29.5.08

A volta do Timão?

Ontem vi um jogo brigado, corrido e com muita vontade entre Corinthians e Botafogo, como uma semifinal realmente deve ser. O Corinthians está na final da Copa do Brasil, voltou a mostrar que é competitivo e tem todas as chances de voltar à Libertadores em 2009. Pode ser que nem o mais otimista torcedor corintiano esperasse uma ascensão tão rápida, mas o time realmente mostra que tem conteúdo e, o mais importante, vontade de vencer.

No papel o time do Parque São Jorge não tem grandes estrelas, mas a força de vontade está superando as deficiências técnica. Continuo achando que o argentino Herrera não é um excelente jogador, mas o que o rapaz tem de raça e determinação falta a muitos atletas profissionais que enxameiam o futebol. O uruguaio Acosta foi apresentado à camisa 25 e parece ter feito as pazes com a torcida, já o arqueiro Felipe continua passando segurança para o sistema defensivo. Mano Menezes conseguiu encontrar em meio às ruínas de uma equipe rebaixada algumas peças fundamentais para a reestruturação da equipe, como é o caso do atacante Dentinho e do esforçado Nilton.

Pela frente os comandados de Mano têm o Sport de Nelsinho Baptista, técnico que no ano passado caiu com o Corinthians para a segundona do Brasileiro. Curiosidades à parte, a equipe pernambucana é um adversário de respeito e eliminou nada menos que Palmeiras, Internacional e Vasco na sua trajetória até chegar à decisão.

Lógico que a euforia pelos lados do Corinthians é grande, pois o time, além da possibilidade de vencer a Copa do Brasil, poderá disputar a Libertadores – um título inédito para o Alvinegro paulista. No entanto, o corintiano tem que estabelecer uma meta mais importante, ou seja, a volta do time para a primeira divisão do campeonato nacional. A equipe começou no caminho certo, mas não deve se descuidar em nenhum momento. Não seria de bom tom ter o time campeão da Copa do Brasil, competindo no torneio sul-americano e ao mesmo tempo amargando um segundo ano na divisão de acesso.

6 comentários:

Arthur Virgílio disse...

Acho que o Corinthians faz uma grande temporada e já voltou a ser Corinthians desde o começo do ano. Tem méritos por tudo que conquistou até aqui e fará uma grande final contra o Sport.

Sidarta Martins disse...

O Sport e o Corinthians tem o mesmo time de equipe guerreira. Será uma final ótima.

André Augusto disse...

Apesar de o jogo de ontem ter sido mais brigado do que jogado, o Corinthians mostra uma capacidade de reação sensacional, algo que faltava ao time no ano passado. Não é um time excepcional, mas além da raça, tem uma boa dupla de zagueiros, André Santos (continuo farimando que é o melhor lateral esquerdo em atividade no país) e um esforçado Herrera.
O Felipe, apesar do Penalti, ainda está devendo esse ano.

Mas o time está no caminho certo e tem td pra levar o tri!

Abs!

Arthur Kleiber disse...

O Corinthians vai jogando o que se espera: tem um time limitado, o que a organização tática e um pouco de raça e sorte acabam por serem o suficiente para passar pelos times até agora...

Agora quando o caro André Augusto diz que o time tem uma capacidade de reação sensacional, discordo totalmente: no 2º jogo de mata-mata, é natural que o time busque forças no limite, como fez o Fluminense contra o São Paulo. Claro que o timão teve seus méritos, mas não dá pra dizer que tem essa capacidade de reação sensacional.

Gerson Sicca disse...

Infelizmente, o Corinthians vai ser campeão com o pé nas costas. Pelo que fez em 2005 merecia ficar mais 24 anos sem título.

Gerson Sicca disse...

E outra coisa: cara, pra mim o Corinthians em campo nunca foi timão. Mostrava raça, etc, mas foram poucos os momentos na história em que teve timaços, algo mais freqüente nos outros paulistas. O primeiro brasileiro do time foi com uma equipe limitada, a copa do brasil de 2002 foi indecentemente roubada e o brasileiro de 2005 sem comentários.
Apesar que em 98 e 99 o time do trambique realmente era superior aos adversários mineiros que pegou nas finais.