11.5.07

Brasileirão 2007 - Parte 2

Continuando com a análise do Campeonato Brasileiro, vamos tratar agora a respeito das equipes paranaenses e mineiras. Particularmente, as quatro equipes em análise não tiveram um bom primeiro semestre (com excessão ao Atlético/MG, que ganhou o estadual) e vêem no Brasileirão uma chance de redenção neste ano de 2007.

ATLÉTICO-MG
Galo de volta à elite


Apesar de vencer o Campeonato Mineiro após sete anos de jejum, o Galo, que teve brilhante participação na Série B ano passado e conseguiu novamente o acesso à 1º divisão, sofreu um grande revés nessa semana: a traumática eliminação da Copa do Brasil, onde a equipe era cotada como uma das favoritas ao título.

Essa eliminação e a saída do técnico Levir Culpi podem atrapalhar os mineiros no início do campeonato. Com a negativa de Geninho em assumir o time, o nome do novo técnico ainda é mistério no Galo. Valdir Espinoza, Ivo Wortmann e Toninho Cerezo ganham força nos bastidores para assumir a equipe alvinegra. O Atlético só confirmou o reforço do volante Thiago Carpini, ex-Ponte Preta e pode sofrer com a saída de alguns jogadores. Marcinho, eleito o craque do último estadual, pode puxar a fila de negociações.

Mesmo abalado, o Galo quer provar que não retornou à toa para a divisão de elite e pretende fazer bonito nesse Brasileirão, talvez até brigando por vaga na Libertadores do ano que vem. Para isso, além da habilidade do meia Danilinho, conta com a boa fase do lateral Coelho e o oportunismo do artilheiro Marinho.

Time-Base: Diego; Coelho, Marcos, Lima e Ricardinho; Rafael Miranda, Bilu, Marcinho e Danilinho; Éder Luis (Vanderlei) e Galvão (Marinho).
Destaques: Marcinho, Marinho (artilheiro do Galo na série B de 2006) e Danilinho(campeão sulamericano sub-20 com a Seleção Brasileira)
Olho nele: Marcinho, eleito o melhor jogador do Campeonato Mineiro de 2007. Meia habilidoso e muito rápido.
Pontos fortes: É um time bem entrosado, que manteve a base que levou o Galo ao acesso à elite do futebol brasileiro e desbancou o Cruzeiro dentro de Minas.
Pontos fracos: Além de ser um time jovem, pode sofrer para se adaptar a filosofia de um novo técnico.

CRUZEIRO
Será que agora emplaca?


O Cruzeiro, que no papel teria o melhor elenco de Minas, sucumbiu diante dos problemas internos e fracassou na Copa do Brasil no Campeonato Mineiro. A conseqüência disso foi a demissão de Paulo Autuori da Raposa, substituído pelo “promissor” Dorival Jr., técnico vice-campeão paulista pelo São Caetano, onde desenvolveu bom trabalho. O excesso de meias na equipe será uma das grandes dores de cabeça do novo técnico, que conta com Maicosuel, Fellype Gabriel, Leandro Domingues, Marcinho, Sandro, Kerlon e Rafinha para compor o setor. Wagner, revelação do Cruzeiro no Brasileirão de 2006 que atualmente joga pelo Al-Ittihad pode retornar ao time, que ainda pode fechar com o lateral Júnior, recentemente dispensado pelo São Paulo.

A chegada de Dorival ao Cruzeiro pode reacender a esperança de alguns jogadores, dados como dispensados após o fraco 1º semestre da Raposa, como a do atacante Rômulo, destaque pelo Grêmio em 2006. Dorival é contrário à saída do jogador, em uma eventual negociação com o Palmeiras. O jovem Guilherme, destaque na campanha do Cruzeiro no título da Copa São Paulo deste ano, pode pintar como revelação da equipe, que conta com a experiência de Araújo (candidato a artilheiro do Brasileirão) e as perigosas investidas do lateral Gabriel.

Com o retorno dos contundidos e a contratação de alguns reforços, o Cruzeiro conta com bom elenco e pode brigar pelo título deste Brasileirão.

Time-Base: Lauro; Gabriel, Luisão, Wellington e Maicon;. Fábio Santos, Paulinho Dias, Ricardinho (Maicossuel) e Leo Silva (Marcinho); Araújo e Guilherme (Rômulo)
Destaques: Gabriel, Araújo, Guilherme
Olho nele: Guilherme, destaque do Cruzeiro no título da Copa São Paulo e que fez bom Mineiro, pode pintar como uma das revelações do Campeonato.
Pontos fortes: Time muito técnico, conta com muitos meias habilidosos, atacantes rápidos e com faro de gol
Pontos fracos: Além da instabilidade da zaga, a chegada de Dorival Jr. em cima da hora pode fazer com que o time demore a se adaptar com o novo técnico, que terá a primeira opirtunidade em uma equipe grande.


ATLÉTICO-PR
Invasão estrangeira no olho do furacão

A fraca campanha no estadual e a eliminação dramática para o Fluminense na Copa do Brasil frustraram os planos do Furacão, campeão brasileiro em 2001. Por isso, o time está buscando reforços. O volante colombiano Edwin Valencia foi contratado junto ao América de Cali e se junta a legião estrangeira existente no Atlético (além de Valencia, Viáfara, Moreno e Ferreira). Para o ataque, o Furacão trouxe Wallyson (destaque do ABC de Natal) e Tiago (campeão paranaense pelo Paranavaí). Em contrapartida, a equipe rubro-negra pode perder Denis Marques, pretendido pelo Palmeiras e times do exterior.

É uma equipe que cravou seu lugar entre os grandes times brasileiros nos últimos anos e promete dar muito trabalho, principalmente atuando na Arena da Baixada. Além de Vadão, técnico que comandava a equipe na campanha vitoriosa em 2001, Alex Mineiro é o destaque da equipe e que também fazia parte da equipe campeã brasileira daquele mesmo ano. O Furacão é forte candidato pelas vagas na Libertadores.

Time-Base: Guilherme; Jancarlos, Marcão, Danilo e Nei; Alan Bahia, Erandir (Valencia), Evandro e Ferreira; Dênis Marques e Alex Mineiro
Destaques: o rápido meia Ferreira, o faro de gol de Alex Mineiro e a forte marcação de Alan Bahia.
Olho Nele: Tiago, artilheiro do Paranavaí do ultimo paranaense, com 11 gols.
Gringos da vez: O goleiro Julian Viafara, o volante Edwin Valencia , o meia Ferreira e o atacante Dayro Moreno.
Pontos Fortes: Ótimos atacantes (Alex Mineiro e Denis Marques), servidos pelo arisco e habilidoso Ferreira.
Pontos Fracos: Falta um nome de confiança para o gol


PARANÁ
De volta à realidade


Contrastando com a boa campanha no ano passado, que levou os paranistas à Libertadores, muitos jogadores-chave daquele time saíram, inclusive o técnico Caio Jr. Com reforços modestos em 2007, o Paraná não conseguiu manter o nível de outrora e não resistiu ao Libertad, do Paraguai, sendo eliminado da Libertadores. Pouco tempo antes, o tricolor paranaense havia perdido o título estadual para uma equipe considerada “pequena”, o Paranavaí.

E o quadro não parece nada animador da equipe comandada por Zetti. O técnico promete fazer uma faxina no elenco e reforços só poderão chegar com o Brasileirão em andamento (por enquanto só foram confirmados os nomes do volante Adriano e o zagueiro Luis Henrique, ambos do Bragantino). Joelson e Felipe Alves foram os primeiros a sofrer a degola.

Reforços no ataque e na meia já se mostraram necessários para o Paraná, que se não abrir o olho, pode brigar pelo rebaixamento em 2007.

Time-Base: Flávio; Léo Matos, Daniel Marques, Toninho e Egídio; Xaves, Beto, Lima e Dinelson ; Vinícius Pacheco e Josiel
Destaques: Dinélson (ex-Corinthians) e Josiel
Olho Nele: Ex-atleta do Flamengo, Vinicius Pacheco fez algumas boas partidas pela equipe e pode despontar.
Pontos Fortes: O oportunismo do atacante Josiel, que fez bom Brasileirão em 2006 pelo Juventude e o meia Dinélson, que tem potencial na armação do meio-campo.
Pontos Fracos: Além da fragilidade da zaga, o goleiro Flavio vem falhando com freqüência nos últimos jogos.

3 comentários:

Descharth disse...

Realmente desses 3 o que está melhor na fita é o CAM, mas o Cruzeiro sempre tem um elenco versátil... o Atlético Paranaense tem uma garraque pode ao mens levar a sul americana, isso se não negociar algumas pratas...Já o Paraná... esse tá com pinta de rebaixado.

Anônimo disse...

Agora deu certo! Aquele outro link não tava rolando.
Bom, sobre o post, realmente, não posso comentar, pois desconheço qualquer coisa desse esporte... :P

Sério mesmo... não entendo nada de futebol e também não tenho pretensões de aprender a jogar.

Abraços

Alexandre Azank disse...

Cruzeiro, Atlético PR e Atlético MG vão brigar no meio da tabelam acredito eu! Não vejo os dois como times com cara de campeão!
O Paraná de hoje não é nem sombra do time do ano passado e não tem pinta de que irá dar muito trabalho!