24.5.07

Goleiros: Enfim, a nova safra de heróis!!!

Depois de alguns anos de espera, o Brasil parece finalmente ter produzido sua nova safra de grandes goleiros. Por todo o Brasil, vários arqueiros surgiram entre o final de 2006 e o começo de 2007, de modo a deixar claro que o país dificilmente vai estar mal representado nas próximas Copas do Mundo.

O Campeonato Paulista de 2007 teve como um dos pontos fortes a presença de dois novos goleiros que brilharam do início ao fim. Felipe do Bragantino e Luiz do São Caetano foram os principais revelações de suas equipes e contribuíram muito para a boa campanha dos clubes. O primeiro deles se transferiu para o Corinthians e já começou a mostrar porque é uma das promessas do clube. Domingo passado, no Mineirão, fez boas defesas e já desponta como uma das principais figuras do renovado esquadrão alvinegro.

O Campeonato Carioca também revelou bons nomes para guarda-metas. Bruno do Flamengo e Julio César do Botafogo foram decisivos para que ambos os times se firmassem como principais forças do estado. Quem sofreu nessa história foram os atacantes, e em especial Romário. O baixinho foi obrigado a disputar o Campeonato Brasileiro porque não conseguiu passar por cima dos jovens talentos. Foi uma pena o Fogão ter sido eliminado pelo Figueirense por causa de uma falha de Julio César. Ainda bem que ele é jovem e terá muito tempo para superar esse erro.

Fora do eixo Rio-São Paulo também temos outro grande exemplo. Trata-se de Renan, goleiro do Internacional de Porto Alegre. Desde a Libertadores do ano passado, o arqueiro já dava mostras de que deveria ser o sucessor de Clemer. No entanto, esse ano o técnico Galo assumiu o cargo e de cara promoveu o garoto a titular. No jogo de sábado, contra o Atlético Paranaense, o Inter escapou de levar uma goleada por conta das boas atuações de Renan.

Para concluir esse post otimista, não posso deixar de citar o belíssimo trabalho que Diego Cavalieri realiza debaixo das traves do Palmeiras. Depois de um grande brasileiro em 2006 e um sólido paulistão em 2007, o goleiro deve mesmo ser o responsável pelo encerramento da carreira de Marcos.

Com o mercado europeu aberto por Taffarel e Dida, o Brasil poderá se firmar com um país de grandes goleiros. Fato esse que até alguns anos, era inimaginável no cenário internacional...

6 comentários:

Gerson Sicca disse...

Pobre do Júlio Cesar. Tomou um frango histórico ontem.Mas é bom goleiro.

Anônimo disse...

Post bem observado.
A safra de novos goleiros é muito boa.
O frango que o goleiro do Fogão tomou ontem não demonstra a grande capacidade que ele tem.

Arthur Virgílio disse...

Ótimo post e acrescentaria, mais dois nomes: Diego, do Atlético Mineiro e Wilson, do Figueirense. São outros nomes que também merecem destaques.

O goleiro do Galo, inclusive, já interessa a Lazio.

Anônimo disse...

Realmente fazia um bom tempo que não ouvia falar de bons goleiros brasileiros, tomara que eles permaneçam por aqui, como qualquer revelação no futebol acaba saindo e os torcedores ficam chupando o dedo.

Sidarta Martins disse...

Mas faltou o da Lusa!!!!

Felipe Moraes disse...

Muito legal o panorama sobre os novos goleiros brasileiros.
Dentre eles, destaco Diego Cavalieri e Felipe, sem preferência pelo meu nome, rsrs. São os meus preferidos de todos listados no post.

Um Abraço, Felipe Leonardo