6.5.08

Brasileirão 2008 - Parte I

Como já é de praxe, o Opinião FC faz uma análise de cada um dos 20 participantes da Série A de um dos campeonatos mais competitivos do planeta: o Brasileirão. A meta é dar mais equilíbrio a edição 2008, já que em 2007 o São Paulo faturou fácil o caneco, 15 pontos à frente do segundo colocado, completando o bicampeonato consecutivo. No entanto, os times cariocas vêm com mais força, além de potências como a dupla Gre-Nal, o Cruzeiro e o Palmeiras são os mais cotados para acabar com a hegemonia tricolor, já que o Brasileirão não via um bicampeonato consecutivo desde 1998/99, quando o Corinthians havia conseguido tal feito. Mesmo com a ausência do Corinthians, o campeonato verá três velhos conhecidos na divisão principal: Coritiba, Vitória e Portuguesa, além do debutante Ipatinga, o qual luta para não ser um novo América/RN, que fez uma das campanhas mais pífias da história dos pontos corridos. A fórmula, já adaptada a cultura brasileira de futebol, completa seu quinto ano consecutivo, sendo que o público vem correspondendo nas arquibancadas, mostradas através das crescentes médias de público desde que foi adotada, em 2003. Feitas as honras, vamos aos candidatos:

Cruzeiro
Base nova, com mais experiência

A boa campanha realizada pelo então técnico Dorival Júnior (5ª colocação, 60 pontos) pode facilmente ser repetida, já que o Cruzeiro manteve boa parte da base da equipe de 2007. Comandados por Adílson Batista, o Cruzeiro vem se mostrando uma das equipes mais regulares do país. A boa campanha no campeonato local, somada à da Libertadores – onde o time enfrenta o copeiro Boca – dá esperanças à Raposa de sonhar (porque não?) com o título. As boas contratações do início de ano estão dando o entrosamento necessário para que o Cruzeiro mantenha sua regularidade.

A versatilidade é a palavra na equipe de Adílson Batista. Alguns polivalentes como Marquinhos Paraná, Ramires e Fabrício podem jogar tanto mais focados na defesa ou com maior propensão de se lançar ao ataque. Mesclado a isso, muita gente jovem e de potencial: os meias Ramires e Wagner, os laterais Apodi e Jonathan e os atacantes Guilherme e Marcelo Moreno.

Mesmo com as diversas opções do elenco, o Cruzeiro ainda necessita de um pouco mais de tarimba. A zaga está se acertando, principalmente após a aquisição do equatoriano Giovanny Espinoza, mas Thiago Heleno e Léo Fortunato ainda tentam se firmar de vez no time. A grande gama de opções no elenco pode fazer a diferença, principalmente após a “devastação européia” atrás de jogadores brasileiros na janela de transferências. Começou a se reforçar com o meia Camilo, que se destacou jogando pelo Marília.

Status: Candidato ao título
Time-Base: Fábio; Marquinhos Paraná (Apodi) Thiago Heleno (Léo Fortunato) Espinoza e Jadílson; Charles, Henrique (Fabrício), Ramires e Wagner; Guilherme e Marcelo Moreno. Técnico - Adílson Batista
Destaques: Ramires e Marcelo Moreno
Olho Neles: A dupla de ataque Gulherme-Marcelo Moreno. Mesmo se alternando na equipe titular do ano passado, marcaram 16 gols (dez de Guilherme e seis de Moreno). Mais consolidados e entrosados, pintam como uma das duplas de ataque mais letais deste Brasileirão.
Pontos Fortes: A grande versatilidade do elenco, que na média é jovem.
Pontos Fracos: A zaga ainda precisa de um pouco mais de consistência, além da falta de tarimba de muitos jogadores.

Atlético/MG
Para salvar o centenário


Após o sacode na final do Mineiro contra o arqui-rival Cruzeiro, resta ao Galo mais duas chances de caneco em seu centenário: A Copa do Brasil, título mais palpável – onde o Galo enfrenta com boas chances o Botafogo nas quartas - e o Brasileiro, onde ao meu ver, o Galo não promete nada de extraordinário. Sem as contratações devidas e com boas chances de Geninho cair, dependendo dos destinos do Atlético nos próximos jogos, o Galo pode repetir o ano passado, quando ficou no marasmo do meio da tabela e só se integrou de vez na zona da Sul-Americana quase que no final do campeonato.

A grande dependência do elenco nas rápidas jogadas de Danilinho e nas bolas paradas de Coelho tornam o time deveras previsível para este início de competição. Zagueiros e um atacante de ofício são urgências no time. É melhor o Galo abrir o olho para não melar o ano de seu centenário...

Status: Zona da Sul-Americana
Time-Base: Juninho; Coelho; Vinícus, Leandro Almeida e Agustín Viana (Thiago Feltri); Rafael Miranda,Márcio Araújo, Gerson (Petkovic) e Danilinho; Marques e Eduardo (Marinho). Técnico - Geninho
Destaques: Danilinho e Coelho
Olho Nele: O meia Renan Oliveira subiu recentemente aos profissionais. Quatro jogos e dois gols o fizeram revelação do Campeonato Mineiro. Se o velho Pet vacilar, Renan mostrou potencial para ganhar uma vaguinha entre os onze.
Pontos Fortes: Cruzamentos e as bola paradas são armas fortes do Atlético, além da habilidade de Danilinho, que vem se consolidando como o principal jogador da equipe.
Pontos Fracos: A defesa causa arrepios a massa atleticana. Prova disso são os jogos contra o Cruzeiro, no estadual.

Ipatinga
Debutante em baixa

Dez anos de vida. O jovem Ipatinga vive a melhor fase de sua curta vida no futebol profissional. No entanto, a alegria obtida após duas ascensões de divisão consecutivas (2006 para a Série B e 2007 para a Série A), as boas campanhas na Copa do Brasil 2006 (quando chegou às semi-finais) e no campeonato local contrastaram com um grande baque em 2008: o rebaixamento para a 2ª divisão do Mineiro – após ter se sagrado campeão em 2005 e vice em 2006 – que acendeu a luz vermelha no Tigrão. O objetivo é se manter na elite e não repetir o feito do América/RN no ano passado, quando o time potiguar fez uma campanha horrorosa na elite em 2007, após ter subido no ano anterior e acabou rebaixado bem antes de seus concorrentes.

Para isso, o Ipatinga aposta em contratações modestas, principalmente de destaques dos estaduais. Os laterais-esquerdos Edimar (ex-Tupi) e Thiago Baroni (Ituiutaba), o atacante Ricardinho (ex-Vila Nova), os zagueiros Toninho e Renato, além do volante Jackson (destaques do Guaratinguetá) e Rodriguinho (ex-Brasiliense). A contratação de mais destaque é a do atacante Neto Baiano, que veio junto com o técnico Giba Maniaes, ambos procedentes do Paulista de Jundiaí. Pouco mais de um mês entre o baque do rebaixamento e o início do nacional, o desafio de Giba é dar padrão ao Ipatinga, que tentará fazer bonito e manter Minas Gerais com três clubes na elite do Brasileirão.

Status: Zona do rebaixamento
Time-Base: Rodrigo Posso; Mariano, Toninho, Renato e Edimar (Baroni); Jackson (Paulinho), Augusto Recife, Gerson Magrão e Rodriguinho; Osmar (Ely Thadeu) e Willian (Neto Baiano). Técnico - Giba
Destaques: Rodrigo Posso e Gerson Magrão
Olho Nele: Mariano, lateral-revelação do Cruzeiro. Tem potencial para fazer boa campanha.
Pontos Fortes: Nos jogos-treino, Ely Thadeu e Willian vêm se destacando e deixando os experientes Osmar e Neto Baiano para trás. Rodrigo Posso é bom goleiro e experiente.
Pontos Fracos: Vem baqueado pela péssima campanha no Mineiro. Reformulou boa parte do elenco, o que pode atrapalhar o início do Tigre.

Sport
Leão quer sair da Ilha

Conhecido por dificultar a vida dos grandes em seu estádio, a Ilha do Retiro, o desafio do Sport é se consolidar longe de seus domínios para galgar degraus mais altos no Brasileirão 2008. A 14ª colocação do ano passado deve ser melhorada, uma vez que o Sport conseguiu manter a base e se reforçar com bons nomes em 2008. O principal reforço foi a manutenção de Carlinhos Bala por mais esta temporada por empréstimo junto ao Cruzeiro. Sandro Goiano e Pereira, ex-Grêmio, também foram importantes na campanha do time tanto na Copa do Brasil (onde enfrenta o Inter, pelas quartas) quanto na campanha do Tricampeonato Pernambucano, onde o Leão venceu seu 37º título estadual sem maiores dificuldades. O desafio é provar que a equipe tem bala para fazer boa campanha no Brasileirão. E para alegria do rubro-negro, chegou um reforço conhecido e querido do clube: o meia Fumagalli, que já fez história no clube e estava no futebol do Catar.

Para muitos, a real capacidade da equipe aflorou nos jogos contra o Palmeiras pelas oitavas da Copa do Brasil (0-0 e 4-1). O Leão de Nelsinho Batista não se intimidou e jogou muito. Os torcedores - que sempre dão um show à parte na Ilha do Retiro - esperam que jogos como esses sejam uma constante no Brasileirão 2008.

Status: Zona da Sul-Americana
Time-Base: Magrão, Luisinho Netto, Igor, Durval e Dutra; Daniel Paulista, Sandro Goiano, Júnior Maranhão (Fumagalli) e Romerito; Carlinhos Bala e Enílton
Destaques: Lusinho Netto e Carlinhos Bala. Técnico - Nelsinho Baptista
Olho Nele: Carlinhos Bala. Já fez ótimo torneio ano passado (13 gols). Está em grande fase e tem tudo para repetir a dose. Veloz, driblador e artilheiro.
Pontos Fortes: O apoio ofensivo nas laterais dos experientes Luisinho Netto e Dutra, a boa fase do volante e meia Romerito, além da força da dupla Carlinhos Bala e Enílton.
Pontos Fracos: Precisa se impor nas partidas fora de casa, além de melhora na cobetura dos laterais, que apóiam bastante durante as partidas.

Náutico
Aflição nos Aflitos

Se no Sport sobra otimismo e confiança, o mesmo não se pode dizer do Náutico. Após ver o rival passear no estadual e perder a classificação da Copa do Brasil para o Atlético/MG, o Timbú junta os cacos e tem pouco tempo para montar um elenco decente para o torneio. O técnico Roberto Fernandes – o mais jovem entre os 20 que iniciam a disputa do Brasileirão – já dispensou sete atletas e contratou apenas alguns atletas de pouco destaque, como o lateral-direito João Paulo, que estava no Inter de Santa Maria/RS. Mesmo com a campanha regular, podemos destacar os artilheiros do Pernambucano, o meia Geraldo (13 gols) e o atacante Wellington (12 gols). No entanto, ainda é pouco até aqui para uma equipe que quase caiu na temporada passada. E pelo jeito, a sina de aflição deve continuar nos Aflitos

Status: Zona de rebaixamento
Time-Base: Eduardo; Ruy, Vagner, Everaldo e Berg; Ticão, Paulo Almeida, Radamés e Geraldo; Wellington e Felipe (Warley). Técnico - Roberto Fernandes
Destaques: Geraldo e Wellington
Olho Nele: Destaque junto ao uruguaio Acosta no ano passado, desta vez o meia Geraldo carrega o piano do Timbu sozinho.
Pontos Fortes: É forte atuando em casa. Boas fases de Geraldo e Wellington, além de nomes experientes como Warley (ex-São Paulo, Grêmio e Palmeiras), Paulo Almeida e Kuki podem ser úteis. As boas decidas do lateral Ruy também são perigosas.
Pontos Fracos: É outro que vai precisar contratar bastante em meio ao campeonato. O desentrosamento pode pesar muito.

2 comentários:

Gonçalo disse...

Olá André Augusto, fico muito lisonjeado com a tua abertura para participar sobre o futebol europeu sempre que quiser:)
O campeonato português acaba no prócimo final de semana, será que poderia enviar a minha crónica de balanço ao campeonato português, dando referência aos destaques brasileiros em Portugal?

Um abraço e obrigado!:)

Anônimo disse...

André primeiro parabens pelas analises, só não concordo com o Atlético-MG acho que lutará na zona de rebaixamento, de resto assino em baixo.Abração