15.5.08

Visão Pontual - Campeonato Português

Sempre é legal acompanhar a visão de quem viveu na sua rotina, as minúcias do Campeonato Português. Uma visão mais próxima e pontual de um novo parceiro do Opinião FC, o blogueiro português Gonçalo Cardoso (http://osabordapalavra.blogspot.com), que fez um breve balanço sobre o final da Liga local. Vale a pena conferir!

Liga Portuguesa: A Vitória da Organização
POR GONÇALO CARDOSO


Terminou mais uma edição da Liga Portuguesa com a vitória com larga vantagem do F.C. Porto, fruto de uma organização montada de forma sustentada que não se verificou nos restantes clubes, nomeadamente Sporting e Benfica.

O F.C. Porto é um justo campeão nacional porque entrou na grande maioria dos jogos com vontade de resolver rapidamente os jogos, mostrando uma superioridade evidente chegando a determinada altura a mostrar que seria uma equipa de outro campeonato, tal a facilidade e regularidade com que resolvia as partidas. Desta forma, esperava-se mais da sua prestação na prova internacional da Champions League, ficando eliminado nos Oitavos de Final pelo mediano Schalke 04, da Alemanha.

O Sporting revelou uma grande irregularidade exibicional e de resultados ao longo da época, sendo contudo o menos mal, conseguindo na ponta final do campeonato a garantia do segundo lugar e o acesso directo à Champions League na próxima época. Provou sobretudo que o mau planeamento da época, com a venda de peças importantes na equipa e a contratação de jogadores de qualidade duvidosa que não os substituiram convenientemente, deixaram a equipa à deriva e com um plantel curto para as diferentes competições em que estava envolvido. Apesar disso, com grande esforço mas também mérito da sua estrutura, conseguiu o segundo posto classificativo, a chegada à final da primeira edição da Taça da Liga perdida frente ao V. Setúbal, a eliminação nos quartos de final da Taça Uefa e ainda poderá ganhar no próximo Domingo a edição detse ano da Taça de Portugal diante do F.C. Porto.

O Vitória Guimarães foi a grande surpresa da Liga, pois após o regresso este ano à Primeira Liga Nacional, conseguiu logo a classificação histórica do terceiro lugar com acesso à 3ª Pré-Eliminatória da Champions League, como resultado de um trabalho de continuidade feito pelo clube, destacando-se a elegância do futebol praticado pela equipa e o grande apoio da sua massa adepta.

O Benfica foi a grande desilusão da época, ficando-se pelo modesto quarto lugar, numa das piores classificações de sempre para o clube da Luz, como resultado de um investimento financeiro elevado mas pouco consistente e de uma instabilidade directiva que obrigou à presença de três treinadores na mesma época, sendo que Fernando Santos foi demitido logo após a 1ª Jornada para o ingresso de Camacho, por sua vez com um trabalho medíocre. Finalmente, Fernando Chalana, uma antiga glória do Benfica, não teve condições para estabilizar a equipa e conseguiu apenas o quarto lugar.

Destaques

- A decisão final de casos de justiça referentes a épocas anteriores resultaram na descida de divisão do Boavista (um clube histórico de Portugal e recentemente campeão nacional) por coacção consumada, e na perda de 6 pontos do F.C. Porto e de 3 pontos da União de Leiria por tentativa de corrupção. Destaque ainda para a suspensão de dois anos de Pinto da Costa, Presidente do F.C. Porto.
- A descida de divisão da União de Leiria e do Paços de Ferreira, contudo o Paços de Ferreira como penúltimo classificado poderá garantir a manutenção fruto da descida administrativa do Boavista.
- As campanhas do V. Setúbal e Belenenses, revelando um bom futebol, bons jogadores e um excelente trabalho de equipa, pena o Belenenses não ter garantido a presença na Taça Uefa por culpa da inscrição do jogador Meyong indevidamente, valendo-lhe a perda de 6 pontos.
- A revelação da qualidade de alguns jogadores brasileiros, casos de Geromel (V. Guimarães), Pitbull e Matheus(V. Setúbal), Mossoró (Marítimo) e Weldon (Belenenses) e a revelação de um goleador nato chamado Lisandro López (F.C. Porto), melhor marcador do campeonato com 24 golos.

Equipa do Ano:

Guarda-Redes: Helton (F.C. Porto)
Defesa Direito: Bosingwa (F.C. Porto)
Defesa Central: Bruno Alves (F. C. Porto)
Defesa Central: Geromel (V. Guimarães)
Defesa Esquerdo: Léo (Benfica)
Médio Defensivo: Paulo Assunção (F.C. Porto)
Médio Centro: João Moutinho (Sporting)
Médio Ofensivo: Lucho González (F. C. Porto)
Extremo Direito: Quaresma (F.C. Porto)
Extremo Exquerdo: Christian Rodríguez (Benfica)
Avançado: Lisandro López (F.C. Porto)

Jogador do Ano: Lucho González (F.C. Porto)

Treinador do Ano: Carlos Carvalhal (V. Setúbal)

4 comentários:

Gonçalo disse...

Um bom dia a todos!
A apresentação ficou muito boa, gostei principalmente da organização e da selecção de imagens, nesse aspecto dou-vos os meus parabéns!
Sendo assim, não há nenhuma ssugestão a fazer e sempre que quiserem podem contar com a minha disponibilidade para ser um correspondente do futebol em Portugal e na Europa para vocês.
Também vos vou linkar no meu blogue.

Um abraço e bom fim de semana:)

Arthur Virgílio disse...

Três ou quatro brasileiros entre os melhores? Continuamos dominando o futebol português.

Unknown disse...

Valeu pelo artigo Gonçalo e pela disponibilidade em colaborar com o nosso Opinião FC!
Gostei da sua análise e do destaque para Lucho Gonzalez, que realmente foi muito bem nesta temporada!
Abraço

Gerson Sicca disse...

O Porto está sobrando, mas que deveria ter tomado uma pena muito mais severa por causa do rolo da arbitragem isso é uma verdade.