30.5.08

San-São careca?

São Paulo e Santos tinham tudo para fazer uma das semifinais da Copa Libertadores da América deste ano. Tinham. Enfrentavam adversários que além de serem teoricamente mais fracos, também tinham menor experiência internacional. O improvável, porém, aconteceu e Fluminense e América do México eliminaram os paulistas do torneio.

Atualmente São Paulo e Santos estão totalmente abalados. Um claro exemplo disto foi o empate do Tricolor com o Coritiba pela 3ª rodada do Brasileirão, em pleno Morumbi. Parece que o time ainda não conseguiu assimilar a desclassificação na copa continental, tomando um gol a um minuto do fim.

É bem verdade que, em campo, o São Paulo ainda não apresentou a mesma eficiência do ano passado. Os novos reforços não convenceram e alguns nomes como Richarlyson, apresentam um futebol irreconhecível. Até mesmo o veterano Rogério Ceni está longe de ser o mesmo poço de confiança de outrora.

Para piorar, Adriano, principal arma do técnico Muricy durante todo o ano, vai embora e não há previsões de um substituto no seu lugar. Assim como em 2007, há fortes rumores de que Muricy Ramalho pode ser demitido caso a equipe não se reerga rapidamente. Uma derrota para o Santos poderia acelerar este processo.

Pelos lados do litoral sul, o clima também não está bom. Após a goleada sofrida diante do Cruzeiro, a pressão interna dos dirigentes aumentou e o ex-treinador Émerson Leão não resistiu, preferindo demitir-se.

Até agora o Peixe não conseguiu manter uma campanha regular. Fez ótimos jogos quando dominou as ações do adversário e comandou a partida como quis. Mas também fez péssimos jogos dos quais é melhor esquecer. Normalmente é um time de extremos. Sufoca seu adversário na Vila Belmiro e acanha-se quando é visitante.

Outro problema enfrentado pelo antigo treinador era a má qualidade técnica da equipe, uma vez que o Peixe não tem peças de reposição à altura de seus titulares. Assim, quando o inconstante Molina some ou quando o frágil sistema defensivo falha, não há reservas que possam modificar o panorama tático da equipe.

Este é o panorama do clássico deste domingo, que pode trazer tragédias ainda maiores ao time que for derrotado. O tradicional San-São perdeu a força. Está mais para um Sansão careca.

Um comentário:

Anônimo disse...

Parabéns pela vitória lá na enquete da comunidade Blogs esportivos.

De fato, a eleição por lá tem contrariado a máxima futebolística: o melhor sempre vence. Hehe

Abraços!