23.5.07

Meio de Semana decisivo no Planeta Bola

Na Europa
Em uma semana repleta de jogos decisivos ocorrendo por todo mundo, os olhares se voltaram para a grande final da Liga dos Campeões entre Milan (ITA) e Liverpool (ING) que ocorreu no estádio Olímpico de Atenas.

A equipe de Milão buscou afastar o fantasma de 2005 e superar o rival inglês em um jogo imperdível tanto pelo peso histórico quanto pela qualidade técnica dos jogadores de ambas as equipes. Na semifinal contra o Manchester United os milaneses comandados por Carlo Ancellotti souberam neutralizar os principais jogadores adversários e anulou Cristiano Ronaldo, Rooney, Giggs e companhia, levando os italianos com muita moral para a decisão.

O Liverpool também fez muito por merecer para chegar à final. Derrotou o rival Chelsea, o complicado PSV e o atual campeão Barcelona. Com um time bem articulado e sob o comando do experiente treinador Rafa Benitez , o "Reds" se impuseram em campo desde o início da partida com boas subidas dos meias Pennant, Zenden e Gerrard e Riise que terminaram em disparos perigosos ao gol de Dida durante todo primeiro tempo.

Na primeira etapa, o Milan procurou jogar mais nos contra-ataques puxados por Kaká e Seedorf, mas não foi efetivo em suas finalizações. Com Inzaghi jogando isolado no meio de quatro marcadores o rubro-negro não conseguiu assustar o time inglês. A grande oportunidade de gol que os rosoneros tiveram foi apenas aos 43 minutos e Inzaghi estava no lugar certo e na hora certa. Em cobrança de falta de Pirlo próximo a meia lua, a bola passou ao lado da barreira e desviou no atacante para vencer o goleiro Pepe Reyna e abrir o marcador da decisão.

Na segunda etapa o Liverpool veio para cima e o zagueirão Carragher quase empatou logo aos 2 minutos em uma cabeçada muito forte. O Milan procurou continuar jogando nos contra-ataques já que o Liverpool teve que se abrir.

Kewell entrou no lugar do apagado Zenden para dar mais força para o ataque inglês e aos 15’ Gerrard recebeu um bom passe pela esquerda, entrou na grande área e quase empatou em um chute rasteiro defendido com segurança por Dida. Minutos depois foi a vez do norueguês Riise arriscar chute forte de fora da área e quase marcar, com a bola passando a esquerda do gol.

O nervosismo e o cansaço dos “Reds” fizeram com que a pressão do início do segundo tempo esfriasse e o capitão Gerrard teve que chamar para si a responsabilidade com chutes longos contra o gol italiano enquanto Kaká não fazia uma partida brilhante mas muito efetiva taticamente.

Rafa Benitez teve que partir pra cima e aos 32’ tirou o volante Mascherano, que fazia uma boa partida, e colocou o centro avante Peter Crouch. Melhor para o Milan, que com a marcação mais aberta chegou ao segundo gol aos 36', após um passe brilhante de Kaká que deixou Inzaghi sozinho na frente de Reyna para tocar na saída do goleiro e fazer seu segundo gol no jogo.

A partir daí o que se viu foi o desespero do Liverpool que foi com tudo para o ataque e esqueceu de se defender, abrindo o meio campo para Pirlo, Seedorf, Kaká e Gattuso tocar a bola como quiseram. Os espaços se abriram e o Milan passou a administrar com categoria a vantagem construída.

Como em 2005, o Liverpool conseguiu achar forças para se erguer e aos 43’, Kuyt, após cruzamento da esquerda, marcou de cabeça e diminuiu a fatura para dar mais vibração ao jogo.Os italianos sentiram um enorme frio na barriga com a pressão que sofreram até o apito final.

O Milan se sagrou campeão pela sétima vez da Liga dos Campeões da UEFA e, de quebra, se vinga da virada de 2005 com uma campanha primorosa e com certeza, tendo como Kaká como o melhor jogador do mundo na atualidade.

Na América

Pela Libertadores da América, o Santos encara o América do México, hoje, às 21h:45m na Vila Belmiro, e têm total condição de avançar para a semi-final após o empate em 0x0 no México. O peixe é favorito não apenas por vir embalado com o título paulista mas também por ter um ótimo retrospecto em casa na competição, com quatro vitórias em quatro jogos. Além disso, o alvinegro praiano está invicto nessa Libertadores.

É Santos na cabeça!


Outro clube brasileiro que vai a campo, hoje, é o Grêmio, que busca reverter os 2x0 que tomou do Defensor Sporting (URU) no estádio Centenário. Jogando com Amoroso como titular no lugar de Diego Souza e sem o meia Lucas que está contundido, os gremistas vão ter que ir para o ataque se quiserem passar para a próxima fase. Tarefa complicada devido a vantagem que será administrada pelos uruguaios com muita “catimba”. Não me arrisco a dar palpites sobre o placar, mas se tivesse que apostar, daria preferência na classificação do Defensor, embora a decisão por pênaltis seja o resultado mais coerente.
O Olímpico estará lotado a partir das 19h:30m na busca pela permanência do time de Mano Menezes na Libertadores da América.


Fechando as decisões de meio de semana, o Boca Juniors(ARG) irá enfrentar amanhã o Libertad(PAR) em Assunção, e não poderá ficar no zero se quiser seguir em frente na competição. O resultado de 1x1 em La Bombonera dá a vantagem do empate sem gols aos paraguaios que já se mostraram muito perigosos ao passaram pelo Paraná clube na oitavas de final.


Ontem, o ascendente Deportivo Cúcuta (COL) conseguiu arrancar um empate em 2x2 com o Nacional (URU) em pleno Estádio Centenário e passou para as semi-finais da Libertadores pois havia vencido o jogo de ida por 2x0. O time, que subiu para a primeira divisão colombiana em 2005 e conquistou o Campeonato Colombiano no ano passado, esta embalado e tem uma das sensações do torneio, a atacante panamenho Blás Pérez, vice artilheiro da competição com 6 gols. Estaria surgindo um novo azarão como o Once Caldas de 2004?



5 comentários:

Sidarta Martins disse...

ganhou a melhore retranca...bix...

Anônimo disse...

Se o Cúcuta passar pelo Boca ou Libertad. Não será nenhuma surpresa. Se o estreante abusado for camepão, não será surpresa alguma, pois o time colombiano tem belos talentos, tanto coletivos, quanto individuais.

Anônimo disse...

Apesar de não merecer pelo futebol apresentado na final, o Milan jogou com inteligecia e se vingou. Já o Cucuta, uma grata surpresa.

Arthur Virgílio disse...

Na Libertadores, semifinal brasileira, por intermédio da Conmebol e na Champions, troco do Milan.

Arthur Virgílio disse...

Colocarei o Blog de vocês na minha lista de favoritos