21.12.09

Soberania

Se no futebol masculino tivemos Messi conquistando pela primeira vez o posto de melhor do mundo, no futebol feminino a coroa segue intacta na cabeça de Marta, 23 anos - um a mais que o também conhoto Messi. Muito à frente de sua concorrente, a veterana alemã Birgit Prinz (833 a 290), Marta conseguiu o prêmio da Fifa pela quarta vez consecutiva, tornando-se a maior vencedora de prêmios individuais concedidos pela entidade máxima do futebol.

Como o Arthur destacou em “Como jogam essas duas...”, Marta destoa das outras atletas de futebol na atualidade. No Torneio Internacional Cidade de São Paulo, vencido recentemente pelo Brasil, Marta foi novamente a grande estrela da compania. A jogada que a atacante fez contra as chinesas no lance que originou o pênalti, convertido pela própria atacante e que abriu o placar (video abaixo), deixaria muitos caneludos que atuam no futebol brasileiro no chinelo. Creio que vivenciamos um daqueles casos de uma atleta que transcenderá a modalidade, tornando-se a maior referência, como Pelé no futebol masculino, Michael Jordan no basquete, Michael Schumacher e Ayrton Senna no automobilismo.



Junto com Cristiane – quarta colocada na premiação – devem ser usadas como os grandes ícones para que o futebol feminino tenha a visibilidade, o incentivo e o espaço que lhe são devidos , mas que ainda caminham a passos de tartaruga desde o Pan de 2007, quando a Seleção, comandada pela dupla, começou a aparecer nas diversas mídias esportivas com a conquista da medalha de ouro. Em Pequim, apesar da prata, mais promessas e pouca ação. Timidamente, começaram a ser organizados torneios como a Copa do Brasil e a Libertadores para a modalidade. Ainda assim, tais certames ainda parecem bem embrionários para que a maioria das atletas que pratica o esporte e não tem a visibilidade de uma Marta ou Cristiane possa tentar viver de jogar o futebol, o que ainda soa como devaneio, infelizmente.

LEIA TAMBÉM:
"Ronaldinha" de Estocolmo, sobre a conquista do primeiro prêmio de Marta, em 2006.
Meninas de Ouro

Nenhum comentário: