1.5.08

Resgate da alma

Doce uva verde: Provocações, má fase e Morumbi lotado deixaram a polpa da fruta muito mais doce para Felipe e o Corinthians

Mais do que a classificação para as quartas-de-final da Copa do Brasil, o Corinthians resgatou algo que estava meio murcho desde a fatídica campanha rumo ao descenso para a Série B: a sincronia entre o time e a torcida. E a bela apresentação – de ambos – na partida contra o Goiás trouxe à tona o que essa parceria é capaz de fazer: desestabilizar o adversário. Fato que o próprio Caio Jr., técnico da equipe esmeraldina, retratou após a partida. "Não conseguia orientar meus jogadores dentro de campo. O barulho era ensurdecedor".

O que se viu foi um Goiás acuado, tanto pela vibração da Fiel, quanto pelo esquema ofensivista de Mano, onde Perdigão e Lulinha garantiam uma equipe mais solta e rápida. Um Diogo Rincón mais incisivo, um Herrera mais participativo e com André Santos se destacando novamente como o ponto de fuga diferencial do Timão, além de partida impecável da dupla de zaga deram o tom da classificação, conquistada no primeiro tempo. Mesmo assim, ainda há muito o que se fazer para garantir uma jornada mais tranqüila na Segundona. Mesmo com Herrera e Diogo Rincón fazendo as suas melhores partidas com a camisa alvinegra, o time ainda carece de um atacante de ofício. Também precisa de mais opções na lateral-direita e na dupla de volantes. Mesmo com muitos ajustes – o que é normal para um time que contratou quase que um elenco inteiro – o Timão descobriu bons valores como Willian e Chicão, além de André Santos (na minha opinião, o melhor lateral-esquerdo em atividade no país), vice-artilheiro da equipe na temporada com impressionantes oito gols.

Penso que o mais importante dessa vitória, além do resgate moral entre time e torcida é ver que a comissão técnica faz um planejamento correto, de acordo com a realidade que o Corinthians vive. A precoce eliminação do Paulistão e a derrota no primeiro jogo para esse mesmo Goiás trouxeram muitos questionamentos acerca do trabalho de Mano à frente do Corinthians.

Time para vencer a Copa do Brasil? Talvez, mas trata-se de uma tarefa árdua, pois o time ainda possui muitas carências, como mencionado acima. No entanto, o uníssono de mais de 50 mil vozes no Morumbi provou que mesmo na adversidade, a mística corinthiana permanece intacta. E que essa força já levou equipes consideradas ruins tecnicamente a lugares inimagináveis até então.

Esta foi uma noite de resgate da alma, importante para as pretensões da equipe para o restante da temporada. É uma mostra do que está por vir. E de quão grande o Corinthians é, onde quer que esteja.

9 comentários:

Anônimo disse...

Vc nem é corinthiano ne?

Alexandre Azank disse...

Gostei muito da sacada do goleiro Felipe em ter chupado uvas verdes após a vitória. O conselheiro do Goiás, Hailé Pinheiro, foi muito infeliz quando disse que "chuparia uvas roxas" antes do primeiro confronto com o Corínthians.
Superação e vontade de um time limitado mas esforçado!

Thiago Barretos disse...

Post de torcedor...
O Corinthians n ganhou de ngm, apenas de um time q estah no seu msm nivel tecnico. N adianta desabafar agora.
Alem do q, o Mano eh bom treinador e sabe sar mto bem o time fraco q tem...
Mas se o Corinthians voltar p/ a 1ª divisão ele n farah + nd do q sua obrigação. Parece q as fracas e ridiculas mesas redondas do fds andam influenciando vc e os outros corintianos, fazendo a Fiel desanimar-se.
N se pode fazer herois com tanta pouca base, leia-se, um jogo...

André Augusto disse...

Querido Barretos, não pintei nenhum joador individualmente como herói. Se vc perceber o texto (q eu acho que vc naum leu inteiro) exaltei o conjunto do feito, mas sempre reconhecendo a limitação de capacidade da equipe. Agora, se vc não é capaz de exergar isso, é outra coisa.

O time é limitado SIM, assim como é o São Caetano, o Corinthians/AL e tantos outros que fazem parte dessas quartas. Confesso que sou suspeito pra falar sobe o assunto, mas o que se viu ontem no Morumbi não foi normal. Desmerecer o jogo alando que os dois são fracos é balela. Tem tanta porcaria por aer na Libertadores e Champions...se for assim, os jogos ficam previsíveis. Havia um placar a ser revertido e toda a pessão de não estar presente nas finais do Paulistão. Veja as declarações do Caio Jr. e veja se ele declarou do que se tratava de um jogo normal.

Havia todo um clima contrário, revertido por equipe e torcida...mas éclaro que vc não acompanhou o jogo, portanto...

E anônimo, se vc acompanhar os posts que escrevo verá o meu time, mas me identifico. E ponho a cara pra bater. Portanto, não respeito sua opinião feita atrás da máscara do anonimato, ok?

Alexandre Azank disse...

Só espero que este espaço não comece a se tornar palco para oportunistas pois o Opinião FC sempre procurou ser um blog democrático e imparcial, mesmo possuindo um enorme carater opinativo!
Ao anônimo, se você enteder alguma coisa sobre jornalismo esportivo, procure pelo menos se identificar da próxima vez! Quem dá opinião bota a cara a tapa pra bater!
Parabens pelo texto André!!

Thiago Barretos disse...

Querido Coxa...
Qdo critico seu texto, critico algumas coisas pontuais.
Acredito q o mote do assunto e a oportunidade em q o texto foram escritos são bons...
Mas tem mta paixao no jeito q vc escreveu. Parece um desabafo entalado de um corinthiano q n bota feh no seu time...
Relax, cara! N desmereço o placar conquistado.
Ah sim,eu disse herois, afinal vc elogiou ateh q n merece... Soh faltou o Acosta, rsrsrs
Com a queda de + um favorito (Palmeiras) o Corinthians pode aaateh chegar ao titulo sim...
Abraço picareta

PS: Concordo c/ o Coxa. Anonimo filha da puta mostre-se, ok?

Gonçalo disse...

Sou português e adepto do Sporting Clube de Portugal, e gostaria de saber a vossa opinião sobre o jogador Renatinho do Santos. Em Portugal fala-se que poderá estar livre para assinar pelo Sporting na Segunda-Feira mas gostaria de saber a vossa opinião acerca deste jogador.
Obrigado e um abraço!:)

Gonçalo disse...

Já agora, vi agora o interesse do Sporting em Ramires para colmatar uma possível saída do médio-defensivo do Sporting Miguel Veloso. O que dizer de Ramires do Cruzeiro?
Obrigado:)

Gonçalo disse...

Obrigado pela informação prestada e qualquer informação que precisarem de Portugal ou da Europa do Futebol, podem contar comigo:)
Um abraço!