

Egito (1º do Grupo C) X Angola (2º do Grupo D)

Duelo “africano” no banco

Das oito equipes sobreviventes na Copa Africana, apenas Egito e Angola têm técnicos africanos. Hassan Sherata é o técnico que levou o Egito até a conquista da última CAN, em 2006. Com a base do elenco campeão, é um dos favoritos a levar o título, ao lado de Gana e Costa do Marfim. Mesmo com a maioria do time atuando dentro do futebol egípicio ou árabe, é uma equipe experiente dentro da África. Os bons jogadores que atuam fora do país também contribuem para colocar o Egito em alto patamar técnico. A maior estrela da equipe é Mohammed Zidan, que joga no futebol alemão. Mas outros jogadores dividiram com ele a tarefa de conduzir os Faraós ao ataque, como é o caso do meia Hosny. Dois gols credenciaram o meia, com passagem pelo Strassbourg, como uma grata surpresa na competição. No título de 2006, Hosny não pôde estar presente junto ao elenco campeão, pois se machucou às vésperas do torneio. Outro jogador de qualidade na meia é Ahmed Hassan, do Anderlecht. Dono de duas conquistas continentais pela seleção egípicia, foi o vice-artilheiro e melhor jogador da última CAN. Hoje, é opção no banco de Sherata, mas pode entrar para decidir. Joga no 3-4-1-2, onde Zidan é o “1”, enquanto o meia Shawky chega com mais qualidade à frente.

Do outro lado, a seleção de Angola, comandada pelo técnico Oliveira Gonçalves, surpreendeu ao se classificar, deixando a boa equipe do Senegal fora da fase final. Depois da surpreendente classificação para a Copa de 2006, os Palancas Negras dão mostras da sua evolução e crescimento dentro do futebol africano. Mesmo assim, o time é franco-atirador contra o Egito, pois ainda lhes falta um pouco mais de malícia e aplicação tática. A vontade demonstrada na vitória decisiva frente aos senegaleses na fase de classificação pode ajuda-los novamente neste difícil confronto. O grande destaque, certamente, é o avante Manucho, recém-contratado junto ao Manchester United. O vice-artilheiro da Copa Africana é eficaz no jogo aéreo e muito forte, tornando-se uma referência para a equipe. Há jogadores dedicados no meio, como André Macanga e Zé Kalanga. No entanto, como foi dito, ainda falta uma pitada de malícia aos Palancas Negras. E isso pode pesar no confronto contra o maior campeão do continente, o qual busca o hexacampeonato.


Egito


Time-base: El-Hadary; Said, Gomaa e Fatallah; Fathi, Moawad, Hosny, Shawky e Zidan; Moteab e Zaki (Aboutreika)
Destaques: Zidan (Hamburgo), Shawky (Middlesbrough) e Said (Ankaragücü)
Olho nele! O meia Hosny marcou dois gols e ajudou a pôr o experiente Ahmed Hassan no banco. Mostrou ser rápido e foi decisivo, com bons chutes de média distância.
Pontos fortes: Meio de campo técnico, com Zidan como cérebro pensante. Shawky e Hosny também chegam bem como elementos-surpresa. O goleiro e capitão El-Hadary dá segurança a defesa.
Pontos fracos: O ataque é ineficiente, tamanha a qualidade dos meio campistas do time. Dos oito gols da equipe na primeira fase, só um foi anotado pelo ataque dos Faraós.


Angola

Time-base: Lamá; Marco Airosa, Kali, Rui Marques e Asha; André Macanga, Gilberto (Figueiredo), Mendonça (Zé Kalanga) e Maurito; Flávio e Manucho
Destaques: Manucho (Manchester United), Rui Marques (Leeds) e Mendonça (Belenenses)

Olho nele! Manucho está se destacando como a grande referência dos Palancas Negras. Os três gols marcados até aqui animam Alex Ferguson no Manchester United, pois o técnico ganhará mais uma interessante opção de ataque.
Pontos fortes: Além das bolas aéreas, a defesa se postou bem até aqui, pois sofreu apenas dois gols.
Pontos fracos: Falta um articulador mais eficiente e marcação mais forte sobre os adversários.

Aposta Opinião FC: Egito 85%, Angola 15%.

3 comentários:

Arthur Virgílio disse...

Das seleções apresentadas a minha favorita é a de Camarões. De ObinaEto´o

Anônimo disse...

Também acho que nesses confrontos passam Camarões e Egito...

Sidarta Martins disse...

Um dia o futebol africano terá de ser mais competitivo. Pelo jeito, não vai ser na próxima copa.

Abraços,