Agora, quase dois meses depois, muitas destas contratações não vingaram ou não demonstraram todo seu potencial em balançar as redes. Tanto que, com exceção feita a Washington artilheiro do Campeonato Carioca, todos os outros goleadores são desconhecidos do grande público.
No ano passado, Otacílio Neto já teve uma temporada de destaque em seu atual clube, o Noroeste. Não à toa, foi contratado pelo Figueirense para a disputa do Brasileirão e não decepcionou. Mesmo sem conquistar a titularidade absoluta, seus 7 gols ajudaram o time de Florianópolis a permanecer na Primeira Divisão Nacional.
Em 2008, Otacílio manteve o ritmo e já marcou 10 gols pelo Paulistão. Apesar de não ser muito habilidoso, o avante trombador da Maquininha Vermelha é incansável, raçudo e chuta muito forte. Reza a lenda que alguns clubes, dentre eles o Corinthians, já sondaram o atleta. Se for menos “fominha”, certamente poderá aparecer...
Já Pedrão, atual artilheiro do campeonato com 11 gols, trata-se de uma grata surpresa. Neste ano, com a chegada do veterano Alberto, especulou-se que o rodado atleta (ex-Barretos, Paulista, Marília e Jaboticabal) fosse amargar um tempinho no banco. Ledo engano.
Artilheiro em todos os clubes que passou, Pedrão compensa sua limitada técnica com uma apurada facilidade de desmarcar-se. Sempre aparece sozinho por onde passa a bola. Prestes a fazer 30 anos, dificilmente atuará num clube de expressão, mas pode ser destaque em equipes de médio porte, graças a seu posicionamento e explosão. Foi assim que marcou 15 gols na Série B do Brasileiro de 2007.
Além dos dois, outros nomes desconhecidos surgem nos torneio estaduais de todo o país. No próprio Carioca, se Washington “Coração de Leão” vacilar, o ex-vascaíno Muriqui pode alcançá-lo na tábua de artilheiros. Graças a seus gols, o Madureira conseguiu vencer Vasco e Botafogo na 1ª fase do torneio, a Taça Guanabara.
Nos pampas a surpresa é brasileira, mas veio de longe. Mendes, experiente atacante baiano de 31 anos estava no venezuelano Estudiantes de Mérida quando o Juventude decidiu repatriá-lo. Certamente, sem os seus 8 gols, a má fase do clube de Caxias seria ainda mais agravante.
Em Minas, Bruno Mineiro é o grande destaque do Rio Branco de Andradas. De todos os seus 6 tentos convertidos, o mais importante foi certamente aquele que acabou com a invencibilidade do Cruzeiro. Além de tudo, Bruno é jovem (tem 24 anos) e poderá aperfeiçoar ainda mais o seu potencial.
Se estes e outros nomes que aparecem irão vingar, não se sabe. Às vezes, neste mercado tão inflacionado, a solução pode ser muito mais simples e palpável. Resta saber, se vale a pena arriscar...
3 comentários:
Realmente, todo ano sempre aparecem aos montes esses desconhecidos. Dos que vc citou ae, o que parece que vai pra um grande time é mesmo o Otacílio Neto, que quase veio pro Timão ano passado.
Abs!
Mas isso tudo é fase e a falta de cobrança, poe um jogador desses em time grande, com certeza não renderá!Abração
Esse o problema do futebol brasileiro,todo anos craques se mandam para a Europa e nós ficamos a mercê.
É uma pena mesmo.
Postar um comentário