20.5.07

Levanta e sacode a poeira...

Jogadores comemoram gol na campanha vitoriosa da Juventus. A equipe retorna à Série A em grande estilo.

Altos e baixos fazem parte da vida. Por erros próprios ou caprichos do destino, certos entraves parecem estagnar nossos horizontes e nos deixar com péssimas perspectivas. Com os clubes de futebol não é diferente. Existem os períodos vencedores, de glória, de êxtase, mas também existem períodos de seca, uruca ou mesmo de incompetência.

Com os principais clubes italianos não foi diferente. Mesmo com a seleção italiana se sagrando campeã do mundo, o futebol na velha bota já estava com uma mancha negra muito grande, causada pela ganância de jogadores, clubes e muitos dirigentes que circulavam os bastidores do Cálcio, no episódio conhecido como Calciocaos.

Para quem não acompanhou o caso, o pavio se acendeu no final da temporada 2005/2006, através de investigações que levaram a justiça italiana a descobrir um esquema complexo entre clubes e árbitros para forjar resultados. Além disso, dirigentes da Juventus foram acusados de assediar jogadores antes do prazo estipulado pela UEFA (de um ano antes do final do contrato). Clubes como Milan, Reggina, Lazio e Fiorentina estavam envolvidos na manipulação e foram punidos com a perda de pontos antes do início do Campeonato Italiano dessa temporada. Mas o maior prejuízo veio para a Juventus, rebaixada à seguda divisão do Cálcio. Além do prejuízo na esfera esportiva, a Juventus teve de amargar um enorme prejuízo financeiro, por conta da perda de polpudas cotas de televisão, uma vez que além do time fazer parte da Série B (começou a disputa com nove pontos a menos), perdeu os dois últimos scudettos e não disputou a Champions League, o campeontato de clubes mais disputado e mais rentável do mundo.

Depois desse “tsunami” em Turim, a Juventus se viu obrigada a se desfazer de suas principais estrelas à época da punição decretada pela justiça (jogadores como Ibrahimovic e Vieira, entre outros). De técnico novo – o promissor Didier Deschamps em lugar do vitorioso Fabio Capello – a Juventus começou a recolher seus cacos. Neste último sábado, a equipe alvinegra conseguiu garantir o seu acesso à Série A, após campanha irrepreeensível, com apenas duas derrotas em 39 jogos. E como não poderia deixar de ser, a principal figura da Vecchia Signora na campanha de recuperação foi Alessandro Del Piero, um dos maiores ídolos da equipe. Artilheiro da Série B italiana com 20 tentos, Del Piero não se abalou com o “enfraquecimento” do elenco e havia prometido levar a equipe novamente a primeira divisão. Além do camisa 10, jogadores, como Pavel Nedved, David Trezeguet e o goleiro Buffon foram peças-chave para levar a Juve de volta à elite do futebol italiano.

E essa temporada não foi de afirmação apenas para a Juventus. Os outros clubes envolvidos no escândalo, cada um à sua maneira, também se esforçaram bastante dentro de campo para limparem a sujeira que eles próprios fizeram. O Milan, punido com a perda de oito pontos, viu as chances de título se esvaírem após um péssimo primeiro turno, sendo que o clube rossonero caminhou durante um bom tempo às portas da zona de rebaixamento. Mesmo com um futebol pragmático, a equipe do técnico Carlo Ancellotti reencontrou o caminho das vitórias. A moral do time subiu tanto que essa crescente elevou o Milan à final da Champions League, despachando nas semi-finais o “todo-poderoso” Manchester United, equipe mais badalada da Europa nessa temporada.
Lazio e Fiorentina (punidas com a perda de 3 e 15 pontos, respectivamente) assimilaram bem o revés e fizeram ótimo Italiano. A Lazio já garantiu vaga para a próxima Champions e a Fiorentina briga por uma heróica vaga na Copa da UEFA. Já a Reggina, afetada com a perda de 11 pontos, briga vorazmente para não ser rebaixada.

Alguns erros são tolos, outros são imperdoáveis. Mas a grandeza de reconhecê-los, assimilá-los e dar a volta por cima faz com que as conquistas ganhem um sabor todo especial e sejam muito mais valorizadas. E quem agradece é o futebol italiano, que volta a ter moral e condições de ver seus melhores times dentro de um campeonato competitivo.

5 comentários:

Um cara disse...

É isso é normal mas ultimamente meu time em perdido muito :(, Ganhou hoje só pra não cair na rotina perder, alias ja tinha virado rotina perder hehehe...

Dassler Marques disse...

Opa, obrigado cara!
Não conhecia seu blog

já favoritei e pode deixar, visito sempre.

gde abraço
Dassler

Jota Assis disse...

Com a Juventus de volta à 1º divisão espero cer uma remporada mais disputada do que a deste ano...o Milan (possível campeão da Champions)tb deve fazer frente à equipe de Adriano e cia...

Abraços amigos do Opinião F.C

Jota Assis

Anônimo disse...

Ainda tenho esperança (sou ingênuo, eu sei) de um dia termos punidade aqui no Brasil.

E me refiro apenas ao âmbito esportivo.

Anônimo disse...

O futebol italiano ganha, sem dúvida, com o sucesso dos "redimidos". Mas o melhor exemplo é justamente a punição recebida por eles. Em terras tupiniquins, situações similares sequer são divulgadas (como o caso Ives Mendes). Legal o blog de vocês, dêem uma olhada no nosso também, feito por nove jornalistas e sem "murismos". Se gostarem, podemos trocar links. Abraços.

http://futepoca.blogspot.com