1.8.07

O Pior Cego...

No dito popular, o pior cego é aquele que não quer ver. Esse é o nosso presidente da Confederação Brasileira de Futebol, o qual disse ontem ao Estadão que muitos jogadores chegavam breacos a concentração da Seleção durante a Copa do Mundo da Alemanha. Segundo Teixeira, após o dia de folga, os jogadores só retornavam ao hotel de madrugada e alcolizados. Ainda ele criticou o clima de festa durante a preparação brasileira na cidade suíça de Weggis, onde turistas pagavam fortunas para assistir os treinos da Seleção. Criticou diretamente a forma de Ronaldo à época do Mundial e indiretamente Parreira, que teoricamente deveria colocar ordem na casa. “Era óbvio que aquilo não ia funcionar. Como é que ninguém via isso?”, dizia Teixeira, com ares de indignação.

Presidente, vou lhe dizer o que ningúem (finge) que vê. Ninguém vê que o senhor só deu essa declaração para fortalecer o “disciplinador” Dunga, valorizado após a conquista da Copa América. O título tem sua importância, mas o novo treinador vendeu a alma dos nossos armadores para encher nosso time de raça e de volantes. Ninguém vê que após o fiasco na Copa, Parreira foi enxotado da Seleção, mas as seleções de base continuam sucateadas e sem um trabalho sério, causas que levaram o Brasil a dois fiascos recentes, um no Mundial sub-20 (pior campanha brasileira da história) e no Pan (perdemos para o Equador em casa!). Ninguém vê que o senhor está há mais de uma década no comando da CBF e os campeonatos nacionais continuam com nível técnico cada vez mais baixo, onde os clubes brasileiros perdem jogadores para países como México, Ucrânia e Arábia com a maior facilidade. Se o senhor, que ocupa o cargo máximo da entidade e acompanhava a rotina da Seleção na Copa, como o senhor não viu? Ou talvez fingiu que não viu...

Falta de visão

No quesito clubes, podemos dar a venda nos olhos dos diretores do Flamengo. A demissão de Ney Franco após o jogo contra o Corinthians não tem qualquer senso de nexo e racionalidade. O mesmo Ney Franco que foi campeão carioca há alguns meses atrás tendo um time tecnicamente pior que o Botafogo, foi enxotado do Flamengo. Até sua demissão, o time estava com três jogos a menos que os principais candidatos ao descenso, havia perdido seu principal jogador (Renato) e estava sem o seu artilheiro (Obina). Mas esses fatores não sensibilizaram o cartola Kleber Leite, responsável por algumas das mais catastróficas ações dentre os dirigentes brasileiros. Não contente em demitir Ney, o cartola se superou e prontamente trouxe Joel Santana, “especialista” em treinar equipes cariocas na pindaíba. Entre um título carioca e uma salvada de rebaixamento, Joel vai pulando no comando técnico dos clubes cariocas. Será que Joel é o cara para montar bons elencos?

Pra completar, depois da demissão de Franco, que estava há mais de um ano no Flamengo – fato esse raro no Brasil, ainda mais no Flamengo – os reforços começaram a chegar. Roger (que jogou meio tempo na partida derradeira de Ney), Ibson, Fábio Luciano e talvez o bom volante Jônatas. Assim fica fácil, né Joel?

2 comentários:

Arthur Virgílio disse...

Ney Franco fez sua parte. Recolocu o Flamengo na Libertadores, depois de muitos anos e apostou na base do Flamengo, algo que sempre deu resultado no clube da Gávea, mas que os técnicos anteriores a ele não faziam proveito dessa ferramenta.

Além disso, indicou jogadores que conhecia e que haviam trabalhado com ele, na grande maioria atletas oriundos do Ipatinga.

Em suma, Ney Franco entrou no Flamengo como um promessa e sai como realidade.

Thiago Barretos disse...

Realmente existem coisas que não dá para entender...
Porque Ney Franco foi demitido? Com um time totalmente medíocre em suas mãos, o treinador "arrancou leite de pedra" e conseguiu botar o Fla nos eixos.
Pior ainda é trazer o Joel "Prancheta" para comandar a equipe em seu lugar. Vai entender cabeça de dirigente...