1.2.08

Copa Africana - Segunda Fase - Parte I

Na primeira fase da Copa Africana de Nações, os melhores elencos prevaleceram e praticamente não tivemos nenhuma surpresa, exceto, talvez, pelas eliminações de Marrocos e Senegal frente a Guiné e Angola, respectivamente. No próximo domingo, 3 de fevereiro, iniciam-se as quartas-de-finais e o Opinião FC mostra um pouco sobre estes equilibrados embates:

Gana (1º do Grupo A) X Nigéria (2º do Grupo B)

A tradição é suficiente para superar os donos-de-casa?

Gana e Nigéria caíram no mesmo grupo na última edição da Copa Africana de Nações, em 2006. Na ocasião, vitória dos nigerianos por 1 a 0. De lá para cá, dois anos se passaram e muita coisa mudou. Apesar de sentirem a ausência do meia Appiah (lesionado), os ganeses, anfitriões do torneio, são amplos favoritos diante das Águias Verdes. Não apresentaram um futebol de encher os olhos, mas deverão chegar ao triunfo graças a boa presença de área do avante Asamoah Gyan e dos bons chutes de média distância do meia Muntari. Para conseguirem repetir suas últimas 4 participações (quando alcançaram, ao menos, às semi-finais do torneio), os nigerianos dependerão da versatilidade do jovem Obi Mikel e da boa fase de Yakubu. Parece pouco.

Gana

Time-base: Kingson; Pantsil, Sarpei, Mensah e Addo; Essien, Muntari, Kingston (Annan) e Owysu; Asamoah Gyan e Agogo.

Destaques: Essien (Chelsea), Muntari (Portsmouth), Gyan (Udinese) e Mensah (Rennes)

Olho nele! Com apenas 19 anos, Andre Ayew é a maior promessa ganesa. Logo, logo, deverá ganhar um lugar nos titulares do Olympique de Marselha.

Pontos fortes: Grande entrosamento; joga em casa; meio-campo que sabe marcar e atacar com eficácia.

Pontos fracos: Kingson não passa confiança; a ausência de Appiah é sentida; Gyan não tem um companheiro à altura no ataque.

Nigéria

Time-base: Ejjide; Yobo, Shittu, Nwaneri e Taiwo; Obi Mikel, Olofinjana e Uche; Odemwingie, Yakubu e “Oba-Oba” Martins (Utaka).

Destaques: Mikel (Chelsea), Yakubu (Everton), Martins (Newcastle) e Yobo (Everton)

Olho nele! O atacante Obinna Nsofor é um dos poucos nomes que se destaca no Chievo. Veloz, deve ser sempre seguido por perto.

Pontos fortes: Mikel pode desequilibrar; os alas apóiam muito bem; do meio para a frente há muitos atletas habilidosos.

Pontos fracos: O esquema nigeriano é muito ofensivo; a zaga é frágil; Martins, Kanu e Utaka são muito displicentes.

Aposta Opinião FC: Gana 65%, Nigéria 35%


Costa do Marfim (1º do Grupo B) X Guiné (2º do Grupo A)

Basta o Elefante não tropeçar no próprio chifre

Depois de vender caro a derrota para a anfitriã Gana, Guiné deu mostras de que poderia seguir mais longe na competição. O azar dos guineenses foi encarar, logo de cara, os favoritos elefantes. 100% de aproveitamento, com 3 vitórias em 3 jogos, marcando 8 gols e sofrendo apenas um. Depois desta invejável campanha, não há como não apostar na Costa do Marfim. O trio Feindouno-Mansaré-Bangourá terá que jogar muito bem para superar a forte marcação marfinense. Mesmo assim, como segurar os contantes apoios de Yaya Toure, a habilidade de Kalou ou o “faro de gol” do craque Drogba? Vale lembrar que nas Eliminatórias, Guiné surpreendeu ao superar a Argélia. Mas agora, o buraco é mais embaixo...

Costa do Marfim

Time-base: Barry; Eboue, Kolo Toure, Meite e Boka; Zokora, Yaya Toure; Kalou; Drogba e Keita (Sanogo).

Destaques: Drogba (Chelsea), Kalou (Chelsea), Yaya (Barcelona), Kolo (Arsenal) e Eboue (Arsenal)

Olho nele! Gervinho tem apenas 20 anos e aos poucos já conquista seu espaço no Le Mans. Certamente se fosse de outra seleção africana seria titular absoluto.

Pontos fortes: Os titulares têm muita experiência internacional; o elenco é muito equilibrado; a equipe tem a melhor defesa africana.

Pontos fracos: O time desperdiça muitas chances; o goleiro é fraco; pode tropeçar no “salto-alto” e pipocar.

Guiné

Time-base: Kemoko Camara; Jabi, Kalabane, Balde e Ibrahima Camara; Sylla, Mohamed Cissé (Soumah), Bangourá e Mansaré; Feindouno e Youla Souleymane.

Destaques: Feindouno (Saint-Ettiene), Bangourá (Dínamo de Kiev), Mansaré (Toulouse) e Balde (Celtic)

Olho nele! Quando Feindouno foi suspenso (partida contra a Namíbia) sua vaga foi ocupada por Mamadou Bah, de 20 anos. O atleta do Strasbourg mostrou potencial e pode decidir.

Pontos fortes: A experiência de Balde; o time tem bons armadores; o talento de Feindouno.

Pontos fracos: Do meio para trás a equipe é fraca; inexperiência dos jogadores; o time é nervoso e peca pelo excesso de faltas.

Aposta Opinião FC: Costa do Marfim 80%, Guiné 20%

Nenhum comentário: