4.2.08

Kanouté: melhor africano?

37 anos após seu compatriota Salif Keita, o malinês Kanouté é eleito como o melhor jogador africano.

Em meio ao clima de Copa Africana de Nações, foi eleito o melhor futebolista africano de 2007. Que aliás não é nascido na África. O malinês Frédéric Kanouté é nascido na França, chegou a atuar nas categorias de base dos Bleus, mas optou por seguir as suas raízes familiares, oriundas do Mali. Com passagens por Lyon, West Ham, e Tottenham, foi no Sevilla que o jogador atingiu a plenitude técnica. Com exceção feita a última final da Supercopa Européia, o atacante marcou em todas as finais em que o Sevilla esteve presente nos últimos dois anos, mostrando todo o seu faro de gol.

Um dos principais jogadores da era vitoriosa de Juande Ramos a frente do Sevilla, Kanouté foi aclamado como o melhor africano de 2007, numa eleição que envolveu os técnicos de todas as seleções do continente negro. O atacante malinês deixou para trás o também atacante Didier Drogba e o volante ganes Michael Essien, ambos do Chelsea. Mas seria merecida essa eleição de Kanouté?

Pelo ponto de vista da contribuição para o time, da importância nas recentes conquistas, talvez a resposta seja afirmativa. Kanouté foi decisivo no bicampeonato da Copa da UEFA, no título da Copa do Rey e para que o Sevilla figurasse como a principal força emergente na Europa atualmente. Tanto que a equipe está na fase de oitavas da Champions e tem boas chances de classificação. Mas técnicamente, numa análise fria e o comparando a Drogba, segundo colocado, acredito que o marfinense leva vantagem. Marcou muitos gols, como Kanouté, mas não conseguiu conduzir a equipe londrina às conquistas. Drogba é mais frio nas conclusões e no jogo aéreo. Kanouté é mais veloz e se movimenta mais, fazendo boa dupla com Luis Fabiano, de características semelhantes a do malinês. Essien, mais uma vez ficou com a terceira colocação, como já havia ocorrido em 2005 e 2006. Talvez a sua posição seja ingrata para que seja escolhido como melhor jogador, mas trata-se do principal jogador de Gana, que marca bem, sabe apoiar, chega bem no ataque e é versátil. Tanto que a sua importância no esquema tático do Chelsea vai crescendo a cada dia, fazendo com que o ganês seja tão imprescindível como Drogba no time do técnico Avram Grant.

Kanouté se junta a Salif Keita no hall dos jogadores de Mali premiados com a honraria de melhor atleta de futebol da África. Conseguiu levar a seleção de seu país até a CAN 2008, onde sua seleção não se classificou por pouco. Mesmo assim Kanouté, mais uma vez, consegue anotar seu nome na história do futebol africano. Com todas as contestações que possam ser feitas, o prêmio está em boas mãos.

2 comentários:

Anônimo disse...

Tá muito bom o seu blog...
parabéns..
eu tbm tenho um blog que fala sobre futebol...vamOs fazer uma troca de links..?
se interessar a você deixe um comentário lá..
vlW!

Anônimo disse...

Como você já disse no texto, o prêmio está em boas mãos!
Kanouté é um atacante ágil e que costuma decidir muitas partidas para o Sevilla! Acredito que Drogba tenha sido prejudicado pelo baixo rendimentos do Chelsea nas partidas decisivas do ano passado mas de qualquer forma são dois jogadores de altissima qualidade e referências de suas respectivas seleções nacionais.