12.5.07

Brasileirão 2007 - Parte 3

A terceira parte de nossa análise busca revelar os segredos das equipes do sul do país. Os gaúchos Grêmio, Juventude, Internacional e o catarinense Figueirense vão à luta no campeonato Brasileiro. As limitações, os plantéis e a qualidade técnica deixam claro quem vem brigar pelo caneco e quem vem lutar para não cair para a segundona.


Figueirense
O médio quer se tornar grande

A semifinal da Copa do Brasil que será disputada contra o Botafogo/RJ já mostra que o Figueirense busca um lugar ao sol no ano de 2007.
Derrotado pela Chapecoense no campeonato catarinense a equipe não desanima e segue os bons resultados do início da temporada sendo o time com melhor campanha da Copa do Brasil deste ano.
O Figueira renovou praticamente todo seu elenco em 2007, subindo muitos nomes das categorias de base do clube e trazendo jogadores como os meias Léo e Cleiton Xavier do Inter além do atacante Victor Simões do Gerrial Beerschot da Bélgica.
Como grande reforço para a temporada, a diretoria contratou o meia Adriano Gabiru, herói do título mundial do Internacional, mas que não teve a mesma sorte de 2006 neste início de ano, sendo eliminado na Libertadores e no Gauchão precocemente.
A sétima colocação no Campeonato Brasileiro de 2006 colocou os alvinegros de Santa Catarina na disputa da Copa Sul-americana, mas o time comandado pelo experiente técnico Mario Sérgio sonha em chegar à zona da Libertadores e quem sabe conquistar um inédito título nacional: "O elenco está se entrosando e com a chegada de mais alguns reforços teremos força para ir longe no campeonato", conclui o treinador que poderá contar ainda com a contratação de dois jogadores campeões com a Chapecoense: o meia Peter e o atacante Jean Carlos.
Além de tudo que gira em torno da equipe, a diretoria do Figueirense apresentou um projeto ousado de reforma do estádio Orlando Scarpelli visando atrair jogos Copa do Mundo de 2010. É o Figueira querendo deixar de ser mediano para se tornar um time de ponta do futebol brasileiro.


Time base: Wilson; Anderson Luís, Chicão, Felipe Santana e Edson; Vinícios, Cleiton Xavier, Carlinhos e Léo; Victor Simões e Ramon
Destaques: Victor Simões e Léo (ex-Inter e Guarani)
Olho nele!: Com 26 anos, o centro avante Victor Simões é experiente e pode ser a chave para o time fazer muitos gols na temporada;
Pontos fortes: O time é coeso e mantém uma supremacia sobre os adversários em jogos disputados no Orlando Scarpelli.
Pontos fracos: O meio campo é rápido mas não tem característica de marcação sendo a vulnerabilidade do time.


Grêmio
Em busca da tríplice coroa

A fase está muito boa para os tricolores gaúchos. Após a conquista do Campeonato Gaúcho em cima do Juventude de Caxias, o 35º em sua história, O Grêmio não tomou conhecimento do tricampeão mundial São Paulo e despachou os paulistas da Libertadores da América.
Na luta pelo tricampeonato nacional os gremistas vivem um momento muito favorável. Mérito de Mano Menezes que a saiu do Caxias em 2005 para assumir o comando do Grêmio a ajudar o clube a subir para a primeira divisão novamente. De quebra, conquistou o bicampeonato gaúcho (2006 e 2007), a 3º posição no Brasileirão 2006 e segue nas quarta de final da Libertadores onde enfrenta o Defensor do Uruguai.
Para o Brasileirão deste ano os gremistas terão de se acostumar com a ausência do meia Lucas, vendido para o Liverpool, e que fica no time até o final da Libertadores. Uma das apostas dos gaúchos em 2007 é o meia Carlos Eduardo, eleito o craque e jogador revelação do Gauchão.
A experiência dos atacantes Tuta e Amoroso pode surtir bons resultados, mas é dos pés de Diego Souza que andaram saindo a maioria dos gols do time na temporada.
O ponto fraco do time esta pelas laterais, ocupadas por Patrício na direita e Lúcio na esquerda. Ambos são jogadores comuns e com pouca criatividade, que se limitam mais a marcação do que o apoio ataque. Pelo meio, Tcheco é hoje o grande nome depois de Lucas. A forte pegada do volante Sandro dá segurança à zaga que conta com Teco, William e o argentino Schiavi. O meio campo ainda conta com a presença de dois veteranos: o paraguaio Gavilán e Kelly, ex-Bragantino e Atlético Paranaense.
O Grêmio é um forte candidato ao título deste ano, principalmente se após a Libertadores Mano Menezes continuar no comando.


Time base: Saja; Schiavi, Teco, Patricio e Lúcio; Sandro, Lucas, Tcheco e Diego Souza; Carlos Eduardo e Tuta
Destaques: Carlos Eduardo, Lucas e Diego Souza
Olho nele!: Com apenas 19 anos Carlos Eduardo foi eleito o craque e a revelação do Gauchão 2007.
Pontos fortes: O técnico Mano Menezes tem o time na mão e o elenco joga junto há bastante tempo. O meio campo é grande trunfo do time, pois sabe marcar e sair para o jogo.
Pontos fracos: O ataque do Grêmio marca pouco. Tuta e Amoroso não vivem grandes fases e o time depende dos gols de jogadores que vem de trás como Tcheco, Carlos Eduardo e Diego Souza.



Internacional
Para espantar fantasmas

O início de 2007 não foi dos melhores para o Internacional de Porto Alegre. O colorado viu a chance de títulos ir por água abaixo perante a desclassificação na Taça Libertadores da América e no Campeonato Gaúcho, ambos ainda na primeira fase.
A saída de Abel Braga do comando da equipe não significa que o Internacional irá mudar sua postura dentro de campo. Sob a batuta do novo treinador Alexandre Gallo, o Inter mantém a base formada por Abel e busca espantar a crise com um título que bateu nas portas coloradas nas duas últimas edições.
O jovem Alexandre Pato é preterido por times como Barcelona e Milan e pode ficar de fora do plantel. O meia Edinho e o zagueiro peruano Hidalgo foram reintegrados à equipe. Fernandão deve deixar a posição de centro-avante fixo e passar a fazer a função de meia de ligação. Christian é a esperança da torcida ao lado de Iarley.
Na lateral esquerda, Triguinho foi cobiçado pelos gaúchos porém o jogador acertou com Anderlecth da Bélgica. Para a posição, Rubens Cardoso deve ser o titular no momento.
Vindo do Adap/Galo do Paraná, o atacante Adriano se incorpora ao elenco ao lado do zagueiro Douglão que sobe da categoria de base do clube.
A diretoria do Inter ainda busca mais reforços, com nomes como Rosinei e Magrão do Corinthians e o zagueiro André Luis do Cruzeiro. O saci vem para fazer bonito neste campeonato e espantar o mal começo de temporada.


Time base: Clemer; Índio, Sidnei,Ceará e Rubens Cardoso; Wellington Monteiro, Edinho, Vargas e Fernandão; Iarley e Christian.
Destaques: Fernandão, Iarley e Alexandre Pato;
Olho nele!: Sidnei, zagueiro de 17 anos que sobe da categoria de base para ser titular;
Pontos fortes: O time é equilibrado da defesa ao ataque. O meio campo consegue suprir suas deficiências técnicas através da boa marcação.
Pontos fracos: Embora tenha sido muito importante durante a conquista do mundial, o goleiro Clemer inspira duvidas com suas falhas.


Juventude
Aprendendo com os erros

O Juventude deste ano vem repleto de jogadores desconhecidos e com passagens por times pequenos do futebol do país. O mais experiente integrante da equipe esta no gol. O goleiro André, que já defendeu o Internacional e o Cruzeiro, é uma gota de segurança no futuro incerto do alviverde na competição.
A eliminação para o mediano Brasiliense na Copa do Brasil e o vice-campeonato gaúcho após uma goleada sofrida por 4 a 1 para o Grêmio abalaram as estruturas do time de Caxias do Sul.
O elenco rachado nas finais do Gauchão provocou o afastamento dos jogadores Alex Alves e Júlio Cesar da equipe titular. Além disso, a diretoria não trouxe nenhum grande reforço para esta temporada.
O meia atacante Michel veio do Inter após a troca pelo lateral direito Helder. Além de Michel, o clube também contratou o lateral-direito Barão, ex-Ulbra/RS; os zagueiros Agnaldo, ex-Guarany-BA, e Gilvan, ex-Juventus-SP; e os meio-campistas Tássio, ex-Veranópolis, e Roger Bernardo, esse emprestado até o final do ano pelo Palmeiras. O time paulista ainda cedeu outros dois atletas ao Juventude: o atacante Cláudio e o zagueiro Leonardo Silva
A equipe conta com a velocidade dos atacantes Alex Alves e Da Silva mas sofre com a falta de experiência dos seus jogadores de meio campo.
O time deve lutar para escapar do descenso e a Sul-americana seria o ponto mais alto que esta equipe que se forma pode alcançar. Alerta vermelho em Caxias.

Time base: André; Fabrício, Leonardo Silva, Barão e Michel; Zé Rodolpho, Veiga, Tássio e Júlio César; Alex Alves e Da Silva.
Destaques: André, Alex Alves e Da Silva.
Olho nele!: Claudio, atacante de 17 anos vindo do Palmeiras é uma promessa que pode se tornar titular na equipe com o tempo. Já teve passagens pela Seleção Brasileira Sub-17
Pontos fortes: A velocidade do ataque é alta. Alex Alves e Da Silva são jogadores velozes e de boa precisão na hora de finalizar; No gol, André é a segurança para a defesa trabalhar;
Pontos fracos: A inexperiência da equipe e a conturbada relação dos jogadores com técnico as vésperas do inicio da competição, mesmas causas da derrota no Gauchão.

5 comentários:

Anônimo disse...

Quer saber? esqueça os favoritos de São Paulo... esse ano, um time de outro estado leva essa taça. Pode escrever.

Anônimo disse...

muito importante essas informações sobre os clubes do Sul, afinal são excelentes representantes do futebol brasileiro visto que tem um atual campeão mundial e outro com título mundial também (Grêmio)e que atualmente é um dos melhores clubes do país com grande chance de ser campeão nacional!

eu particularmente aprecio o futebol gaúcho, principalmente do Grêmio, um time que adotei pela intensidade e postura em campo. Acredito muito no Grêmio, mas acho o Inter (no papel) um time que pode chegar bem, mesmo estando em baixa, afinal o futebol nunca deixará de ser imprevisível!
eh isso...
parabéns pela análise!
Bjos
Andressa Piri

Tiago disse...

Grandes análises, opinião imparcial, ótima construção lingüística!

Parabéns pelo excelente blog!

Em tempo: Grêmio vai ganhar tudo esse ano.

Um cara disse...

Cara estou todo por fora do futebol brasileiro atualmente. Mas o blog ta massa...

Felipe Brisolla disse...

Realmente as análises estão excelentes!!!n Pena não ter tido tempo para escrever um parte! Quando a correria passar espero voltar a colaborar com post tão bons como estes últimos!!!
Parabéns a todos!!
E principalmente a quem teve a brilhante idéia de criar esse espaço!!!