17.1.08

Paulistão 2008 - Parte 4

Corinthians
Para esquecer 2007...


Começar do zero. Esta é a nova filosofia da diretoria do clube após o humilhante rebaixamento do Corinthians à Série B do Campeonato Brasileiro. Zelão, Vampeta Fábio Braz, Gustavo Nery e outros atletas considerados culpados pelo vexame acabaram negociados. Até mesmo Betão e Arce, que eram poupados por parte da torcida não resistiram à faxina...
Outra mudança vem no comando. Sai o contestado Nelsinho Baptista para a entrada do copeiro Mano Menezes. Com ele, mais 13 reforços: os laterais Alessandro e André Santos; os zagueiros Valença, Cristian Suarez, William e Chicão; os volantes Perdigão e Ricardo Bóvio; os meias Marcel e Rafinha; e os avantes Lima, Gérman Herrera e Beto Acosta (vice-artilheiro do Brasileirão pelo Náutico e principal nome do elenco).
Com tanta gente nova, Mano terá que correr contra o tempo para montar um padrão tático à sua equipe e conseguir, ao menos, uma vaga nas semi-finais do torneio. Mas não se engane corintiano, o Paulistão servirá muito mais como laboratório para que o time entrose e suba novamente de divisão.

Time-base: Felipe; Coelho (Eduardo Ratinho), William, Chicão e André Santos; Carlos Alberto (Ricardo Bóvio), Perdigão (Bruno Octávio), Alessandro, Marcel e Acosta; Finazzi. Técnico: Mano Menezes.
Destaques: Felipe, Coelho, Acosta e Finazzi.
Olho nele! O zagueiro chileno Cristian Suárez tem apenas 20 anos e já é uma das maiores revelações do seu país. Raçudo, inicia o ano como reserva, mas tem talento para alcançar um lugar entre os 11.
Pontos fortes: Felipe passa segurança ao time em momentos complicados; os reforços do setor defensivo têm tudo para dar certo; Mano Menezes tem muito talento.
Pontos fracos: O time não tem um meia de criação; a veterana dupla de ataque é uma incógnita; o desentrosamento da equipe atrapalha.

Barueri
Quero ser grande!


A cada ano que passa, o Grêmio Barueri conquista mais um passo rumo ao cenário nacional. Somente com a reconstrução do seu antigo estádio, o Arena Barueri, já se percebe a grande quantia de investimentos da equipe.
Neste ano não foi diferente. Sonhando em conquistar, no mínimo, o título de Campeão do Interior, a equipe apresentou 16 caras-novas. Dentre os principais nomes, destacam-se o arqueiro Márcio (ex-Grêmio e São Paulo), os zagueiros Duílio e Ávalos, os alas Marcos Pimentel e Márcio Careca, os volantes Amaral (ex-Palmeiras, Corinthians, Vasco...), Goeber e Flávio, além do centroavante Alberto, que estava no Japão, mas já atuou no Santos e no Corinthians. E pensar que em 2002, o time de Barueri estava na longínqua 6ª Divisão Estadual.

Time-base: Márcio; Marcos Pimentel (Max Carrasco), Ávalos, Duílio (Renato Santos) e Márcio Careca; Rodrigo Pontes, Amaral, Flávio (Goeber); Thiago Humberto (Alex Maranhão); Alberto e Pedrão (Rodrigo Paulista). Técnico: Gelson Silva.
Destaques: Márcio, Ávalos, Amaral e Alberto.
Olho nele! Thiago Humberto surgiu na Série B de 2007 e ao lado de Pedrão quase conduziu a Abelha à elite. Tem 21 anos, é veloz, chuta bem e marca muitos gols.
Pontos fortes: A experiência do trio de volantes; Thiago, Alberto e Pedrão marcam muitos gols; boa mescla entre atletas jovens e experientes.
Pontos fracos: Zaga e miolo do meio é muito lento; jogadores mais velhos poderão ter problemas de contusão; Flávio, Pontes e Careca são instáveis.

Bragantino
Semi-finais de novo?


O técnico Marcelo Veiga voltou no final de 2007. Agora, foi a vez de Kadu e Moradei, jogadores que se destacaram no último Paulistão com a camisa do Braga, também retornarem. Mesmo assim, acreditar que o Leão pode repetir o feito do ano passado é apostar muito alto.
Da vitoriosa campanha que consagrou o retorno do Bragantino à Série B do Brasileirão, ficaram o experiente Gléguer, a trinca que formou a zaga titular, os volantes Mário, César Gaúcho e Somália e o avante Bill. Dentre os contratados, destaque para a aquisição dos bons alas Ney Santos e Ânderson, do rodado meia Didi, do curinga Zeziel e do ex-palmeirense Bruno Cazarine. Com este elenco, o Braga não deve cair, mas conseguirá, ao máximo, uma vaga na disputa do título do Interior.

Time-base: Gléguer; Ney Santos (Niander), Cris, Thiago Vieira (Da Silva), Vanderley (Kadu) e Ânderson (Zeziel); Somália (Mário), Moradei (César Gaúcho) e Zeziel (Didi); Malaquias (Bill) e Nunes (Bruno Cazarine). Técnico: Marcelo Veiga.
Destaques: Gléguer, Ney Santos, Moradei e Nunes.
Olho nele! O volante Somália não é um craque, mas impressiona pelo seu vigor físico e sua força de vontade. Foi o único destaque do Paulistão de 2007 que permaneceu no clube. Resultado: tornou-se o queridinho da torcida.
Pontos fortes: O forte sistema defensivo organizado por Marcelo Veiga; o entrosamento de Cris-Vieira-Vanderley; Moradei pode ser decisivo.
Pontos fracos: O time não tem grandes atacantes; os alas avançam muito e o espaço que fica em suas costas pode servir como tática dos adversários; falta um craque.

Guarani
Em busca do prestígio perdido


O Bugre lamentavelmente vive um período de ostracismo. É por isso que o time campineiro utilizará este retorno como forma motivacional. Somente assim, o Guarani disputará a Série C nacional com reais chances de ascensão.
Sem muito dinheiro em caixa, a maioria de seus reforços não passam de jogadores desconhecidos ou que já não estão no auge de seu físico. Os principais reforços que pintaram no Brinco de Ouro são o veterano beque Max Sandro; o volante Roger (ex-Palmeiras); o meia Paulo Santos e os avantes Juliano e Fábio Pinto (ex-Inter). Dessa maneira, o retorno do jovem Danilo Silva, que não acertou contrato com o São Paulo torna-se a grande novidade. Será que com este limitado elenco, o experiente Roberval Davino poderá regenerar o decadente Bugre.

Time-base: Bruno Brandi; Maranhão (Lucas), Danilo Silva (Xandão), Max Sandro (João Renato) e Jonatas; Roger (Bruno Camargo), João Paulo, Valdo (Marcinho) e Paulo Santos; Cris (Fábio Pinto) e Juliano (Talles). Técnico: Roberval Davino.
Destaques: Danilo Silva, Paulo Santos e Cris.
Olho nele! Talles tem 18 anos e sempre impressionou a todos nas partidas em que estave presente. Driblador, marcou 5 gols em 33 partidas. O garoto promete...
Pontos fortes: O ataque bugrino é experiente e dará trabalho; Davino sempre monta um esquema defensivo; alguém da base (Talles, Assunção, Rossini...) pode surpreender.
Pontos fracos: O elenco tem uma qualidade contestável; o time tem muitos atletas jovens; Paulo Santos, único meia cerebral do time, é um atleta muito inconstante.

Guaratinguetá
Rumo ao bicampeonato?


O campeão do interior em 2007, manteve a mesma política que espantou os seus adversários no ano passado. Gastou dinheiro, mas gastou com qualidade. Vários contratados têm um grande valor individual, embora estejam esquecidos. Entre todas as aquisições, a vinda do atacante Dinei foi a mais surpreendente. Ao seu lado, outros jogadores também prometem um bom torneio. São o caso dos alas Alex Silva e Marcinho, dos zagueiros Thiago Gomes (ex-Palmeiras) e Toninho; dos meias Magal, Alê, Michael e Odair; e dos matadores Danilo Silva e Alessandro “Cambalhota”.
Consciente de que uma possível vaga nas semi-finais da competição é algo muito difícil de acontecer, o jeito será brigar palmo-a-palmo com Norusca e Barueri pelo caneco do Interior.

Time-base: Fábio (César); Carlinhos (Odirlei), Toninho (Renato) e Thiago Gomes; Alex Silva, Magal (Célio), Alê (Jackson), Michael (Odair) e Marcinho; Dinei (Caiuby) e Danilo Santos (Alessandro). Técnico: Guilherme Macuglia.
Destaques: Thiago Gomes, Michael, Dinei e Danilo Silva.
Olho nele! O atacante Caiuby não teve oportunidades enquanto esteve no São Paulo. Talentoso, espera ter mais chances no Guará para mostrar o seu verdadeiro futebol.
Pontos fortes: O time mescla experiência e juventude; Danilo e Dinei têm muito poder de fogo; o time é muito pegador, raçudo.
Pontos fracos: Michael pode ficar muito isolado na armação; a zaga deve ter problemas com atletas velozes; O trabalho de Macuglia é uma incógnita.

Um comentário:

Anônimo disse...

Os times do interior tem chance de biliscar a vaga do Santos nas semi-finais.

Principalmete o Barueri.

O Com a Bola Cheia estréia hoje a seção Olho no Lance com textos opinativos de minha autoria. Da uma passadinha para conferir!!!

Abraços....

http://comabolacheia.zip.net