30.1.08

Uma dívida com a vida

Pernas mais grossas e carreiras mais curtas. A equação do brasileiro na Europa

POR FÁBIO LEOPISSI

Está começando a era Patômica. Ele fez apenas três jogos oficiais com a camisa do Milan e já desponta como destaque da equipe rossonera. Há quanto tempo não se via alguém ser mais destaque que o Kaká em uma partida? Pois ele conseguiu! Ninguém fala do Ronaldo, que mais uma vez está machucado. O "mundo rubro-negro italiano" só comenta sobre as patadas da jovem ave que parece querer bater suas asas e voar rumo a eleição de melhor jogador do mundo. Exemplos não lhe faltam, Kaká está com a coroa e Ronaldo, que mais freqüenta o departamento médico, também já foi Rei.

E é aí o ponto que quero discutir. Traçar um paralelo entre o Pato e o Ronaldo. Dias atrás, falando sobre mais uma contusão do Fenômeno, um grande amigo disse: "um dia o corpo ia cobrar esse ganho muscular que ele teve em 6 meses!" Ele não é fisiologista, médico ou algo assim, tampouco entende de futebol – às vezes confunde lance legal com falta, volei com futebol – mas pode ter razão.

Digamos que o corpo realmente tenha, ou esteja, cobrando Ronaldo. Esse é, portanto, infelizmente, o fim da carreira de um dos maiores atacantes da história do futebol mundial e um dos maiores devedores também, pois, o tanto que esse rapaz ficou no departamento médico na carreira não é fácil. Vamos mais adiante, se esse amigo com espírito fisiologista diz que isso é uma constante, que o corpo vai cobrar um dia os abusos, será que chegou a hora de Ronaldinho Gaúcho começar a pagar? O ganho muscular dele é fenomenal, compare as duas fotos. Claro que ele ainda é novo, tem muita lenha para queimar, entretanto, se seguir o saldo devedor de Ronaldo, não chegará a disputar a Copa de 2014 no Brasil.

Chegamos então, no que um acadêmico chamaria de problema: nossos talentos estão saindo cada vez mais cedo do país (ruim mas aparentemente sem solução), estão ganhando uma massa muscular e um porte gigantesco antes mesmo do final do seu crescimento (parece bom a princípio), mas se o corpo não esquecer a dívida, ou pelo menos, não deixar para cobrar depois dos 35 anos, nossos maiores craques não passarão dos 30 anos de idade. Estarão em decadência com 28, com o auge aos 22.

Voltemos então as patas frias. Alexandre Pato chegou ao Milan com 17 anos, aos 20 será o melhor do mundo, repetirá aos 21. Aos 24 terá uma má fase, se recupera, mantém o futebol e com 28 anos lá vem o boleto para pagar. O Pato vira frango e mais um talento no recall eterno.


Comparado a Ronaldo e seu chará Gaúcho, Kaká não cresceu nas mesmas proporções, está maior e mais forte, porém não um monstro. Será uma filosofia do Milan? Tomara que sim. É óbvio que o Pato precisa de um pouco mais de tamanho para encarar os fortes zagueiros europeus, lá, não como cá, um contato de corpo na área não é falta, mas não precisa ser um Frankenstein da bola. Melhor para ele, para quem assiste, para seu time (se o Milan poupou o Kaká de tamanha bizarrice, esperamos que faça o mesmo com ele) e bom para o bolso de Alexandre Pato que não será cobrado pela vida aos 30 anos. É esperar para ver.

4 comentários:

Flávio Benvenuto disse...

O tema é bastante polêmico, mas faz algum sentido. O ganho de massa muscular do Kaká começou no São Pualo. Já no clube paulista ele ganhou cerca de 10 quilos de massa. No Milan apenas completou esse processo. De todos, foi o que teve o melhor trabalho, certamente.
Em relação ao Ronaldo, acredito que a falta de comprometimento também influencia. Atualmente, se se mantivesse em forma, perdesse alguns quilinhos, certamente faria muito sucesso em cima dos zagueiros italianos, que vivem mais da fama do que do bom futebol. Talvez a "conta" dele seja um pouco alta, mas talvez por uma junção de fatores, entre eles o descaso e a falta de profissionalismo.
Já o Ronaldinho Gaúcho, só o tempo dirá, porém, acredito que a conta dele ainda não começou a ser cobrada. A excessiva mídia em cima do atleta faz de um mau momento uma catástrofe. Acredito que irá passar e rápido.
Em relação ao Pato, terá que ganhar massa sim... indiscutível. Minha preocupação é se ele não tem mais mídia que bola. Tem muito o que provar...espero que o Milan o ajude nesse processo de contrução de uma carreira e de um corpo para "suportar" não só os enganadores italianos, mas sim o futebol inglês, por exemplo, que possuem um futebol extremamente poderoso e com tempo facilmente será os maiores do planeta.
Antes que alguns falem: mas o futebol brasileiro não é o maior do planeta? Não, jamais. Uma liga como a nossa, ops... liga não, não temos isso ainda por aqui... estamos engatinhando!!!!!

Net Esportes disse...

Acho que um ganho excessivo de massa muscular pode não ser o ideal porém não acredito que seja isso, ou apenas isso, que diminui o bom desempenho do jogador com o passar do tempo, existem vários aspectos como a grande competitividade, a pressão, o lado psicológico e tudo mais, se o Pato seguir como o Kaká será muito melhor certamente, já que Gaúcho não anda muito bem e o próprio Ronaldo sempre machucado, uma pena.

http://netesporte.blogspot.com

Anônimo disse...

Quero te convidar par a um projeto que ainda está em fase de implantação, é o Botecofutebol.com.br, afinal, um bom Boteco é o melhor lugar pra discutir futebol...
Um Blog onde as principais torcidas de futebol terão seu espaço para colocar seus textos, falar sério, tirar sarro nos adversários discutir a seleção, etc.
E você poderá divulgar seu blog, e atrair mais visitantes. Aguardo até o dia 15/02 para fechar os editores, se interessar, responda esse e-mail, informando, Nome, E-mail do editor, Blog (se tiver) estado e time que torce...
Vamos criar uma comunidade que será referência no futebol brasileiro...

Felipe Moraes disse...

Tenho preocupação com essa pressão, um pouco exagerada, sobre o Pato. Isso afeta muito um jogador da idade dele.

Abraço,
Felipe Leonardo