4.5.07

Prazer, Afonso Alves

Responda rápido: Qual o maior artilheiro em atividade dentre os principais campeonatos europeus? Totti, Milito, Kaká, Drogba? Nenhum deles. O mais letal matador entre as mais disputadas ligas européias tem outro nome: Afonso Alves Martins Jr., ou simplesmente, Afonso Alves, 26 anos. Esse brazuca de Belo Horizonte foi o artilheiro do Campeonato Holandês (Eredivisie) dessa temporada com impressionantes 34 tentos em 30 jogos, pelo mediano time do Heerenveen. Muitos podem desconsiderar essa marca, afirmando que a Eredivisie é uma liga de segundo escalão europeu, mas foi da Holanda que surgiram vários dos matadores que marcaram e marcam muitos gols pela Europa , tais como Ronaldo, Romário e Van Nistelrooy (todos foram artilheiros pelo PSV), Kluivert (Ajax) e Kuyt (Feyenoord). E mais. Se considerarmos a média de gols, aí que os números mostram a importância do feito de Alves. A média do brasileiro nessa temporada foi de 1,13 gols por partida, superando as melhores marcas dos consagrados Ronaldo e Romário, que tiveram destacadas passagens pelo PSV antes de estourarem para o mundo. O Fenômeno cravou 0,90 gols por partida (30 gols em 33 jogos - temporada 94/95), enquanto o baixinho deixou um gol por jogo (25 gols em 25 jogos - temporada 90/91).

Mas de onde apareceu esse tal de Alves? Oriundo das categorias de base do Atlético-MG, Afonso não teve muitas oportunidades no time principal do Galo. Posteriormente, foi emprestado para o Örgryte da Suécia, em 2002. Após duas boas temporadas no clube (23 gols em 39 jogos) o atacante se transferiu para o Mälmo, um dos grandes dentro do futebol sueco, em 2004. Artilharias do Campeonato Sueco lhe renderam fama dentro do país nórdico e até uma proposta para uma possível naturalização sueca, para que o brasileiro pudesse defender a seleção local. Alves recusou, mas mesmo assim, era ídolo por lá. As boas atuações na Suécia lhe renderam uma transferência para um centro mais visível dentro da Europa. A transferência para o Heerenveen, em 2006, foi a mais cara da história do médio clube holandês (4,5 milhões de euros). E lá o brasileiro começou a mostrar o seu faro de artilheiro para toda a Europa. Alves levou o Heerenveen à 5º colocação da Eredivisie, ao marcar mais da metade dos gols da equipe - foram 34 dos 60 marcados pelo time - que pode levar a equipe a disputar a próxima Champions League, já que sua equipe disputa um playoff clássificatório na Holanda, onde a disputa pela vaga está em jogo.

Além de papar a artilharia e ser considerado o melhor atleta do campeonato Holandês, Alves pode papar outro prêmio, esse muito significativo: a Chuteira de Ouro, premiação dada ao artilheiro máximo dentre todos os campeonatos na Europa. O brasileiro está na liderança, à frente de nomes como Didier Drogba e Francesco Totti, entre outros. Esse ilustre desconhecido no Brasil até pouco tempo, já é cobiçado por potências como Chelsea, Barcelona, Juventus e Valencia, tendo o valor da sua transferência calculada em 25 milhões de euros. Além de ter demonstrado habilidades de cabeceio e arremate, Alves também é um exímio cobrador de faltas, de curta e longa distância. É mais um filho desse futebol globalizado, assim como Amauri, Messi e tantos outros sul-americanos que mal chegaram a brilhar nos campos locais para estourar na Europa. Portanto, olho nele, pois pode pintar mais um bom jogador brazuca em um campeonato de ponta, como o Inglês, Espanhol ou Italiano. Abaixo, confira alguns gols de Alves pelo Heerenveen.


Perfil

Nome: Afonso Alves Martins Jr.
Nascimento: 20 de janeiro de 1981, em Belo Horizonte.
Clubes: Atlético Mineiro (1997-2002, entre categorias de base e time profissional), Örgryte (2002-2004), Mälmo (2004-2006) e Heerenveen (desde 2006)

Artilharias: Campeonato sueco e holandês

8 comentários:

Anônimo disse...

iiiii rapa nem sabia quem era esse cara, a agora sei tudo hahahahaha

muito bom o posts bacana mesmo

muito bom tambem o seu blog
ele e diferente

gostei muitoo

parabens

visite o meu

http://blog-do-rato.zip.net/

Rafael disse...

Sou outro que nunca ouviu falar nesse rapaz e muito menos nesse time.

E eu fico vendo, e se o Atlético não o tivesse vendido, será que eles estaria jogando esse bolão por aqui? E outra: será que vai continuar jogando isso tudo quando for para os times grandes da Europa? É só esperar pra ver...

Anônimo disse...

impressionante como alguns grandesa jogadores passam despercebidos pela midia, né?

­Redação disse...

Opa!

O Afonso aqui no GALO era uma MERDA! Todos queriam ele fora do time.

Mas eu acho 'que eu' era o unico que apostava nele. O Burro do tecninco colocava ele como meio campo, sendo que ele é centroavante. Deu no q deu..

Tomara que venda ele por muito dinheiro e vem uma graninha boa pro Galo!

Uilians Uilson disse...

Parabéns bela bola dentro.
Muita gente e, até mesmo jornalista esportivo, não sabia quem era Afonso Alves quando o Dunga divulgou o seu nome na lista para o jogo contra a Iglaterra. Se lesse O Opinião FC, com certeza não haveria susto. Valeu pela lição de jornalismo esportivo e boa visão esportiva. É dessa forma que se faz jornlsimo moderno na blogesfera!

Um abraço e sucesso!

Anônimo disse...

Esse Afonso Alves tá fazendo a diferença na europa,o garoto fez 34 gols em 30 jogos.O Dunga tá certo em convoca-lo,valeu garoto.Entrei no seu blog.
afonso9.wordpress.com
e vi no seu site.
www.rtmarketing.com.br

Anônimo disse...

Afonso Alves made seven gols and he did not commemorate.

Anônimo disse...

I BELIEVE THAT At this MOMENT the BIGGEST POSSIBILITIES FOR the TRANSFERDE ALFONSO ALVES, belong To the MANCHESTER CITY, in view of THAT the AGENT ROBERTO TIBÚRCIO OF ALFONSO ALVES Is PARTNER Of the MANDATARIOS Of the MSI, kia JORABICHIAN and Of TOP AGENT PINI ZAHAVI.DIFICILMENTE the AZ WINS THIS DISPUTE