20.3.08

Matadores ou Enganadores?

Adriano pelo São Paulo, Alex Mineiro pelo Palmeiras, Acosta pelo Corinthians, Diego Tardelli pelo Flamengo, Dodô pelo Fluminense, Edmundo pelo Vasco e por aí vai... No início desta temporada, a busca dos grandes verdadeiros goleadores não foi pouca...

Agora, quase dois meses depois, muitas destas contratações não vingaram ou não demonstraram todo seu potencial em balançar as redes. Tanto que, com exceção feita a Washington artilheiro do Campeonato Carioca, todos os outros goleadores são desconhecidos do grande público. Em São Paulo, o santista Kléber Pereira disputa a artilharia com dois nomes que atuam no interior paulista: Otacílio Neto e Pedrão.

No ano passado, Otacílio Neto já teve uma temporada de destaque em seu atual clube, o Noroeste. Não à toa, foi contratado pelo Figueirense para a disputa do Brasileirão e não decepcionou. Mesmo sem conquistar a titularidade absoluta, seus 7 gols ajudaram o time de Florianópolis a permanecer na Primeira Divisão Nacional.

Em 2008, Otacílio manteve o ritmo e já marcou 10 gols pelo Paulistão. Apesar de não ser muito habilidoso, o avante trombador da Maquininha Vermelha é incansável, raçudo e chuta muito forte. Reza a lenda que alguns clubes, dentre eles o Corinthians, já sondaram o atleta. Se for menos “fominha”, certamente poderá aparecer...

Pedrão, atual artilheiro do campeonato com 11 gols, trata-se de uma grata surpresa. Neste ano, com a chegada do veterano Alberto, especulou-se que o rodado atleta (ex-Barretos, Paulista, Marília e Jaboticabal) fosse amargar um tempinho no banco. Ledo engano.

Artilheiro em todos os clubes que passou, Pedrão compensa sua limitada técnica com uma apurada facilidade de desmarcar-se. Sempre aparece sozinho por onde passa a bola. Prestes a fazer 30 anos, dificilmente atuará num clube de expressão, mas pode ser destaque em equipes de médio porte, graças a seu posicionamento e explosão. Foi assim que marcou 15 gols na Série B do Brasileiro de 2007.

Além dos dois, outros nomes desconhecidos surgem nos torneio estaduais de todo o país. No próprio Carioca, se Washington “Coração de Leão” vacilar, o ex-vascaíno Muriqui pode alcançá-lo na tábua de artilheiros. Graças a seus gols, o Madureira conseguiu vencer Vasco e Botafogo na 1ª fase do torneio, a Taça Guanabara.

Nos pampas a surpresa é brasileira, mas veio de longe. Mendes, experiente atacante baiano de 31 anos estava no venezuelano Estudiantes de Mérida quando o Juventude decidiu repatriá-lo. Certamente, sem os seus 8 gols, a má fase do clube de Caxias seria ainda mais agravante.

Em Minas, Bruno Mineiro é o grande destaque do Rio Branco de Andradas. De todos os seus 6 tentos convertidos, o mais importante foi certamente aquele que acabou com a invencibilidade do Cruzeiro. Além de tudo, Bruno é jovem (tem 24 anos) e poderá aperfeiçoar ainda mais o seu potencial.

Se estes e outros nomes que aparecem irão vingar, não se sabe. Às vezes, neste mercado tão inflacionado, a solução pode ser muito mais simples e palpável. Resta saber, se vale a pena arriscar...

3 comentários:

André Augusto disse...

Realmente, todo ano sempre aparecem aos montes esses desconhecidos. Dos que vc citou ae, o que parece que vai pra um grande time é mesmo o Otacílio Neto, que quase veio pro Timão ano passado.

Abs!

Anônimo disse...

Mas isso tudo é fase e a falta de cobrança, poe um jogador desses em time grande, com certeza não renderá!Abração

Anônimo disse...

Esse o problema do futebol brasileiro,todo anos craques se mandam para a Europa e nós ficamos a mercê.

É uma pena mesmo.