Depois da tragédia dos Aflitos, em 2005, quando o clube desperdiçou dois pênaltis e de quebra, perdeu o jogo e ascensão de divisão para o Grêmio, o time Capibaribe soube fazer a lição de casa e conseguiu retornar à elite, após 13 anos de Segundona.
Apesar do fracasso no Pernambucano, a equipe do treinador PC Gusmão, faz uma boa campanha na Copa do Brasil, torneio em que conseguiu eliminar o Corinthians, um dos principais candidatos ao título.
A principal meta do Náutico é conseguir permanecer na principal divisão nacional por pelo menos mais um ano. Para isso, o clube foi às compras. Trouxe o goleiro Fabiano (ex-Noroeste), os laterais Hamilton e Baiano (ex-Palmeiras), os zagueiros Cris, Toninho e Marquinhos (ex-Corinthians), os meias Juliano e Marcelinho, além da dupla de jovens atacantes representada por Daniel Sobralense e Fábio Saci (ex-Bahia). Quem pode vir é o veterano volante Vampeta, que aos 33 anos está sem clube e já foi solicitado pelo treinador. Um lateral-esquerdo também deve chegar.
Time-base: Fabiano (Gléguer); Baiano (Sidny), Marquinhos, Cris e Deleu; Walker, Ives, Acosta, e Marcel; Fábio Saci e Kuki.
Destaques: Kuki (ex-Hyundai – COR) e Baiano (ex-Rubin – RUS)
Olho nele! Fábio Saci é um atacante rápido que apesar de jovem (25 anos) tem a experiência de ter jogado em clubes de Portugal. Já marcou 17 gols no ano.
Gringo da vez: O uruguaio Acosta (ex-Peñarol)
Pontos fortes: Goleiros são experientes; Kuki e Fábio Saci são matadores;
Pontos fracos: A instabilidade da jovem zaga;
Hora de sonhar mais alto
O treinador Alexandre Gallo, principal responsável pela conquista do título Pernambucano em 2007 foi contratado para treinar o Internacional gaúcho. Em seu lugar, vem Giba, técnico rodado que já trabalhou com vários atletas do atual elenco em outras oportunidades.
O clube da Ilha do Retiro trouxe alguns jogadores para fortalecer seu elenco, como os laterais Dutra, o meia Diogo, o zagueiro Igor e o principal deles: o goleiro Cléber, ex-Atlético-PR. Além destes nomes, cogita-se a possibilidade do Leão trazer mais um zagueiro. Após desistência de trazer Ávalos ou Domingos, especula-se que Réver, defensor do Paulista de Jundiaí pode chegar a Recife a qualquer momento.
Destaques: Carlinhos Bala (ex-Cruzeiro) e Fumagalli (ex-Santo André)
Olho nele! Vitor Júnior, meia habilidoso de 20 anos que veio do Dínamo Zagreb da Croácia e destacou-se no Estadual, ganhando uma vaga entre os titulares.
Pontos fortes: poder ofensivo do trio Bala – Fumagalli – Vítor Júnior; segurança da zaga;
Pontos fracos: Everton e Ticão alternam entre bons e maus momentos;
GOIAS
Libertadores: feito impossível?
Presença constante entre os oito melhores clubes do país nos últimos torneios, o Goiás entra no Campeonato Brasileiro deste ano pensando em esquecer os quatro primeiros meses de
Para o seu lugar, a diretoria alviverde conversa com Émerson Leão, Tite e Paulo Autuori. Provavelmente, um destes três irá comandar o único representante da Região Centro-Oeste no campeonato.
Dando provas de que confia no potencial de seus jogadores, apenas um atleta fora contratado pela diretoria: Élson, ex-meia do Palmeiras e do Cruzeiro. Além dele, Pituca, volante do Atlético-GO deve ser contratado. Resta saber, se o Goiás conseguirá repetir o feito de 2005, quando conquistou uma vaga para o torneio continental. Elenco tem...
Time-base: Harlei, Vitor, Ernando, André Leone, e Diego; Danilo Portugal, Cléber Gaúcho, Romerito (Élton) e Petkovic; Welliton (Fabiano Oliveira) e Fabrício Carvalho (Johnson).
Destaques: Petkovic (ex-Fluminense), Fabrício Carvalho (ex-São Caetano) e Vítor (juniores)
Olho nele! Wellinton, de 20 anos, já é ídolo da torcida desde o Goiano de 2006. Forte e truculento, em 2006, perdeu espaço para os gols de Souza. Nova chance para brilhar.
Gringos da vez: O sérvio Petkovic e o angolano Johnson (ex-Portuguesa)
Pontos fortes: O meio-campo é experiente; dupla de ataque é goleadora;
Pontos fracos: Harley não passa confiança a sua defesa; Pet está em má fase;
Um time contratado para não cair
Onze atletas que disputaram o estadual já foram dispensados, juntamente com o técnico Estevam Soares, que também não resistiu à pressão dos torcedores. Em contrapartida, um verdadeiro pacotão de reforços, em sua maioria desconhecidos do interior paulista, já está a disposição do novo treinador, Lori Sandri. São eles: os goleiros Renê e Júnior; o lateral Márcio Goiano; os zagueiros Edson Borges, Rodrigo Alemão e Tiago Gomes (ex-Palmeiras); os volantes Adriano Peixe e Marcos Alexandre; os meias Célio e Berg; e os atacantes Anderson Ataíde e Luciano Dias.
E a lista não deve parar por aí. Nos treinamentos desta semana, o arqueiro titular Marcelo Bonan lesionou-se e ficará fora da equipe durante 6 meses, aproximadamente. Sérgio, ex-Palmeiras, acertou com o time, mas desistiu de última hora alegando problemas pessoais. Será que isso dá certo?
Time-base: René; Edson Borges, Márcio Santos (Rodrigo Alemão) e Tiago Gomes; Adriano Peixe, Marcos Alexandre, Paulo Isidoro (Célio), Souza e Marcinho; Geovane e Luciano Dias.
7 comentários:
Interessante a iniciativa de analisar os clubes que vão disputar o brasileirão. E vão disputar mesmo, com todas as letras, pois o torneio promete muito equilíbrio.
Dos times citados na reportagem, destaco o Sport. Fez um belo campeonato pernambucano e acho que tem condições de fazer até uma campanha razoável no nacional. O destaque negativo é o América de Natal, serío candidato a voltar à Serie B.
Um Abraço, Felipe Leonardo.
Vai ser a mensma lenga-lenga de sempre, aqui no RJ "só vareio" e "sacode" (rs). Fazer o que?
Vou de Goiás. MEsmo sem o Geninho o time irá fazer bonito.
Abraços,
Bacana o Opinião FC.
Adicionei o link de vocês no Blog do Carlão.
Dêem uma conferida.
Abraços!
Gostei da iniciativa, porém tenho 04 correções a fazer sobre o Sport.
O Tecnico Gallo não participou da Serie B de 2006. O treinador que montou a base do time foi Givanildo Oliveira.
Hamilton é volante e não faz mais parte do elenco desde o inicio do ano pois foi jogar na Turquia.
Fumagalli se destacou no Guarani e Fortaleza tendo passagens um pouco apagadas pelo Corinthians e Santo André.
O time base do Sport é Magrão, Osmar, Cesar, Durval e Bruno, Everton, Ticão, Vitor Junior e Fumagalli, Carlinhos Bala e Weldon. Igor e Cleber ainda nem estrearam pelo clube e Luciano Henrique é meia.
Anônimo, obrigado pelas dicas, eu já corrigi o post nas falhas cometidas.
Realmente, eu confundi o Hamilton do Sport com o Hamilton contratado pelo América-RN.
Qto ao Fumagalli, eu sei que ele destacou-se muito mais no Fortaleza e no Guarani, mas a intenção era colocar o último clube que ele jogou antes de ir para o Sport.
Jah o time-base foi uma aposta particular sob a ótica do elenco montado, não apenas pelos jogadores que vêm atuando.
De qq forma, agradeço as correções e espero que continue visitando nosso blog.
Abraços
Oi Thiago,
eu postei como "anonimo" pois não consegui me cadastrar pois sempre dava erro na página. Mas gostei bastante da iniciativa e vou sempre que puder entrar Opinião FC e acompanhar as atualizações.
Postar um comentário