29.3.08

Alvinegros roxos

Roxos de raiva, os torcedores protestam contra a nova camisa

A nova camisa oficial do Corinthians, de cor roxa, foi lançada oficialmente nesta semana. Mal estreou e as polêmicas já começaram. A Gaviões da Fiel encabeça um movimento pelo “resgate” da tradição do clube, para que volte a usar o tradicional uniforme alvinegro. “O time do povo é preto e branco, roxo não”, bradam os mais exaltados. Eu vejo tudo isso por uma outra ótica. Não sou apreciador do uniforme roxo, esteticamente falando, mas essa camisa é um dos marcos desse novo Corinthians, que começa a se “profissionalizar” de verdade, como fazem os grandes clubes mundiais. Após a mudança no estatuto, onde ficou definido que os sócios terão poder de voto na escolha do próximo presidente do Timão, o clube entra na era do marketing massivo, planejado e profissionalizado. São ações que sempre defendi para os grandes clubes, dado o grande número de torcedores e o potencial que pode ser revertido aos seus próprios cofres.

Após o sucesso do “Eu nunca vou te abandonar” e do “Louco por ti, Corinthians”, a sacada do “Sou Corinthiano roxo” é muito inteligente, pois trata-se de uma homenagem a todo amor e fanatismo do torcedor corinthiano. E mesmo com a repercussão negativa em parte da torcida, o objetivo está sendo alcançado: a ampla divulgação dessa campanha, o que fatalmente será benéfico ao Corinthians. E não se trata de se prostituir e renegar as tradições do alvinegro. É mais que uma questão de inteligência, é sobrevivência. Como foi muito feliz nos exemplos, o amigo e parceiro Fábio Leopissi, do blog Pela Linha de Fundo, citou no seu post sobre o tema exemplos do Barcelona – que a todo momento muda sua camisa nº 2 – e do próprio Palmeiras com sua camisa fluorescente. O Arsenal já vestiu amarelo, o Boca Juniors já vestiu cinza, o Chelsea já envergou uma camisa fosforecente e nem por isso, nenhum deles deixou de ser grande ou respeitado pelos adversários. A maior prova disso é o próprio Corinthians, que jamais usará qualquer tipo de tom verde em sua camisa, recusando a cor do patrocínio milionário da Medial Saúde, de logo verde, e da Pepsi Twist, que teve o limão verde mudado para amarelo, em 2002.

O alvinegro já usou uma camisa de desenho esquisito em 1996, outras inteiramente negras, de listras douradas. Quem não conhece a história dos primórdios corinthianos, onde o time usava camisa bege, a qual se tornaria branca após seguidas lavagens, sendo incorporada depois como uma das cores oficiais do time? O que acho que os torcedores devem entender é que o Corinthians nunca deixará de ser grande. Em um momento delicado, de pós-queda e numa reta final no Paulistão, o Corinthians deve pensar grande. E o marketing tem papel fundamental nessa nova era. O alvinegro só tem a ganhar com o roxo.

4 comentários:

Arthur Virgílio disse...

A iniciativa do departamento de marketing foi positiva. Mas, roxo não sei se ficou legal. Logo com os corintianos que adoram tirar sarro dos são-paulinos.

Unknown disse...

Concordo com suas palavras. Acredito que o Corínthians está dando um passo inicial para sua reestruturação no quesito marketing. Sou favorável a iniciativas como esta que ajudam a movimentar o mercado esportivo. Acho positivo a introdução do uniforme azul do Santos, do fluorescente do Palmeiras e agora o roxo corithiano. Quem sabe o São Paulo não aparece com uma camisa toda preta ou vermelha? Seria interessante! A Juventus de Turim já jogou de rosa há uns anos atrás e mesmo assim o preto e branco não deixaram de ser as suas cores tradiconais!

Flávio Benvenuto disse...

é lamentável a atitude de alguns torcedores. A iniciativa do marketing é excelente. A ação é um tremendo sucesso. História e tradição do clube se faz com vitórias, dirigentes competentes e conquistas. A cor, usada esporádicamente, não mancha em nenhum momento a represnetatividade do clube no cenário nacional.

Anônimo disse...

Se for pra fazer marketing, é melhor desenhar uma melancia na camiseta!!! O time do povo é preto e branco....
Espero que não coloquem uma camiseta marela, porque o time só amarela em classicos!!!!
roxo é de bambi,de viado, de bicharada!!

O TIME DO POVO É PRETO E BRANCO!!!