25.5.08

Marketing das Arábias ou Negócio da China?

Al Kamali com a camisa do Furacão: esperança ou puro marketing?

É o que deve estar se perguntando o torcedor do Atlético/PR nesta semana. Após a troca de técnico – Roberto Fernandes em lugar de Ney Franco – os rubro-negros estavam na expectativa de reforços. O polêmico presidente Mário Petraglia estava na Arábia, supostamente para negociar o meia-atacante colombiano David Ferreira, de ótima passagem pelo Furacão e que atualmente está emprestado, ganhando seus petrodólares no Al Shabab dos Emirados Árabes Unidos. Eis que o atleticano tem uma surpresa: Abdullah Al Kamali, 18 anos, é o novo reforço da equipe. Também converte-se no primeiro jogador de origem árabe a vir jogar em um clube brasileiro.

Por ser dos Emirados – que disputou apenas a Copa de 1990, na Itália – surgem as desconfianças. Será que ele é bom mesmo ou é só marketing? Com as informações que estão disponíveis agora, fica difícil fazer qualquer tipo de prognóstico. Considerado como uma das maiores esperanças do país árabe no futebol dos últimos anos, Kamali tem em seu currículo uma temporada de 23 gols pelo Al Wasl. Porém, o jovem os marcou pelas categorias de base, como foi amplamente divulgado pela assessoria do Atlético/PR.

Mas existem algumas vertentes em cima dessa contratação. Pode ser apenas um intercâmbio futebolístico e estão fazendo muito alarde por conta do garoto ser árabe, algo diferente no futebol nacional. Outra é a ação de marketing, tanto para o clube quanto para o jogador, que pode render muito a ambos. O garoto pode conseguir mais visibilidade (já possui site oficial em várias línguas, inclusive português) e mais patrocínio para seguir a carreira, o que também pode ser facilmente revertido ao clube, visto que os Emirados Árabes Unidos são emergentes, no que diz a respeito a diversos de economia mundial, tais como petrolíferas, companias aéreas, turismo de negócios e de passeio, por exemplo. Um último lado deste prisma é que Al Kamali não vingue e se torne motivo de piada. Os exemplos brotam, principalmente nos últimos anos, tais como o sul-africano Mark Williams (ex-Corinthians), o japonês Maezono (ex-Santos) e o sérvio Tadic (ex-Vasco) entre outros. Maurício Vargas, do site Olheiros fez ótimas observações sobre o futuro jogador do Furacão, na seção Ponto Futuro. Vale a pena dar uma espiada.

A iniciativa é válida, pois nada é tão universal no esporte quanto o futebol. Pode ser que Al Kamali vingue, cresça e aprimore suas habilidades no futebol tupiniquim. Não creio que ninguém depositasse tanta expectativa e marketing em alguém que não possuísse algum talento. O que não pode é enganar a torcida ou mesmo o garoto, quanto as suas reais possibilidades de atuar no Brasileirão pelo Atlético, como na declaração empolgada de Petraglia: “Abdullah será uma das estrelas que terão um papel importante no Campeonato Brasileiro e, em um futuro próximo, estará na seleção dos Emirados Árabes, pois treinará e jogará ao lado de grandes estrelas do futebol brasileiro”. Menos, presidente. Segura a onda!

4 comentários:

Filipe Araújo disse...

contratação polêmica do Atlético. Como marketing, é válido, pois o nome do furacão deve estar sendo comentando um pouco mais no mundo árabe. pelo lado desportivo, fica difícil comentar sem conhecer o jogador. melhor esperar.

abrazo!

http://gambetas.blogspot.com

ps.: Opinião F.C. também está no Gambetas.

Arthur Virgílio disse...

Pô o árabe é chique. Já possui site pessoal e tudo. Acho que toda iniciativa é válida seja ela dentro e fora de campo. Neste caso acho que pode servir pras duas. O Furacão carece de bom meias quem sabe não esteja nos Emirados Árabes a jovem solução.

Gerson Sicca disse...

pois é, sabe-se lá no que vai dar isso. Mas que é estranho é. O Inter tentou buscar jogadores na África e não deu certo. E olha que lá tem gente q joga bola.

Maurício disse...

Obrigado pela indicação!

De fato, Kamali é quase um Beckham árabe - o site dele chama demais a atenção.

Abraços!

http://jornalismoesporteclube.blogspot.com
http://febremundialista.blogspot.com