15.5.07

Brasileirão 2007 - Parte 5

E o Opinião FC encerra a série especial que analisou as 20 equipes da Série A do Brasileirão apresentando os segredos dos times cariocas. Estado com o segundo maior número de títulos nacionais (onze no total), os times do Rio de Janeiro buscam o glamour de outrora para voltar a figurar nas primeiras posições do Brasileirão. Flamengo e Botafogo montaram bons elencos e estão à frente de Vasco e Fluminense, que ainda buscam uma "identidade". Tradição é o que não falta para as equipes cariocas.

FLAMENGO
Recuperado da decepção na Libertadores?


O atual campeão carioca espera alçar vôos mais altos neste Brasileirão. O time do técnico Ney Franco vem entrosado e concentrado para não fazer feio no campeonato nacional. Para que isso aconteça, as aposta são no atacante Roni e no artilheiro do último Brasileirão, o atacante Souza. Outro jogador em que a torcida deposita as esperanças é o meia Renato(ex-Corinthians), peça fundamental no elenco carioca. Os torcedores esperam ainda o retorno do atacante Obina, previsto para julho.A pressão em cima do rubro-negro é grande, já que a equipe acabou de ser eliminada na Copa Libertadores da América, mas com jogadores experientes o time da Gávea pode ser uma grata surpresa para seus torcedores no Brasileirão 2007.

Time-Base: Bruno; Leonardo Moura, Irineu, Ronado Angelim e Juan; Paulinho, Claiton, Renato e Renato Augusto; Roni e Souza (Paulo Sérgio)
Destaques: Renato e Souza.
Olho Nele: O atacante Souza já mostrou que sabe fazer gols e pode brigar pela artilharia.
Pontos Fortes: O técnico Ney Franco tem nas mãos uma equipe entrosada e com um grande poder de ataque.
Pontos Fracos: O time da Gávea mostrou que ainda não está preparado para confrontos fora de casa (ver eliminação na Libertadores). A defesa não está segura e as subidas de Leonardo Moura e Juan ao ataque enfraquecem ainda mais o sistema defensivo do Mengo.

FLUMINENSE
A chance de Renato Gaúcho


O Tricolor das Laranjeiras foi um sério candidato ao rebaixamento no ano passado pelo campeonato Brasileiro. Por isso, o time deste ano vem com mudanças significativas no elenco, o que pode trazer mais esperanças para o torcedor. A estrela maior da equipe é o meia Carlos Alberto, que na última temporada jogada pelo Corinthians foi lembrado mais pelas discussões com o técnico Leão do que pelo futebol apresentado. Também se destacam no elenco do time as Laranjeiras a dupla Soares/Cícero, que brilharam no ano passado com a camisa do Figueirense. E o Flu ainda busca reforços. Já confirmou a contratação de Rodrigo Tiuí, ex-Santos e pode acertar com Somália e o volante Magrão, recém-dispensado do Timão.Apesar do Fluminense, comandado pelo técnico Renato Gaúcho, estar na final da Copa do Brasil, o caminho no Brasileiro deste ano não é tão promissor e o descenso é uma ameaça real, a menos que Renato Gaúcho consiga entrosar o elenco.

Time Base: Fernando Henrique; Carlinhos, Thiago Silva, Luis Alberto e Junior César; Soares, Arouca, Cícero e Carlos Alberto; Alex Dias (Rodrigo Tiuí) e Rafael Moura (Adriano Magrão).
Destaques: Luís Alberto, Alex Dias, Carlos Alberto.
Olho Nele: Jogando o que sabe, o meia Carlos Alberto pode complicar a vida dos adversários.
Pontos Fortes: A velocidade no ataque, somada aos passes de Carlos Alberto podem ser o apoio do Fluminense nesta campanha.
Pontos Fracos: A equipe é tecnicamente fraca e pode sucumbir em um campeonato longo como o Brasileirão.


BOTAFOGO
Estrelas solitárias, elenco unido.


Mesmo perdendo o título estadual para o Flamengo, a Estrela Solitária traz para o campeonato nacional um elenco forte e renovado para disputa do título. O Botafogo conseguiu montar uma equipe balanceada e coesa, fato que pode colocar o time na briga pela conquista das primeiras colocações do campeonato. A defesa do Bota mostra-se razoável, o meio-campo tem o contestado, mas atuante Lúcio Flavio e o ótimo Zé Roberto. A torcida botafoguense também deposita suas esperanças no artilheiro Dodô. Caso o espevitado atacante não resolva ir embora no meio do campeonato, uma vaga para a Libertadores do ano que vem não é sonhar demais.

Time Base: Júlio César; Joilson, Alex, Juninho e Luciano Almeida; Túlio, Leandro Guerreiro, Lúcio Flávio e Zé Roberto; André Lima (Luis Mário) e Dodô.
Destaques: Dodô e Zé Roberto.
Olho Nele: Dodô, o artilheiro dos gols bonitos, mostrou que está com o faro apurado e poderá ser decisivo na campanha da Estrela Solitária.
Pontos Fortes: O conjunto do Botafogo é forte e coeso. Zé Roberto e Dodô estão em ótima fase.
Pontos Fracos: A defesa do Botafogo deve melhorar, pois o Botafogo é forte enquanto conjunto, sendo a defesa uma das peças fundamentais.

VASCO
Foco no Milésimo pode atrapalhar


Os dirigentes vascaínos estavam mais preocupados com o milésimo gol do atacante Romário do que reforçar a equipe para disputar o Brasileirão 2007. Fato esse que pode contribuir de forma negativa no desempenho do time vascaíno no campeonato nacional. O técnico Celso Roth tem nas mãos um árduo trabalho pelos lados de São Januário. O time parece continuar dependente dos esforçados meias Morais e Abedi e dos lampejos de Leandro Amaral.
Se o time continuar com o fraco desempenho do Campeonato Carioca, restará para a torcida assistir o milésimo gol de Romário torcer para continuar na primeira divisão do campeonato nacional.

Time Base: Sílvio Luiz; Thiago Maciel, Jorge Luiz, Julio Santos e Guilherme; Roberto Lopes, Renato, Abedi e Morais; Leandro Amaral e Romário (Alan Kardec)
Destaques: O milésimo gol de Romário, Abedi e Morais.
Olho Nele: Leandro Amaral pode ser o jogador chave da equipe.
Pontos Fortes: A influência de Eurico Miranda; O apoio de Abedi e Morais no ataque vascaíno.
Pontos Fracos: O time vem capengando e pode ser candidato às ultimas colocações do campeonato nacional.

5 comentários:

Luilton disse...

o foco no milésimo não atrapalha.
foco no milésimo é foco no gol, e gol é o objetivo do futebol.

se o foco fosse em passar mil minutos sem fazer uma falta, isso sim atrapalharia, pois o foco principal (o gol) seria desviado.

Arthur Virgílio disse...

Depois de muitos anos, finalmente os clubes cariocas não começam o brasileirão como meros coadjuvantes ou candidatos ao rebaixamento.

Em 2007, creio em um Botafogo muito forte. Um Flamengo bem treinado e um Fluminense se recuperando com Renato Gaúcho.

O caso mais complicado é do Vasco, que parece estar mais ligado no gol mil de Romário, do que propriamente no brasileirão.

Anônimo disse...

Futebol.. Bom assunto, seu blog tah bem legal.. sou lá da comu do orkut! Bjks e parabéns pelo blog!

Unknown disse...

Acho que o "oba-oba" dos flamenguistas foi esfriado com a eliminação da Libertadores e a péssima estréia diante do Palmeiras. O time é comum e ganhar o carioca nos penaltis não dá credibilidade para ser apontado como grande campeão. O Boto Fogo sim é o melhor dos cariocas rumo ao t´tulo brasileiro.

Anônimo disse...

Ok! Após as apresentações, as apostas.
As minhas são:
Para título:
1. Grêmio
São Paulo
Santos
Para Libertadores:
4. Atlético PR
5. Internacional
Para Sulamericana:
6. Atlético MG
7. Botafogo
8. Cruzeiro
9. Figueirense
10. Flamengo
11. Sport
12. Palmeiras
Para nada, nadinha de nada:
13. Fluminense
14. Goiás
15. Corinthians
16. Paraná
Para a segunda divisão
17. Juventude
18. Vasco
19. Náutico
20. América

No escuro, depois a gente vê...

Abraços a todos!