27.3.08

Mais intacto do que nunca

Dunga: Seleção Olímpica largada a própria sorte

Há pouco mais de quatro meses antes do início do futebol nas Olimpíadas de Pequim, a falta de preparo da Seleção Brasileira é invejável. Diferentemente de nossos rivais já confirmados, sequer temos aspirações de montar uma equipe que comece a se entrosar.

Nesta semana quando questionado porque só utilizaria um atleta com idade olímpica entre os titulares, no caso Diego, o treinador afirmou que “sempre entra numa partida para vencer e dificilmente pensa em priorizar este ou aquele jogador”.

Coitado. Dunga deve pensar que é o rei da popularidade, que todos apóiam suas controversas decisões táticas e sua retranca exacerbada. Prefere não assumir responsabilidades e desdenha do ouro olímpico. Esquece-se de que antecessores que dirigiram a “seleçãozinha” diziam a mesma coisa e ficaram sem emprego, depois de fracassar.


Um amistoso como o de ontem contra a Suécia era a oportunidade perfeita para entrosar Diego, Alexandre Pato, Anderson, Lucas e companhia. Afinal, esta Seleção torna-se ainda mais uma incógnita, justamente por não ter disputado nenhum tipo de torneio pré-olímpico.

E mais, se a desculpa do birrento Dunga é a qualidade, eu questiono: Marcelo não é melhor lateral que Richarlyson? Será que Lucas não consegue atuar com a mesma segurança que Josué ou Gilberto Silva? Quem você colocaria no seu time, Anderson ou Julio Baptista?

Em contrapartida, nossos rivais “vão bem, obrigado”. A Argentina, atual campeã olímpica, já confirmou Riquelme, Mascherano e Demichelis ao lado de sua incrível geração formada por Messi, Gago, Banega, Higuaín e Aguero. Alguém desconfia de um inédito bicampeonato? Impossível...

Na Europa os classificados também estão agitados. A Holanda, campeã européia na categoria, virá com uma base entrosada desde o ano passado: Drenthe, Maduro, Babel e Huntelaar. A Itália também já fez alguns jogos com sua base olímpica liderada por Aquilani e Giuseppe Rossi. Isso sem citar os africanos que sempre dão trabalho...

E o Brasil? Faz amistosos desnecessários... Por essas e outras sou pessimista e acredito que o ouro olímpico está bem distante de nossa seleção. Amostra de como o Brasil ainda não aprendeu o verdadeiro caminho para um maior sucesso no futebol: investir na base.

E o tabu de nunca ter vencido uma Olimpíada? Pelo jeito, permanecerá mais intacto do que nunca...

3 comentários:

Arthur Kleiber disse...

Caro Barretos, vc está cometendo uma injustiça com o Dunga, assim como tantos outros. O Dunga não escala o time olímpico simplesmente pq não pode. Nesses amistosos que a CBF promove (saiu na Folha que a CBF recebeu U$ 1,5 milhões), tem que escalar o time considerado titular... Vc acha que pagariam essa grana se não fosse pra levar os titulares?? O foda é que a CBF omite isso do povo, e este acha que é opção do Dunga não escalar o time olímpico...

É uma pena, mas a gene já conhece essa CBF muito bem pra entender isso né....

Flávio Benvenuto disse...

O Arthur tem razão. Nesses amistosos faz parte do contrato escalar jogadores do "time A" (expressão retirada do contrato com a Nike e que possui numa de suas clausulas que o Brasil em alguns jogos do ano, tem que escalar, no mínimo, 8 atletas do time considerado A).
No planejamento, que não existe, faltam amistosos com a seleção Olímpica e outras programações. Talvez o preço seja alto demais para todos.

Tenho também a lamentar e a criticar Dunga por ser um fiel cordeirinho do "doutor" Ricardo Teixeira. O atleta deixou de lado todo o seu "formato" brigador para ser uma mera vaca de presépio. Entrou no sistema e aceita tudo facilmente. Em troca do que, ainda saberemos ou não, mas é uma pena para a história do matador de jogadas Dunga.
Hoje, Dunga mostra-se firme apenas com a imprensa.

Arthur Kleiber disse...

Acho que o único que tem como bater de frente com o Teixeira é o Felipão, como fez em 2002 ao não convocar o Romário, apesar de toda a pressão da CBF e da Globo. è por causa dessas que Felipão saiu, e acho que não volta mais. Talvez o Leão seja outro a peitar o dono da CBF, e a gente sabe como ele saiu, sendo despedido pelo telefone, completamente chutado. Infelizmente, enquanto o Teixeira estiver no comando, nada vai mudar, não importa o treinador.