23.5.08

Dá pra botar fé?

Não é o Cruzeiro de Marcelo Moreno. Muito menos o Flamengo de Bruno ou o Palmeiras de Valdivia. Tampouco o São Paulo de Adriano ou o Internacional de Alex. Depois de duas rodadas, o líder do Brasileirão é o Náutico, de Geraldo.

Com duas vitórias em dois jogos, três gols marcados e nenhum sofrido, a equipe do Timbu é considerada a grande zebra deste início de competição. Mesmo assim, engana-se quem aposta no limitado elenco de Recife.

Elenco este, que está recheado de atletas que, por algum motivo, não deram certo em seus times, mas encontraram o seu espaço no Náutico. Casos do volante Paulo Almeida (ex-Santos e Corinthians), do zagueiro-volante Alceu (ex-Palmeiras), do goleiro Eduardo (ex-Atlético-MG), do lateral Ruy (ex-Botafogo e Figueirense) ou do atacante Warley (ex-São Paulo, Atlético-PR e um zilhão de outros times).

Outro erro que não pode ser cometido é a elevação de status do apenas bom meia Geraldo, a possível craque do campeonato. Geraldo, é habilidoso, chuta bem e toca bem a bola. Nada, além disso. Mais um meia que ganha espaço no frequentemente desfalcado futebol nacional. Veterano, se Geraldo fosse um verdadeiro craque, não estaria aparecendo somente agora, no auge de seus 34 anos. Qualquer semelhança com os elogios de Acosta não é mera coincidência.

Para piorar, o bom técnico Roberto Fernandes decidiu abandonar o clube e prosseguir o campeonato no comando do Atlético-PR. Será que o próximo treinador manterá o eficiente aproveitamento do Timbu? É difícil de acreditar.

Afinal, temos que considerar que o Náutico até agora não fez nada mais do que a sua própria obrigação. Bateu o frágil Goiás nos Aflitos e surpreendeu os reservas do Fluminense em pleno Maracanã. E só.

Certo mesmo é que na próxima rodada, quando encaram o Grêmio no Olímpico, os pernambucanos enfim poderão mostrar o seu verdadeiro futebol diante de um rival “osso-duro”. Daí sim, concluiremos se o alvirrubro vai disputar ao menos uma vaguinha na Sul-Americana ou apenas brigar para não cair. Liderar o campeonato nacional nas primeiras rodadas não quer dizer nada. Até mesmo o rebaixado Corinthians conseguiu essa proeza no ano passado...

5 comentários:

Rafael Amaral disse...

Não sei até quando o Náutico irá aguentar na liderança do brasileiro. O Cruzeiro tem um time muito competente que quer apagar a imagem do brasileiro passado no qual perdeu pontos importantes, que poderiam leva r ao título, na reta final.



Visitem o Blog Azul Cruzeiro:
http://blog-azul-cruzeiro.blogspot.com/

André Augusto disse...

Eu acho que uma análise agora é meio precipitada, até pq, como vc disse, o Náutico ainda não encarou ninguém e só temos duas rodadas. O Náutico briga pra não cair.

Abs

Vinicius Grissi disse...

Já perdeu a primeira ontem. É um time que pode brigar até por uma vaga na Sul-Americana. Mais do que isso é impossível.

Felipe Moraes disse...

O Náutico começou bem mas ainda é cedo para arriscar qualquer palpite.
A equipe lutará para não cair.

Abraço,
Felipe Leonardo

Anônimo disse...

Ouvi muito dizer, ainda ano passado, que Geraldo é mais jogador que Acosta.