10.5.07

Brasileirão 2007 - Façam suas apostas

,Vários times remontados. Jogadores desconhecidos e cada vez mais jovens. Essa é a nova cara do Campeonato Brasileiro...Até mesmo por isso, o Brasileirão deste ano promete muito mais emoção. Se nesta edição não temos um clube que se sobressaia e apresente jogadores mais experientes, podemos ter a certeza que o equilíbrio, mesmo que seja por baixo, será grande. Entrando no ritmo da competição que se inicia neste próximo fim de semana, o Opinião FC analisa os 20 melhores clubes para que você, internauta, saiba todas as novidades do torneio.



NAUTICO
Para não repetir 1994


Depois da tragédia dos Aflitos, em 2005, quando o clube desperdiçou dois pênaltis e de quebra, perdeu o jogo e ascensão de divisão para o Grêmio, o time Capibaribe soube fazer a lição de casa e conseguiu retornar à elite, após 13 anos de Segundona.
Apesar do fracasso no Pernambucano, a equipe do treinador PC Gusmão, faz uma boa campanha na Copa do Brasil, torneio em que conseguiu eliminar o Corinthians, um dos principais candidatos ao título.
A principal meta do Náutico é conseguir permanecer na principal divisão nacional por pelo menos mais um ano. Para isso, o clube foi às compras. Trouxe o goleiro Fabiano (ex-Noroeste), os laterais Hamilton e Baiano (ex-Palmeiras), os zagueiros Cris, Toninho e Marquinhos (ex-Corinthians), os meias Juliano e Marcelinho, além da dupla de jovens atacantes representada por Daniel Sobralense e Fábio Saci (ex-Bahia). Quem pode vir é o veterano volante Vampeta, que aos 33 anos está sem clube e já foi solicitado pelo treinador. Um lateral-esquerdo também deve chegar.


Time-base: Fabiano (Gléguer); Baiano (Sidny), Marquinhos, Cris e Deleu; Walker, Ives, Acosta, e Marcel; Fábio Saci e Kuki.
Destaques: Kuki (ex-Hyundai – COR) e Baiano (ex-Rubin – RUS)
Olho nele! Fábio Saci é um atacante rápido que apesar de jovem (25 anos) tem a experiência de ter jogado em clubes de Portugal. Já marcou 17 gols no ano.
Gringo da vez: O uruguaio Acosta (ex-Peñarol)
Pontos fortes: Goleiros são experientes; Kuki e Fábio Saci são matadores;
Pontos fracos: A instabilidade da jovem zaga;




SPORT
Hora de sonhar mais alto


Depois do incontestável título estadual, o Leão do Nordeste decepcionou seus torcedores e acabou eliminado pelo ascendente Ipatinga, nas oitavas-de-final da Copa do Brasil. Mesmo assim, a diretoria garante que a moral da equipe não está abalada.
O treinador Alexandre Gallo, principal responsável pela conquista do título Pernambucano em 2007 foi contratado para treinar o Internacional gaúcho. Em seu lugar, vem Giba, técnico rodado que já trabalhou com vários atletas do atual elenco em outras oportunidades.
O clube da Ilha do Retiro trouxe alguns jogadores para fortalecer seu elenco, como os laterais Dutra, o meia Diogo, o zagueiro Igor e o principal deles: o goleiro Cléber, ex-Atlético-PR. Além destes nomes, cogita-se a possibilidade do Leão trazer mais um zagueiro. Após desistência de trazer Ávalos ou Domingos, especula-se que Réver, defensor do Paulista de Jundiaí pode chegar a Recife a qualquer momento.


Time-base: Cléber (Magrão), Osmar, Igor, Durval e Dutra; Everton, Ticão, Fumagalli e Vitor Junior; Luciano Henrique (Weldon) e Carlinhos Bala.
Destaques: Carlinhos Bala (ex-Cruzeiro) e Fumagalli (ex-Santo André)
Olho nele! Vitor Júnior, meia habilidoso de 20 anos que veio do Dínamo Zagreb da Croácia e destacou-se no Estadual, ganhando uma vaga entre os titulares.
Pontos fortes: poder ofensivo do trio Bala – Fumagalli – Vítor Júnior; segurança da zaga;
Pontos fracos: Everton e Ticão alternam entre bons e maus momentos;



GOIAS
Libertadores: feito impossível?




Presença constante entre os oito melhores clubes do país nos últimos torneios, o Goiás entra no Campeonato Brasileiro deste ano pensando em esquecer os quatro primeiros meses de 2007. A eliminação precoce na 2ª fase da Copa do Brasil diante do Bahia e a perda do campeonato estadual para o Atlético Goianiense custaram a cabeça do treinador Geninho, que não suportou o clima e pediu demissão.
Para o seu lugar, a diretoria alviverde conversa com Émerson Leão, Tite e Paulo Autuori. Provavelmente, um destes três irá comandar o único representante da Região Centro-Oeste no campeonato.
Dando provas de que confia no potencial de seus jogadores, apenas um atleta fora contratado pela diretoria: Élson, ex-meia do Palmeiras e do Cruzeiro. Além dele, Pituca, volante do Atlético-GO deve ser contratado. Resta saber, se o Goiás conseguirá repetir o feito de 2005, quando conquistou uma vaga para o torneio continental. Elenco tem...

Time-base: Harlei, Vitor, Ernando, André Leone, e Diego; Danilo Portugal, Cléber Gaúcho, Romerito (Élton) e Petkovic; Welliton (Fabiano Oliveira) e Fabrício Carvalho (Johnson).
Destaques: Petkovic (ex-Fluminense), Fabrício Carvalho (ex-São Caetano) e Vítor (juniores)
Olho nele! Wellinton, de 20 anos, já é ídolo da torcida desde o Goiano de 2006. Forte e truculento, em 2006, perdeu espaço para os gols de Souza. Nova chance para brilhar.
Gringos da vez: O sérvio Petkovic e o angolano Johnson (ex-Portuguesa)
Pontos fortes: O meio-campo é experiente; dupla de ataque é goleadora;
Pontos fracos: Harley não passa confiança a sua defesa; Pet está em má fase;


AMÉRICA-RN
Um time contratado para não cair

Nem mesmo o torcedor mais fanático do alvirrubro de Natal sabe qual será o time titular do América para esta temporada. Após a acachapante derrota para o rival ABC por 5 a 2 na finalíssima do Potiguar, a diretoria resolveu fazer um verdadeiro “limpa”.
Onze atletas que disputaram o estadual já foram dispensados, juntamente com o técnico Estevam Soares, que também não resistiu à pressão dos torcedores. Em contrapartida, um verdadeiro pacotão de reforços, em sua maioria desconhecidos do interior paulista, já está a disposição do novo treinador, Lori Sandri. São eles: os goleiros Renê e Júnior; o lateral Márcio Goiano; os zagueiros Edson Borges, Rodrigo Alemão e Tiago Gomes (ex-Palmeiras); os volantes Adriano Peixe e Marcos Alexandre; os meias Célio e Berg; e os atacantes Anderson Ataíde e Luciano Dias.
E a lista não deve parar por aí. Nos treinamentos desta semana, o arqueiro titular Marcelo Bonan lesionou-se e ficará fora da equipe durante 6 meses, aproximadamente. Sérgio, ex-Palmeiras, acertou com o time, mas desistiu de última hora alegando problemas pessoais. Será que isso dá certo?

Time-base: René; Edson Borges, Márcio Santos (Rodrigo Alemão) e Tiago Gomes; Adriano Peixe, Marcos Alexandre, Paulo Isidoro (Célio), Souza e Marcinho; Geovane e Luciano Dias.

Destaques: Souza (ex-Flamengo e Corinthians) e Paulo Isidoro (ex-Fortaleza e Juventus)
Olho nele! Rogelio é um atacante esguio de 19 anos, que apesar da idade já atuou nas categorias de base do Empoli, Ascoli e Lazio. Já marcou 4 gols na pré-temporada.
Gringo da vez: O argentino Rodrigo Astudillo (ex-Universidad de Chile – CHI)
Pontos fortes: Souza pode ser decisivo; Lori Sandri costuma montar boas defesas;
Pontos fracos: O time não tem conjunto; atletas contratados são incógnitas;

7 comentários:

Felipe Moraes disse...

Interessante a iniciativa de analisar os clubes que vão disputar o brasileirão. E vão disputar mesmo, com todas as letras, pois o torneio promete muito equilíbrio.

Dos times citados na reportagem, destaco o Sport. Fez um belo campeonato pernambucano e acho que tem condições de fazer até uma campanha razoável no nacional. O destaque negativo é o América de Natal, serío candidato a voltar à Serie B.

Um Abraço, Felipe Leonardo.

Arthurius Maximus disse...

Vai ser a mensma lenga-lenga de sempre, aqui no RJ "só vareio" e "sacode" (rs). Fazer o que?

Sidarta Martins disse...

Vou de Goiás. MEsmo sem o Geninho o time irá fazer bonito.

Abraços,

Anônimo disse...

Bacana o Opinião FC.

Adicionei o link de vocês no Blog do Carlão.

Dêem uma conferida.

Abraços!

Anônimo disse...

Gostei da iniciativa, porém tenho 04 correções a fazer sobre o Sport.
O Tecnico Gallo não participou da Serie B de 2006. O treinador que montou a base do time foi Givanildo Oliveira.

Hamilton é volante e não faz mais parte do elenco desde o inicio do ano pois foi jogar na Turquia.

Fumagalli se destacou no Guarani e Fortaleza tendo passagens um pouco apagadas pelo Corinthians e Santo André.

O time base do Sport é Magrão, Osmar, Cesar, Durval e Bruno, Everton, Ticão, Vitor Junior e Fumagalli, Carlinhos Bala e Weldon. Igor e Cleber ainda nem estrearam pelo clube e Luciano Henrique é meia.

Thiago Barretos disse...

Anônimo, obrigado pelas dicas, eu já corrigi o post nas falhas cometidas.
Realmente, eu confundi o Hamilton do Sport com o Hamilton contratado pelo América-RN.
Qto ao Fumagalli, eu sei que ele destacou-se muito mais no Fortaleza e no Guarani, mas a intenção era colocar o último clube que ele jogou antes de ir para o Sport.
Jah o time-base foi uma aposta particular sob a ótica do elenco montado, não apenas pelos jogadores que vêm atuando.
De qq forma, agradeço as correções e espero que continue visitando nosso blog.
Abraços

Dau Sampaio disse...

Oi Thiago,
eu postei como "anonimo" pois não consegui me cadastrar pois sempre dava erro na página. Mas gostei bastante da iniciativa e vou sempre que puder entrar Opinião FC e acompanhar as atualizações.