10.3.08

Fura-fila

Dentinho e Lulinha: Até aqui, quem apareceu menos rendeu mais

Que o terrão do Corinthians sempre foi fértil em revelar talentos, não é segredo para ninguém. E com a crise dos últimos anos, as categorias de base foram a principal fonte de fornecimento de jogadores ao elenco, assim que o Timão se viu sem a grana da famigerada MSI. Esse processo forçado queimou muitos jogadores da base, que afundaram com a equipe junto com a pífia campanha do Brasileirão 2007, a qual levou o Corinthians ao rebaixamento.

Mesmo em meio a toda essa turbulência, surgiram bons valores, tais como Everton Ribeiro, Willian, Dentinho e Lulinha. Lulinha esse que surgiu mais precocemente na mídia do que todos os seus colegas citados. É o mais jovem deles e também o que criou maiores expectativas nos torcedores, tão carentes de ídolos. Surgido como um cometa, após a Copa São Paulo de 2005, Lulinha foi queimando etapas para chegar até a equipe principal. Explodiu em 2007, quando foi o maior destaque do Brasil sub-17 octacampeão sul-americano, quando marcou 12 gols em nove jogos. Quando o Corinthians começava a transitar para a má fase no Brasileirão de 2007, o empresário de Lulinha, Wagner Ribeiro – mesmo de jogadores badalados como Kaká e Robinho - , “exigiu” que o garoto, então com 17 anos, fosse alçado a equipe profissional. Chegou a ameaçar de levar o precoce talento do Parque São Jorge por conta disso. Praticamente promovido junto a Willian, viu o companheiro brilhar e ser vendido rapidamente ao capital ucraniano – de procedência duvidosa – do Shakhtar Donetsk.

Chegando a equipe principal ao lado seu companheiro e amigo particular Dentinho (um ano mais velho que Lulinha), os dois jovens nada puderam fazer para evitar a derrocada do Corinthians. Mesmo assim, nesse meio tempo, surgiu uma “proposta tentadora” do Chelsea que quase o levou a Europa. Renovou contrato com o Corinthians, aumentando a cláusula da multa rescisória para espantosos 50 milhões de dólares. Com a chegada de Mano Menezes, achava-se que finalmente o camisa 19 iria estourar no futebol brasileiro. Mas o que se viu foi a evolução de Dentinho. O atacante, que ano passado pecava pela péssima finalização, conseguiu atingir o nível de artilheiro da equipe na temporada (oito gols), convertendo-se num dos principais jogadores do renovado elenco alvinegro, que ja havido contratado mais de 15 reforços, muitos deles experientes e tarimbados no futebol nacional.

Dentinho está se destacando e Lulinha novamente vê mais um talento passar a sua frente. Com apenas dois gols em 15 jogos pela equipe profissional (como atacante de origem, muito pouco), Mano luta para adaptar o camisa 19 numa nova função: a de meia-atacante. Desaparecido na maioria das partidas onde atuou como titular, Lulinha começa a ser preterido por mais um volante brucutu do esquema de Mano ou pelo péssimo Héverton. E com a volta de Dinélson (diga-se de passagem, outro que ainda não estourou, porém mais experiente), Lulinha está fadado a esperar mais um pouco até conseguir atingir o nível aceitável para que ele possa desenvolver uma seqüência de jogos e assim, chegar ao potencial que todos tanto anseiam.

Ainda acho que faltou um pouco de cabeça ao próprio Lulinha, que se empolgou com os holofotes e aos que a ele dão suporte, para mantê-lo com os pés mais fixos na realidade, tanto dele quanto da equipe. De todos os citados, de longe Lulinha surgiu como o mais talentoso. No entanto, se ele não acordar e também chamar a responsabilidade que lhe cabe quando é necessário, ele pode ser mais um cigano do futebol a desfilar como uma “eterna promessa”. O espelho e exemplo é o seu próprio companheiro Dentinho, que notoriamente está em evolução.

5 comentários:

Arthur Virgílio disse...

Pelo que vi até agora o Dentinho tem mais futuro que o Lulinha, tanto que ocupa a posição de titular, enquanto seu companheiro está no banco de reservas.

Arthur Kleiber disse...

como sempre, foi o escroto do Wagner Ribeiro que pode ter fudido com o muleke...

O Esporte É disse...

Ficou bem claro que Lulinha foi lançado no time principal antes da hora.
Entre os garotos ele é destaque, entre os profissionais não.
Ao queimar etapas, Lulinha deixou de aperfeiçoar alguns fundamentos, o que pesa no futebol profissional.
No Santos, Leão lançou Robinho muito jovem, mas depois de "estourar", o garoto teve de amargar uma fase no banco de reservas até colocar os pés no chão e voltar a render o que jogava antes.
Lulinha pode até ter mais a render, mas não será tudo o que se esperava dele.

Felipe Moraes disse...

Dentinho tem sido muito mais eficiente que Lulinha, visivelmente um jogador inconsistente e irregular.

Abraço,
Felipe Leonardo

Anônimo disse...

É muito cedo para dizer alguma coisa, o mundo do futebol roda de verdade e lulinha e dentinho ainda são jovens promessas, pra mim ainda não passam disso!Abração