25.2.08

Efeito Juande

Banho de competência: Juande Ramos conquista seu primeiro título pelo Tottenham com pouco mais de quatro meses no cargo.

Há mais de nove anos sem conquistar um título de expressão, o Tottenham vive o céu após amargar o inferno no início desta temporada. Até então intocável, por conta de quase beliscar uma vaga na Champions 2007/08, o então técnico do time Martin Jol foi às compras e gastou muita grana em reforços para os Spurs. Jogadores como Darren Bent e Gareth Bale, entre outros, custaram mais de 40 milhões de dólares – a quarta maior quantia gasta na temporada inglesa. Mas Jol não conseguia dar o padrão de antes ao novo time. E o Tottenham, com elenco em condições de brigar por vaga na Champions League, amargava a zona de rebaixamento em outubro de 2007. Jol foi demitido e a diretoria não hesitou ao contratar seu substituto: Juande Ramos, campeão da Copa do Rey espanhola e Bicampeão da Copa UEFA, ambos pelo Sevilla. Sevilla esse que antes da chegada de Ramos era um médio em decadência e que chegou a amargar a segundona. O salto do ostracismo para o foco do futebol europeu foi gradual. Contratações de jogadores com potencial, a ponto de estourar e o futebol solidário foram as chaves do sucesso do técnico pelo time Palangana. O mundo do futebol sentia o “efeito Juande” pela primeira vez.

Chegando ao time norte-londrino ao final de outubro de 2007 com um os maiores salários da Europa, Ramos sabia que a tarefa seria árdua. Como uma de suas primeiras medidas, mudou a forma de preparação física da equipe, fazendo com que todo o elenco somado perdesse mais de 50 kg. Com mais fôlego, a equipe começou a se reerguer gradualmente. Da 18º posição em outubro de 2007, os Spurs chegaram ao atual 12º lugar, com 32 pontos. Não parece ser muito, mas é um bom recomeço em virtude dos estragos do início de temporada. Ramos atingiu um aproveitamento de pouco mais de 53% à frente do Tottenham, em 28 partidas.

Na final da Copa da Liga Inglesa (ou Carling Cup), o Tottenham tinha boas chances de dar ânimo extra ao seu elenco, defrontando o rico Chelsea, no novo Wembley. Mesmo sendo este apenas o terceiro título em importância na temporada inglesa – atrás do Campeonato Inglês e da Copa da Inglaterra – Ramos poderia começar o seu trabalho no futebol inglês com o pé direito. E após a vitória na prorrogação, com gol sofrido do “sofrido” zagueiro Woodgate (uma espécie de Pedrinho, por conta de seguidas contusões na carreira), Wembley e os Spurs puderam sentir o “efeito Juande”. Com uma zaga forte, liderada por Ledley King e explorando o que tinha de melhor no elenco – as boas investidas dos meias Aaron Lennon e Jermaine Jenas e o oportunismo da dupla de ataque Berbatov/Robbie Keane – o Tottenham encarou o dérbi londrino de igual para igual. E quando o Chelsea veio pra cima, a equipe teve personalidade para segurar o resultado, além de ótima atuação do goleiro Paul Robinson, afastado por Ramos por deficiência técnica até pouco tempo atrás. O goleiro, que foi por muito tempo o titular do English Team, teve dose extra de motivação e fez defesas importantes.

Numa equipe inglesa de potencial financeiro maior, é possível que Juande Ramos repita o ótimo trabalho realizado na Espanha em White Heart Lane? Creio que sim e ainda digo mais: Ele tem tudo para seguir os passos de seu compatriota Rafa Benítez – que vive momento instável no Liverpool – e triunfar numa equipe grande em breve. Um técnico ponderado, que sabe armar o elenco e trazê-lo para si. Sem alarde, mas com bons trabalhos, Juande Ramos vai se firmando como um dos principais treinadores da Europa. Que o digam os torcedores do Tottenham, campeões após nove anos de jejum com um técnico que chegou há pouco menos de quatro meses no cargo.

2 comentários:

Pâm Cristina LF* disse...

Oi tudo bem??
Nossa adorei o seu blog, ta lindo por demais ehehe...e também amei a materia que fez falando sobre o meu grande idolo Luis Fabiano..adorei mesmo rsrsrsrsrs....quando tiver um tempinho passa lah no meu...rs..Beijosssssssss

Anônimo disse...

Acredito que o Ramos possa ser um grande técnico na Europa, mas o Tottenham permanecerá, infelizmente, como um time mediano da Europa.

Pessoal, não deixem de nos vistar e comentar no Blog Jornalismo Esportivo: www.esportejornalismo.blogspot.com

Abraços, Lucas