18.5.07

"Kaka" x Copa América

Por Flávio Benvenuto

O polêmico pedido de dispensa do jogador do Milan, Kaká, está rendendo nos últimos dias. O assunto ganhou mais notoriedade quando a famigerada CBF resolveu divulgar na íntegra a carta que o atleta enviou a Confederação. Nela, o jogador alega que, há exatos três anos, não goza de férias, devido aos seguidos jogos do seu clube e da seleção nacional. Após a solicitação de Kaká, foi aberto precedente e, logo em seguida, Ronaldinho Gaúcho e o zagueiro Lúcio (boa notícia!) também afirmaram que não pretendem disputar a "saudosa" Copa América. Enfim, foi aberta a porteira... Quem mais vai querer passar, ainda não sei!
Porém, o que interessa nessa história toda é – esses atletas têm direito de se negarem a disputar uma competição internacional com a camisa do seu país? Onde está o amor a nação que os projetou para o futebol?

Eu acredito que tem esse direito. Devem ter essa regalia, no mínimo, por protesto ao estapafúrdio calendário que a CBF e a Conmebol montam todos os anos. Pergunto-me todos os dias: qual é o grau de dificuldade em se adequar o calendário sulamericano com o resto do planeta? Na minha visão me parece simples, principalmente em função da Copa América. Não seria mais fácil agendar a competição no mesmo período em que acontece a Eurocopa? Será que estou pedindo muito?

Todos nós sabemos que o futebol nacional não tem condições de segurar seus craques por muito tempo e, que fatalmente, eles irão explorar os organizados mercados europeus. Atualmente, também os asiáticos. Com isso, é cada vez mais uma realidade jogadores brasileiros, argentinos, paraguaios e até venezuelanos fazerem as malas e partirem rumo ao Velho Continente.
Por todos esses motivos e pelo pouco, ou nenhum, profissionalismo dos nossos dirigentes gostaria que mais jogadores pedissem dispensa, mas por protesto. Afinal, quem paga os volumosos salários desses jogadores são os clubes, e com isso, eles tem todo o direito de exigir atletas em plena forma, e devido ao maluco calendário, muitas vezes recebem seus atletas mais desgastados do que quando entraram em férias. Seria muito bom ver os jogadores socando a mesa e dizer: não disputo mesmo! E não disputo pela falta de competência dos dirigentes em sincronizar os calendários!

Eu acho que estou sonhando em pensar que um dia isso poderia acontecer, mas que seria no mínimo curioso ver o que o "doutor" Ricardo Teixeira, que engorda as contas "da CBF" com o produto Seleção, iria fazer. Será que teria peito e diria: Dunga! Convoque somente jogadores que atuam no Brasil? Duvido!
Apesar de que alguns torcedores são a favor de uma seleção formada somente por atletas que atuam no país (eu sou veementemente contra), mas isso é assunto para outro dia...

4 comentários:

Unknown disse...

Primeiro blog que eu visito que fala sobre esportes...Bacana!

Unknown disse...

O curioso é sempre se fala sobre ajustar o calendário mas parece que os dirigentes são surdos à esses gritos. Se sussurrar baixinho, lá de longe,"dinheiro!", eles ouvem que é uma beleza!
E dá-lhe futebol sulamericano indo pro vinagre!

Anônimo disse...

Eu acho que os jogadores deveriam implorar pra jogarem na seleção nacional...

Arthur Kleiber disse...

André, não acho que falte peito ao Ricardo Teixeira pra falar pro Dunga só chamar gente daqui do Brasil. Ele aliás já fez isso uma vez, na Copa das Confederações quando o técnico era o Leão, e deu no que deu...

Ele não faz isso pq se perder vai ser aquela coisa, o Dunga vai ficar puto da vida, tem o $$ envolvido nisso tudo, com pressao de patrocinadores, essas coisas que a gente sabe...