3.5.08

Os homens do presidente

Zenit: mais um russo embalado pelos petrodólares , comemora a grande vitória frente ao poderoso Bayern.

Mais uma surpresa surge entre o gelo e o dinheiro de grandes empresas – estatais ou ex-estatais – russas. Depois da ascensão do CSKA Moscou (patrocinado pela Sibneft, empresa de petróleo de Roman Abramovitch) e do Shakhtar Donetsk (apoiado pela SCM, um grande conglomerado de energia e fontes naturais, de propriedade de Rinat Akhmetov), surge o Zenit São Petesburgo, finalista da Copa da UEFA e com suporte da estatal energética Gazprom, que tem como presidente executivo o novo presidente eleito da Rússia, Dmitri Medvedev, além de patrocinar o Schalke 04, um dos grandes clubes da Alemanha.

Após o bom empate conseguido na primeira partida, em Munique, todos achavam que o Bayern, bem ou mal, acabaria conseguindo se classificar para a final (a exemplo do que havia acontecido contra o Getafe, quando o Bayern suou para se classificar na prorrogação). Mas o estádio Petrovsky viu um Zenit sem temor, partindo pra cima da equipe bávara, ampla favorita até então para levar a Copa UEFA com facilidade, por conta do investimento de quase 70 milhões de euros e de jogadores como Toni, Ribery e Kahn, entre outros.

Os 4-0 no virtual campeão alemão de 2007/08 mostram que o futebol mais cadenciado e contundente pode ser considerado favorito frente ao Rangers, que apesar da tradicionalidade, é uma equipe mais compacta. Mas o início da Copa UEFA não mostrava toda a capacidade do Zenit, que entrou na competição sem grandes pretensões. Após chegar a fase de grupos depois de passar por duas pré-eliminatórias, o Zenit se classificou na bacia das almas do Grupo A, que além dos russos contava com Everton, Nurenberg, AZ e Larissa. Uma vitória e dois empates em quatro partidas fizeram com que a equipe se classificasse na terceira posição do grupo, após a derrota para o Everton por 1-0. Mas a arrancada começou na fase mata-mata, onde o Zenit foi crescendo na competição e eliminando equipes de alguma expressão no cenário europeu, tais como Villarreal, Marseille, Leverkusen e Bayern, respectivamente.

Ao contrário dos gigantes de Moscou, como o Spartak e o CSKA, o Zenit não era uma força na época da Liga Soviética e nem no início da Liga Russa. Venceu apenas uma liga do país vermelho (1984) e uma Copa da Rússia (1999) até dezembro de 2005, quando a sorte começou a sorrir aos alvicelestes russos. A Gazprom, personificada na presidência de Medvedev, assumiu o controle majoritário da equipe, prometendo montar uma equipe competitiva e construir um estádio com capacidade de 60 mil lugares. A gigante energética russa (com capital avaliado em mais de 300 bilhões de dólares) investiu bastante na equipe em 2006/07, ao trazer o técnico holandês Dick Advocaat, e jogadores como o meia ucraniano Anatoly Tymoschuk, o meia Alejandro Dominguez e o atacante Pavel Pogrebnyak, todos destaques nas ligas locais da Rússia e da Ucrânia.

A montagem de uma base sólida, formada por jogadores que se destacaram nacionalmente vem dando certo. Faturou a Liga Russa de 2007, dois pontos à frente do Spartak, o que lhe garante disputar a Champions League na próxima temporada. Além do artilheiro e destaque do time na Copa Uefa Pavel Pogrebnyak – 11 gols, mas está fora da grande final por conta do terceiro amarelo – o time conta com a velocidade de Andrei Arshavin, além de um meio campo forte formado por Zyrianov, Fayzulin, Denisov e Tymostcuk, que alternam boa marcação e saída com qualidade ao ataque. Particularmente na partida frente ao Bayern, o goleiro Vyacheslav Malafeev teve grande atuação, sendo um dos melhores da partida, o que lhe dá um ânimo extra para brilhar novamente na final contra o Rangers.

O Zenit já sonha em repetir o feito do CSKA, único time russo a conquistar uma competição da UEFA em 2004/05. Na época, o elenco foi cumprimentado e condecorado por Vladimir Putin, grande aliado e antecessor de Medvedev. E na final do próximo dia 14 de maio, o Zenit pode vencer e ser condecorado pelo seu torcedor mais ilustre: o futuro presidente, o próprio Medvedev. O cara tomará posse e poderá ver o time de coração ser campeão. Muita alegria?

3 comentários:

Felipe Moraes disse...

Uma grata surpresa vinda de terras russas. Escolho o Zenit como favorito para a final. Pena que o artilheiro Pogrebnyak não vai estar...

Abraço,
Felipe Leonardo

Gerson Sicca disse...

A Rússia é um buraco negro do sistema financeiro. É um paraíso pra lavagem de dinheiro. E o futebol é uma beleza pra deixar o dinheiro do crime limpinho. Pena q o futebol sirva tão bem pra essas coisas.

Felipe Brisolla disse...

Espetáculo de post...