13.5.07

Brasileirão 2007 - Parte 4

E o raio-x do Brasileirão 2007 continua, agora voltando suas atenções aos times paulistas. Mesmo com apenas os quatro grandes (Corinthians, São Paulo, Palmeiras e Santos) o futebol paulista é sempre uma potência futebolística dentro do país. Desde 1993, os paulistas vencem ou tem o vice-campão do Brasileirão. Só isso, além do domínio nacional em número de títulos (15 no total) já credencia os paulistas na briga pelo título ou pelas vagas na Libertadores.


CORINTHIANS
Bom e barato?


Com os fracassos no Paulistão e na Copa do Brasil, acabou-se de vez a era das grandes contratações e das estrelas no Parque São Jorge. Com os entraves entre o time e a MSI, a diretoria resolveu adotar a política do “bom e barato”. Jogadores que se destacaram no Campeonato Paulista foram o foco da equipe na hora de reforçar a equipe. Além de Carlos Alberto (ex-Figueirense, suspenso por adulterar a certidão de nascimento), Everton Santos, Felipe e Zelão (ambos vindos do Bragantino) e Finazzi (ex-Ponte Preta) vão tentar tirar o Timão do buraco.
O técnico contratado para o Brasileirão, Paulo César Carpegiani, promete promover uma faxina geral no elenco e o principal nome da lista foi o do ex-galático Roger. Com isso, o último remanescente da era MSI é o volante Marcelo Mattos. De cara nova, a torcida espera que o time volte a jogar com raça, para suprir a falta de técnica que o novo time tem nesse início de campeonato. As principais esperanças da Fiel se depositam nos jovens Willian, de 18 anos e em Lulinha, de 17. Será que os garotos do terrão, aliados a algumas incógnitas podem levar o time a algum lugar? No papel, o time pode ficar pelo meio da tabela, mas se não abrir o olho, pode sofrer novamente com o drama de ficar na zona de rebaixamento.

Time-Base: Felipe; Zelão, Fábio Ferreira (Marinho) e Betão; Edson (Eduardo Ratinho), Marcelo Mattos, Rosinei, Willian e Magrão (Marcelo Oliveira); Finazzi e Everton Santos.
Destaques: William (campeão sul-americano sub-20 com o Brasil), Marcelo Mattos e Finazzi
Olho nele: Com a camisa 10, Willian tenta provar seu valor na equipe. É um meia habilidoso e ágil.
Pontos Fortes: A marcação e a chegada ao ataque dos volantes; velocidade dos atacantes; oportunismo de Finazzi.
Pontos Fracos: Além da debilidade da zaga, o time ainda procura uma identidade tática.


SÃO PAULO
Hora de mudar?


O atual campeão brasileiro é um dos favoritos ao título, mas os fracassos em 2007 fizeram com que o São Paulo começasse a rever algumas de suas posturas. Acusado de teimoso, o técnico Muricy se viu obrigado a mexer na equipe, principalmente na meia cancha e no comando de ataque. Jorge Wagner e Dagoberto começam a ganhar espaço na equipe, nos lugares dos contestados Hugo e Aloísio. O meia Souza é um dos mais criticados da equipe tricolor, e Muricy já acena com a possibilidade de deixar o camisa 10 na reserva.
Mesmo com toda a pressão, a equipe possui ótimo elenco, com jogadores muito versáteis, além de grande variabilidade tática, fatores que podem favorecero Tricolor na briga pelo bicampeonato nacional. Tal feito colocaria o São Paulo no hall dos maiores vencedores do Campeonato Brasileiro, ao lado do Flamengo.

Time-Base: Rogério Ceni; André Dias, Miranda e Alex Silva; Ilsinho, Josué, Richarlysson, Hugo e Jorge Wagner (Souza); Dagoberto (Leandro) Aloísio (Borges).
Destaques: Rogério Ceni, Dagoberto, Miranda.
Olho nele: Após o imbróglio com o Atlético-PR, Dagoberto pode reencontrar o seu bom futebol no Morumbi.
Gringo da Vez: o lateral equatoriano Reasco
Pontos Fortes: O seguro Rogério Ceni, mortal nas bolas paradas; a versatilidade do elenco; laterais que têm grande poder de apoio ao ataque.
Pontos Fracos: Em contrapartida ao bom apoio lateral, os flancos da defesa Tricolor podem se transformar em grandes avenidas para os atacantes rivais; a falta de poder de fogo dos atacantes.




SANTOS
A tríplice coroa é possível


Considerado por muitos jornalistas como a melhor equipe brasileira na atualidade, o bicampeão paulista entra nesse início de Brasileirão com as atenções voltadas para o mata-mata na Libertadores, o que pode tirar pontos preciosos da equipe no início do Campeonato Brasileiro, já que Luxemburgo vai poupar jogadores na véspera dos jogos decisivos.
O Santos, porém, vai perder peças importantes de seu elenco para a disputa no Brasileirão. Além de Pedro e Rodrigo Tiuí, desligados do elenco santista por problemas com Luxemburgo, o time perderá a sua principal peça: o camisa dez e melhor jogador em atividade no Brasil, o meia Zé Roberto. Pedrinho, que reencontrou seu melhor futebol no time de Vila Belmiro, pinta como substituto na meia. O primeiro reforço para o Brasileirão é o lateral Alessandro, ex-Palmeiras e Grêmio.
Se suprir as necessidades do elenco, o Santos é um dos favoritos ao título, pois Luxemburgo provou ser um grande especialista em vencer campeonatos nacionais.

Time-Base: Fábio Costa, Alessandro, Adaílton, Ávalos e Kleber; Rodrigo Souto, Maldonado Cléber Santana, Zé Roberto (Pedrinho); Marcos Aurélio e Jonas.
Destaques: Zé Roberto, Fábio Costa, Maldonado.
Olho nele: Marcos Aurélio, fez bom Brasileirão em 2006 pelo Atlético-PR, pode repetir a dose no comando de ataque do Peixe.
Gringo da Vez: o volante Chileno Maldonado
Pontos Fortes: O entrosamento da equipe; zaga com bom poder de marcação; a versatilidade do meio-campo Cléber Santana.
Pontos Fracos: A deficiência na finalização de Rodrigo Tiuí; a instabilidade emocional de Fábio Costa, que pode vir a prejudicar a equipe.


PALMEIRAS

Promessas podem virar realidade


A paciência da torcida com o técnico Caio Jr. tem prazo: tudo depende da campanha da equipe alviverde no Brasileirão. O técnico tenta montar a base da equipe centrada nas habilidades dos meias Valdívia e Edmundo, jogadores mais importantes desse elenco. Os jovens dão as caras nesse novo Palmeiras, como o rápido Michael, o volante Wendel e o zagueiro David fazem parte dessa nova geração de promissores jogadores para o futebol brasileiro. Para esse Brasileirão, reforços modestos até aqui: o lateral Paulo Sérgio, ex-São Caetano e o meia Makelele, ex-Santo André.
Sem ganhar títulos importantes há sete anos, o reformulado Palmeiras ainda procura uma cara e o promissor técnico Caio Jr. pode levar os promissores jogadores do Palmeiras até uma possível vaga na próxima Libertadores.

Time-Base: Diego Cavalieri; Wendel, David, Dininho e Leandro; Pierre, Martinez, Valdívia e Michael; Edmundo e Osmar (Florentín).
Destaques: Valdívia, Edmundo, Diego Cavalieri
Olho nele: O chileno Valdívia, habilidoso, cerebral, pode causar granes dores de cabeça às zagas adversárias.
Gringos da vez: O chileno Valdívia e o atacante paraguaio Florentín.
Pontos Fortes: A armação das jogadas com Valdívia e Edmundo; O poder de finalização de Edmundo.
Pontos Fracos: A inexperiência dos jogadores jovens da equipe; Pouco poder de apoio ofensivo dos laterais.

6 comentários:

Climão Tahiti disse...

Acredito que o São Paulo vá se dar melhor nessa primeira fase por estar descansado depois dos fracassos, enquanto os demais nem tanto.

E se tiverem amor a camisa, a vergonha da derrota fará diferença. =D

Anônimo disse...

André Augusto, não se surpreenda se clubes como Flamengo, Palmeiras, Corinthians e Sport brigarem pelas posições la de cima!Abraço e espero você no meu blog, faça uma visitinha!O blog de vocês que é bem escrito e de conteudo muito inteligente!

http://pitacosdobodaum.zip.net

young vapire luke lestat disse...

O país do futebol anda doente.
Conseqüentemente o futebol sofre seus efeitos colaterais...Excelente blog PARABÉNS

ABS:L.Sakssida

Sidarta Martins disse...

O Luxa é um cara que nasceu com o cu virado pra lua. Não tem outra explicação.

Anônimo disse...

Luxa,é porra loka mas é bom treinador!

Unknown disse...

Creio que o São Paulo deve se atentar para não começar um processo de estagnação após os fracasso do início do ano. O Palmeiras surge como um time bem montado e de certa forma pode fazer uma campanha muito melhor do que nos últimos anos.
No Coríthians, se os cartolas conseguirem deixar as brigas de lado para se focar num ideal comum, talvez o time consiga honrar o peso do nome.
O favorito dos paulistas continua sendo o Santos, que nas mãos do Luxemburgo consegue jogar bem mesmo não tendo grandes nomes no elenco.