30.12.09

Caminhão de atacantes na Luz

Na Liga Portuguesa, Benfica e Braga (33 pontos cada) brigam arduamente para se isolar na liderança, observados de perto pelo tetracampeão Porto (29 pontos). Visando a quebra da hegemonia portista, além de voltar à Champions League, os Encarnados já confirmaram três reforços na janela de transferências: o volante Airton, uma das revelações do Flamengo campeão nacional, de 19 anos e os atacantes Alan Kardec, 20, do Vasco e Éder Luis, que fez razoável temporada pelo Atlético/MG, de 24 anos. Airton será de valia ao meio-campo de contenção do Benfica, que conta com poucas opções para a função, como o espanhol Javi Garcia ou luso Carlos Martins, por exemplo.

Porém, a chegada de Éder Luis e de Kardec – um velocista e um centroavante de ofício – chegam a ser emblemáticas. Isso porque a chegada deles deixa o elenco Encarnado com nada menos do que oito atacantes: Óscar Cardozo e Saviola, dupla de ataque titular, além do veterano Nuno Gomes, o angolano Mantorras, além dos brasileiros Weldon e Keirrson – que chegaram à Luz no início da temporada – além dos novos reforços. Nem se quisesse, o técnico Jorge Jesus conseguiria utilizar a todos em um coletivo, com ambas equipes dispostas no 4-3-3.

O inchaço de atacantes no elenco não tem justificativa plausível. O Benfica é, disparado, o melhor ataque da Liga Sagres, com 38 gols em 14 jogos, além do posto de ataque mais eficiente dentre as principais ligas européias. Com média de 2,71 gols por jogo, o ataque benfiquista se mostra mais agudo que o do Real Madrid (2,66), Arsenal (2,35), Inter (2,11), Bayer Leverkussen (2,05) e Lille (1,94), principais ataques de suas respectivas ligas até aqui. A equipe treinada por Jorge Jesus tem uma dupla afiada com Cardozo e Saviola – 21 dos 38 gols do Benfica – titular absoluta em 13 das 14 partidas do time na liga.

Saviola e Cardozo: a dupla de ataque mais letal dentre as principais ligas nacionais da Europa.

Então, onde jogarão os novos reforços? Quem sairá do elenco Encarnado, dos já excedentes Nuno Gomes, Kerrison e Weldon? Com os grandes times a assediar estrelas da equipe como o prodígio meia argentino Di Maria ou mesmo a boa dupla de zaga brasileira Luisão-David Luiz, o Benfica deveria voltar suas forças a outras posições do elenco, que é bom. Esbanjando dinheiro - 6,5 milhões de euros na dupla de ataque brasuca - os reforços que chegam à Luz não são melhores do que as opções que Jorge Jesus já tem à disposição em seu elenco. Alan Kardec foi titular na campanha do vice-campeonato da Seleção brasileira Sub-20, onde fez campanha apenas regular. Depois, ficou na reserva do Inter durante o restante do Brasileirão. Já Éder Luis fez bom primeiro turno como parceiro de Diego Tardelli no ataque do Galo, mas caiu bastante de produção no segundo turno.

Fica difícil saber se ambos serão aproveitados no Benfica. Emprestado pelo Barcelona e tido como o mais talentoso dentre os avantes brasileiros no elenco encarnado, Kerrison só teve mais chances do que Mantorras. Éder Luis ainda pode ser alternativa a Saviola, quando o argentino não tiver condições de jogo. Já Alan Kardec parece ser apenas mais uma opção ao goleador paraguaio Cardozo, que com 14 gols, lidera a tabela de artilheiros da liga lusa. Não me surpreenderia ver um dos dois - ou até mesmo Weldon e Keirrison - de volta ao país para o início a tempo de jogar o Brasileirão 2010.

2 comentários:

Breiller Pires disse...

O Benfica certamente está fazendo um "caixa" para o ataque, visando seus objetivos mais ambiciosos pra temporada. Acho difícil, ainda mais pela boa fase do Cardozo e do Saviola, Éder Luís e Kardec ficarem. Provavelmente vão para um clube da segundona portuguesa.

Mas, como bom vascaíno, torço pro Alan Kardec se firmar, meter muito gol, ser negociado bilionarimente* para um Manchester da vida e render mais uma graninha extra ao Vascão. Hehe!

Abraço e um ótimo ano novo, André!

Felipe Brisolla disse...

Olha, diante das estatísticas fica difícil de discordar... É muito atacante para um setor que está rendendo bem... Vai ver que é pura euforia de um time que há tempos não fazia uma boa campanha...
Vale lembrar que a torcida do Benfica é a imensa maioria nas terras de Vasco da Gama. E a pressão popular é monstruosa!