17.12.09

Redenção de Roberto Carlos no Timão?

Oficializado como novo – e principal – reforço do Corinthians para o centenário, o lateral esquerdo Roberto Carlos será apresentado para imprensa e torcida no próximo dia 4 de janeiro. Com pompas dignas de Ronaldo, quando se apresentou no Parque São Jorge no ano passado, o departamento de marketing do Corinthians promete dar mais uma bola dentro: criará uma espécie de parque no gramado, para aumentar a interação dos torcedores como o novo reforço, algo inédito em se tratando de badaladas contratações no futebol brasileiro. Com certeza, tal iniciativa venderá inúmeras camisas dele, além de outros produtos relativos ao clube. Mas e dentro de campo com a camisa 6, o que esperar do veterano jogador, que vai completar 37 anos em abril?

Apesar de algumas semelhanças – no tocante à trajetória no futebol nacional e internacional – Roberto Carlos chega em situação diferente da de Ronaldo. Primeiro, porque a vinda de Ronaldo acabou gerando frutos, mesmo em meio as inúmeras desconfianças. Com isso, o Fenômeno “abriu” as portas para jogadores brasileiros de renome na Europa voltarem ao futebol tupiniquim não apenas como uma muleta em fim de carreira. Ao contrário de Ronaldo, Roberto Carlos – mesmo mais velho – chega condicionado fisicamente em relação ao seu ex-companheiro de Real Madrid e Seleção Brasileira, já que teve uma carreira de poucas contusões graves. Em contrapartida, o lateral chega como maior contratação para as comemorações do centenário do Timão, que terá a Libertadores como obsessão. E Roberto Carlos será cobrado como tal. Resta saber como ele reagirá diante desse carrosel entre paixão/cobrança dos torcedores corintianos.

Esquema do parque que será montado para a apresentação de Roberto Carlos no Pq. São Jorge

Roberto Carlos assume uma lateral esquerda que é, comprovadamente, a posição mais carente do futebol brasileiro. No Brasil de Dunga, nenhuma das duas vagas no elenco destinadas à posição têm um dono. No Campeonato Brasileiro de 2009, foi de longe a posição mais complicada de se eleger o melhor. Se conseguir jogar o que sabe, Roberto Carlos pode se destacar. Assim como fez - guardadas as devidas proporções de posição e técnica - o veterano Petkovic, 37 anos, conduzindo o Flamengo à conquista do Brasileirão.

Com contrato fechado por dois anos, com opção de renovação para mais um, Roberto Carlos parece mostrar que não veio disposto a breves jogos e aposentadoria no Brasil. Resta saber como será seu comportamento em campo e da sua relação de jogador experiente e tarimbado diante do elenco em formação do Timão. Pesando todos os prós e contras, vem como ótimo reforço para uma posição “abandonada” desde a saída de André Santos na última janela de transferências européias, coincidentemente para o Fenerbahçe, último clube do futuro camisa 6 do Corinthians.

O retorno ao futebol brasileiro - que deixou em 1996, quando se transferiu do Palmeiras para a Inter - também é a chance de redenção de Roberto Carlos junto aos torcedores brasileiros em geral, já que ficou marcado, injustamente, como um dos principais responsáveis pela eliminação brasileira na Copa de 2006.

2 comentários:

Vinicius Grissi disse...

Roberto Carlos tem tudo para dar um baita retorno para o Corinthians dentro e fora de campo. É um baita jogador e ainda me parece em ótima forma física.

No Brasil, tem tudo para se destacar.

o blog oficial do galo disse...

O Blog Oficial do Galo trás uma nova era trazendo expectativas de um mundo melhor. O mundo cheio de boas novidades com títulos e assim espero.
Com a vinda do Luxemburgo ao galo começa um novo ciclo de esperanças e resultados.
Espero que o blog do vamogaloo seja coroado também como o Blog Oficial do Atlético Mineiro.
Um blog do esporte nacional e mineiro que vem buscar seu lugar entre os melhores blogs. Um blog da torcida da massa. Um blog da torcida alvinegra.
Pois só os títulos engrandecem os apaixonados como eu do vamogaloo que torcem por um time melhor.
Um time que possa disputar títulos em todos os patamares esportivos. E não só disputar, mas ganhar.
Um Novo Galo surge das cinzas como ave Phoenix trazendo um mundo melhor. Um Galo melhor, digno da sua imensa e fiel torcida alvinegra.
O presidente Alexandre kalil contrata Vanderlei Luxemburgo para fazer desde sonho Atleticano uma realidade.
Eu torço e assim espero. Não só eu mais todos os blogs atleticanos de coração alvinegro estão juntos nessa corrente de Um Novo Galo.